Conhecendo os Rivais Parte #5 – Tottenham Hotspurs

O Tottenham conquistou seu último Campeonato Inglês na temporada 1960-61 e ainda faturou a FA Cup.
(Foto: Viewimages)

Chegamos ao episódio final de uma série que apresentou aos leitores do Chelsea Brasil os principais jogadores, das principais equipes adversárias no caminho do Chelsea rumo a mais um título na galeria de troféus do Clube Azul de Londres: A Premier League 2012/13. Este é o ultimo episódio de Conhecendo os Rivais na temporada. Na ultima semana conhecemos a equipe do Liverpool. Hoje falaremos do primo, ex-pobre, do Chelsea em Londres: Tottenham.

Para ler os episódios anteriores, clique nos links abaixo:

Conhecendo os Rivais Parte #4  – Liverpool

Conhecendo os Rivais Parte #3  – Arsenal

Conhecendo os Rivais Parte #2  – Manchester United

Conhecendo os Rivais Parte #1  – Manchester City

Tottenham Hotspur

A equipe do técnico André Villas-Boas possui um plantel extremamente qualificado e promete dar trabalho às principais equipes da competição. Seu principal objetivo é a Champions League. Os Spurs não ganham um Campeonato Inglês há 51 anos.

Provável Escalação Titular para a temporada 2012/2013:

Brad Friedel

Brad Friedel: Experiente, possui 3 Copas do mundo no currículo. Americano de 41 anos, calmo, líder de equipe e um dos principais jogadores do time, Friedel é um bom goleiro e deve encerrar a carreira em alta. Promete muita dor de cabeça pros atacantes adversários.

Kyle Walker

Kyle Walker: Sensacional lateral direito. Jogador eleito como Jovem Revelação da temporada 2011/12 jogando pelo Aston Villa, por empréstimo, Walker tem tudo para continuar a excelente fase que o levou ao English Team. Veloz, inteligente defensivamente e de boa técnica. Possível motivo de preocupação para Juan Mata e Hazard.

Jan Vertonghen

Jan Vertonghen: O zagueiro belga é um dos melhores jovens na posição em âmbito mundial, na opinião deste que vos escreve, e vai se tornar um dos melhores do mundo em questão de alguns anos. 25 anos e 1,89m fazem com que o jogador tenha um excelente porte físico. Rápido, marcação impecável. Um zagueiro ‘classudo’ em todos os aspectos.

William Gallas

William Gallas: O ‘Senhor Premier League’. William Gallas disputa a primeira divisão da Inglaterra desde sua chegada ao Chelsea, em 2001. Com seus 35 anos, Gallas já não é um grande zagueiro, mas ainda tem muito gás pra gastar e deve ser um empecilho para os adversários.

Assou-Ekotto

Assou-Ekotto: Talvez o lateral esquerdo camaronês de 28 anos seja o ponto fraco na defesa do Tottenham. Mesmo assim é bom jogador, o que mostra a força do sistema defensivo do clube. Força física é o principal destaque do jogador, que conta ainda com um passe razoável e uma movimentação de bom nível.

Jake Livermore

Jake Livermore: O volante de 22 anos é uma aposta de AVB. Nos últimos 4 anos foi emprestado à 6 equipes diferentes e nunca foi um grande destaque. Pouco se sabe sobre o jogador, mas em agosto deste ano participou do amistoso internacional entre Inglaterra e Itália e substituiu o Lendário meio-campista do Chelsea, Frank Lampard. Portanto, deve ser observado com carinho. Além disso, tem substituído o jogador internacional Scott Parker, jogador que disputou a última Eurocopa por seu país, a Inglaterra.

Sandro

Sandro Raniere: O volante campeão da Libertadores 2010, com o Internacional, é um grande jogador. Constantemente chamado para a Seleção Brasileira, Sandro tem um desarme de nível altíssimo. Razoavelmente veloz, tem grande qualidade no passe. Finaliza quando solicitado e deve ser um dos destaques da Premier League nesta que será sua terceira temporada pelo Tottenham.

Aaron Lennon

Aaron Lennon: Ponta direita. Seus cruzamentos são muito bons. Costuma cortar pro meio antes de chutar. Tem bom passe, mas não chega a ser brilhante. Lennon é um jogador razoável em relação aos outros integrantes da equipe.

van der Vaart

Rafael van der Vaart: Craque. O Holandês de 29 anos jogou 63 partidas pelos Spurs e marcou 24 gols. Jogou 2 Copas do Mundo e incluindo a final da Copa do Mundo 2010 em que seu país saiu Vice-campeão. Muitos o consideram um dos melhores meio-ofensivo do mundo, e com razão. Finalização, passe, cruzamento, cobrança de faltas. Rafael domina todos estes fundamentos e será, sem dúvida, um dos melhores jogadores do campeonato, novamente.

Gareth Bale

Gareth Bale: O Galês de 23 anos é um dos melhores jogadores do mundo, fato. Extremamente veloz, seu domínio da bola, mesmo em um ‘sprint’, impressiona todos os profissionais do esporte. Clubes como Real Madrid e Barcelona chegaram a disputar o jogador que se manteve em Londres. Definitivamente vai dar muito trabalho à Ivanovic, ou mesmo a Azpilicueta, e o Chelsea terá que armar um esquema de jogo que sempre deixe um jogador na sobra para poder deter este ‘fenômeno’.

Jermain Defoe

Jermain Defoe: Atacante de área, que procura se utilizar da armação de jogadas, que funciona por conta dos grandes jogadores de sua equipe, para empurrar a bola pro fundo do barbante. Sua finalização é mediana e costuma marcar uma boa quantidade de gols (marcou 37 em seus 91 jogos pelos Spurs), mesmo assim, não é insubstituível.

Resumindo: O Tottenham Hotspur joga um futebol de primeira classe. Ofensivo, sem deixar de lado a marcação. Sua defesa é excelente. No meio campo, seus volantes são agressivos, no melhor dos sentidos da palavra, seus armadores são inteligentes e ágeis, além de talentosos. Seu atacante é razoável, mas tem um grande apoio do resto da equipe e seu técnico, aparentemente, desistiu de comprar briga com os jogadores, como fez no Chelsea. Champions League? Muito provavelmente e digo mais: se o Chelsea e as equipes de Manchester bobearem, os Spurs podem finalmente sair da fila… Abre o olho Di Matteo.

E este é o fim da análise sobre o Tottenham. E com esta, encerramos as atividades do Conhecendo os Rivais temporada 2012/13. Agora é torcer pelo Chelsea em qualquer situação, contra todos os adversários, contra todos os Rivais. Agradeço a todos que acompanharam esta série e nós voltamos na próxima temporada.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Luis Eyer