Opinião: Liverpool 0x2 Chelsea – Redenção

Jogadores comemoram o primeiro gol no clássico
Jogadores comemoram o primeiro gol no clássico

No confronto que pode ter mudado todo o rumo da Premier League em sua reta final, Chelsea e Liverpool se enfrentaram nessa manhã no estádio de Anfield, em jogo dito como sendo praticamente a “final” do campeonato inglês desse ano. Os Blues novamente usaram da tática defensiva, e com um time escalado com vários reservas, conseguiram derrotar os Reds pelo placar de 2×0, encerrando o ciclo de vitórias consecutivas dos donos da casa.

No jogo, praticamente só se via Liverpool. Os mandantes dominaram a posse de bola, finalizavam com frequência, e assustavam a defesa do Chelsea. Porém, não poderia ser diferente, pois novamente o jogo parecia correr exatamente do jeito que José Mourinho queria. O técnico português desenhou uma postura defensiva em sua equipe, que frustrou todas as tentativas dos anfitriões de marcarem um tento. No final da primeira etapa, os Blues foram presenteados com um erro grotesco de Gerrard, que deixou a bola de bandeja para Demba Ba marcar o primeiro gol dos visitantes. Na frente no placar, o Chelsea foi para o intervalo com tudo que poderia querer: a anulação do ataque adversário e a vitória parcial no marcador.

O segundo tempo não foi diferente do primeiro. O Liverpool ainda era mais insinuante em campo, pois salvo algumas poucas chances do Chelsea, vimos mais uma vez um jogo de ataque contra defesa, onde a zaga blue esteve impecável. Os Reds não conseguiam furar o sistema defensivo imposto por Mourinho e, a exemplo do Atlético de Madrid na semana passada, partiram para a bola aérea e chutes de longa distancia, porém sem sucesso algum. Ao final da partida, presenciamos praticamente um “déjà vu”, onde Fernando Torres – igualmente ao memorável gol do espanhol contra o Barcelona – recebeu a bola no meio de campo, com o caminho totalmente livre até o goleiro adversário. Porém, dessa vez o camisa 9 não driblou o goleiro, e tocou para Willian, que corria ao seu lado. O brasileiro literalmente entrou com a bola no gol, e decretou a vitória do time londrino. Final de partida, Chelsea dois, Liverpool zero.

Um belo presente para a torcida. Porém, grosso modo, esse jogo não mudou nada para o Chelsea na Premier League. O time ainda depende que Manchester City e Liverpool percam uma partida, e novamente enfatizo que o empate não basta. Considerando que os confrontos de ambos os rivais são contra times da parte de baixo da tabela, é muito pouco provável que as duas equipes tropecem quase que simultaneamente, faltando tão pouco para o final do campeonato. O Chelsea hoje poderia estar liderando isoladamente a Premier, mas os pontos perdidos contra os times de menor expressão, como Sunderland, Aston Villa, Crystal Palace e outros, provavelmente nos custaram o título desse ano. Porém, tudo é possível, e como torcedores, ficamos na expectativa de vitórias nessa reta final, enquanto secamos os adversários ao mesmo tempo.

Efetivamente, o que ocorreu hoje foi: O Chelsea foi a Anfield, tirou a taça do Liverpool e a deixou nas mãos do Manchester City. A vitória hoje aumenta nossas chances de sermos campeões, mas as mesmas ainda continuam mínimas. Também, essa conquista eleva os ânimos da equipe para enfrentar o Atleti no meio da semana, e tira um pouco da pressão das costas dos azuis de Londres, que passaram por uma semana dura. Derrota para o Sunderland, visita ao Vicente Calderón para enfrentar o líder do campeonato espanhol, visita a Liverpool enfrentar um grande rival, e por fim ainda receberemos o Atlético em Stamford Bridge para o jogo de volta da Champions League. E diante de toda essa conturbação, a equipe se portou, taticamente, de forma admirável. Apesar dos tropeços, o comandado de José Mourinho tem seus méritos pelos resultados obtidos até aqui nessa árdua sequência de jogos, que ainda não se encerrou. Cada partida é uma final agora.

O jogo de hoje teve alguns pontos interessantes. Demba Ba novamente fez um gol importante. Apesar de não ser protagonista e não ter feito uma boa partida na minha opinião, o senegalês vem correspondendo quando é requerido. Fernando Torres, em menos de uma semana, enfrentou seus dois antigos clubes em seus respectivos estádios, aonde viveu grandes momentos de sua carreira. Com certeza o jogador passou por uma mistura de emoções nesse período. Vale ressaltar a recepção que El Niño teve em Madrid, onde foi ovacionado pela torcida do Atleti. Já em Anfield, foi vaiado. Um contraste gigante, e um pouco injusto ao meu ver, dado ao que ele representou para o Liverpool, independente dos termos de sua saída do clube. O goleiro Schwarzer, que não passava a mesma confiança que Cech para defender a meta, fez uma boa partida. Boas defesas do australiano, que embora não tenha sido perfeito, não deixou a desejar, e fechou o gol quando foi preciso. Por fim, vale novamente ressaltar a impecável visão de Mourinho para a formação tática de seus times para cada partida. O técnico mais uma vez deu aula de como vencer em circunstâncias adversas, e sua visão de jogo está refletindo na equipe dentro das quatro linhas. O time ainda está “verde”, instável como sempre digo. Mas, prevejo boas coisas no futuro dos Blues.

O Chelsea tinha tudo para ser campeão. Infelizmente, tropeços infantis provavelmente nos custaram a Premier League. Não podemos deixar o mesmo acontecer com a Champions, e o foco agora é o confronto contra o Atlético de Madrid. Está tudo em aberto, mas podemos aprender com os erros do passado. Hoje, mais uma vez vimos do que a equipe é capaz, independente do desafio. Porém, temos que mostrar essa dedicação sempre, pois ainda há esperanças de títulos nessa temporada. Pra cima deles!
#GoBlues

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.