Oscar celebra seu belo gol

Na História: O golaço de Oscar na última visita da Juventus em Stamford Bridge

Após as duas vitórias sobre o Malmö, o Chelsea reencontra a Juventus nesta terça-feira às 17h, no horário de Brasília. Em suma, o reencontro com os italianos abre a possibilidade de devolver a derrota na segunda rodada da competição – a única dos Blues até aqui no certame. Além disso, a última vez em que as equipes se encontraram em Londres reserva a lembrança de um belo gol do brasileiro Oscar aos Blues.

Na expectativa por uma vitória significativa na quinta rodada da fase de grupos da Champions League, o Chelsea Brasil relembra o jogo deste gol marcante no “Na História“. No mais, vem conosco fazer um aquecimento para o duelo de hoje, relembrando o passado:

O confronto

Os Blues entraram naquela Champions League como campeões europeus, assim como na atual temporada. Ademais, o desafio inicial seria receber a Juventus, então campeã italiana, em Londres. Na abertura do grupo E da competição, Oscar e Claudio Marchisio dominaram as ações de meio-campo em um grande jogo no Bridge.

Se a Juventus contava com a base do elenco que iniciaria a sequência de nove Scudettos, o Chelsea mantinha boa parte do elenco campeão europeu na edição anterior. Entretanto, foi um estreante em Champions League que começou brilhando. Apesar do bom começo italiano, foi Oscar – também em seu primeiro jogo como titular pelos Blues – que abriu o placar aos 31 minutos em chute desviado. Dois minutos depois, a apoteose do brasileiro ocorreria.

O gol

Não obstante a estreia com gol, Oscar marcaria seu segundo na partida, um verdadeiro golaço. Após receber de Ashley Cole, o brasileiro emendou com um toque seguido por um giro, deslocando dois marcadores. Entre eles, a lenda Andrea Pirlo, completamente batido no lance. Na sequência, um chutaço de direita encobriu Buffon encontrando o ângulo da meta italiana.

Contudo, o cartão de visitas do brasileiro também indicaria o caminho da meta para a Velha Senhora. Cinco minutos depois, Arturo Vidal também encontrou o fundo das redes em chute da entrada da área. Em síntese, o jogo perdeu ritmo no segundo tempo e, em erro da defesa londrina, Fabio Quagliarella mostrou oportunismo para empatar a partida, decretando o empate em 2-2. De antemão, a estreia já era um indício da instabilidade que se seguiria no ano azul.

Sequência da temporada

Após a ducha de água fria na partida inaugural, os Blues protagonizaram dois jogos eletrizantes contra o Shakhtar Donetsk, com uma vitória para cada, além de duas goleadas contra os dinamarqueses do FC Nordsjælland. No entanto, uma derrota acachapante em Turim por 3-0 pela quinta rodada praticamente selou o destino londrino. Ou seja, eliminado pelos gols fora de casa no confronto direto contra os ucranianos, o Chelsea rumou para a Liga Europa.

Em virtude desse desempenho, Roberto Di Matteo deixou os Blues para a chegada de Rafael Benitez. Sob o comando do espanhol, sempre contestado, o Chelsea seguiu avançando no limite ao longo do mata-mata da competição. Após eliminar os suíços do Basel, os londrinos encarariam o Benfica em Amsterdam na final do torneio. Na noite da vida de Branislav Ivanovic, os Blues se sagraram campeões nos acréscimos, emendando títulos continentais em temporadas consecutivas.

Oscar chuta para marcar um golaço
Após girar sobre Pirlo, Oscar acerta belo chute contra a Juventus em 2012. (Foto de: Mike Hewitt/Getty Images)

Oscar: A carreira depois do gol

Em síntese, Oscar ainda estava se adaptando a Londres naquela partida. Apesar de ser uma noite de afirmação, o brasileiro já havia começado a conhecer a torcida azul pouco antes. Em suma, o jogador integrou o elenco olímpico de 2012 da seleção brasileira. Diante da futura torcida, Oscar conquistou a medalha de prata, primeiro capítulo da sua história na capital britânica.

Resumidamente, o meia seria peça importante na conquista daquela Liga Europa em 2013 e viveria seu ápice nos Blues sob o comando de José Mourinho, na campanha até a conquista da Premier League em 2014-15. No entanto, a partir daquela temporada viveria altos e baixos até a chegada de Antonio Conte, com quem não conseguiu ganhar espaço.

Por conseguinte, na janela de verão da temporada 2016-17 – quando o Chelsea voltaria a conquistar a Premier League – Oscar acertou sua transferência ao futebol chinês. Por fim, o brasileiro vendido por 60 milhões de euros ao SH Port – então Shanghai SIPG – permanece no clube asiático até hoje. Todavia, declarações recentes revelam otimismo para um possível retorno ao futebol europeu e até ao Chelsea.

Afinal, aos 30 anos o jogador ainda deveria estar atuando em alto nível. Se as escolhas de carreira não proporcionaram novos brilhos a Oscar no cenário europeu, espera-se que um de seus gols mais famosos – há também aquele no Mineirão – inspire os Blues na partida de hoje. Em síntese, um possível novo golaço, desta vez com vitória, concretizaria a classificação às oitavas e mais uma noite europeia para ser lembrada em Londres.

Ficha Técnica

Chelsea (4-2-3-1): Petr Cech; Branislav Ivanovic, David Luiz, John Terry, Ashley Cole; John Obi Mikel, Frank Lampard; Ramires (Ryan Bertrand 69′), Oscar (Juan Mata 75′), Eden Hazard; Fernando Torres.

Reservas não utilizados: Ross Turnbull, César Azpilicueta, Gary Cahill, Oriol Romeu, Victor Moses.

Juventus (3-5-2): Gianluigi Buffon; Andrea Barzagli, Leonardo Bonucci, Giorgio Chiellini; Stephan Lichtsteiner (Mauricio Isla 77′), Arturo Vidal, Andrea Pirlo, Claudio Marchisio, Kwadwo Asamoah; Sebastian Giovinco (Fabio Quagliarella 75′), Mirko Vucinic (Alessandro Matri 88′).

Reservas não utilizados: Marco Storari, Lúcio, Emanuele Giaccherini, Luca Marrone

Gols: Oscar 31′, 33′, Vidal 38′, Quagliarella 80′

Cartões amarelos: Ramires 60′, Vidal 66′

Cartões vermelhos: 

Arbitragem: Pedro Proença (POR)

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Igor Estolano