Sim, estamos classificados. Passado o susto de uma possível eliminação na fase de grupos, o Chelsea venceu com autoridade o Porto e passou em primeiro na chave. É complicado entender o porquê do futebol apresentado na Champions ser bem melhor que o apresentado na Premier League. Não consigo achar uma razão lógica para isso, e não acho que o grupo de jogadores esteja se esforçando apenas na Champions League. Logo, fico na expectativa para que o desempenho exibido na competição europeia seja, no mínimo, praticado também na Premier League.
Entretanto, antes do jogo contra o Leicester City nesta segunda-feira, temos o sorteio das oitavas de final às nove da manhã com transmissão do EI Maxx. O Chelsea pode enfrentar seis dos oito classificados em segundo lugar à próxima fase. Estão fora do nosso caminho o Arsenal, por ser inglês, e o Dynamo de Kiev, por ter sido o segundo lugar do nosso grupo. Com isso, nós podemos enfrentar as seguintes equipes: Gent, Benfica, Roma, PSG, PSV e Juventus.
Paris Saint-Germain: talvez o adversário mais complicado nesta fase. Fez uma primeira fase consistente, perdendo pro Real Madrid num jogo em que foi bem melhor que a equipe espanhola. Dado as circunstâncias atuais e tendo em vista que o mata-mata só começa em fevereiro, eu preferiria evitar os franceses agora.
PSV Eindhoven: uma primeira fase muito boa. Não perdeu para o Manchester United nos dois confrontos e passou em segundo lugar com méritos. Seria um duelo equilibrado, mas favorável para os Blues. É mais fácil que o PSG.
Juventus: a atual vice-campeã europeia mudou muito o seu elenco e isso explica o segundo lugar no grupo D. Apesar dos onze pontos, é um adversário muito difícil. Prefiro passar longe.
Roma: fez apenas seis pontos na fase de grupos e não passa segurança. Porém, tem camisa e história e isso pode fazer a diferença na Champions League.
Gent: dez pontos no grupo H e uma vaga nas oitavas. Desde 2000, uma equipe da Bélgica não se classificava para o mata-mata. Mais do que os pontos, é o sistema de jogo inovador do técnico Hein Vanhaezebrouck que me preocupa. Por isso, é preferível não pegar os belgas agora.
Benfica: primeira fase semelhante a do PSV, com a diferença de que não havia um Manchester United no grupo, e sim o Atlético de Madrid. Seria o meu escolhido, se fosse possível. Ao meu ver, os portugueses são o adversário mais fraco das oitavas.
E você? Se fosse possível, quem você escolheria?
Sem explicação: A postura do Chelsea no caso Eva Carneiro foi errada e as consequências começam a aparecer. Primeiro, com um processo contra o Chelsea. Agora, com uma declaração de apoio de um médico da FIFA.
Em tempo: Notícias do velho continente dão conta que Falcao terá seu empréstimo encerrado pelo Monaco em virtude de possíveis propostas turcas. Eu aprovo.
Dica de amigo: A entrevista de Terry ao ex-zagueiro Jamie Carragher é imperdível – clique aqui para conferir.
Corneta da semana: Márcio Canedo trouxe essa semana que Alex Teixeira confirmou negociações com Chelsea e Juventus. Acho o nome interessante, mas me intriga o fato de Mourinho e Abramovich só procurarem um meia agora e não na janela de verão europeia. Isso se chama falta de planejamento.
As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil