Apesar do bom início de temporada, há momentos em que a dúvida paira na mente do torcedor. Ainda falta mostrar alguma coisa?
Que o Chelsea é um dos principais clubes do mundo na atualidade nós sabemos. As conquistas dos Blues nos últimos anos ajudam a confirmar essa imagem. Mesmo em um ano difícil com o da última temporada, a equipe saiu com um troféu importante dentro do cenário inglês. Teste seu conhecimento no futebol inglês com o código bonus Bet365 e prove que o Chelsea pode ir além das expectativas com seu novo jeito de jogar.
No último fim de semana, durante a transmissão de um dos jogos do campeonato inglês, um dos comentaristas solicitou ao colega que expusesse suas expectativas quanto aos candidatos ao título da temporada. A resposta foi que, dentro do big six, ele acreditava em Manchester City, Tottenham e Liverpool.
Os demais times estariam talvez um degrau abaixo, e por isso não foram elencados a conquista da Premier League. Como torcedor, aquilo naturalmente me incomodou, a ponto de fazer aquela crítica mental instantânea. Contudo, parando para refletir, tentei imaginar os motivos do Chelsea não estar na lista, tendo uma visão mais neutra.
Elenco
A equipe dos Blues tem muito talento, jogadores experientes internacionalmente e craques como o camisa 10, Eden Hazard. Com a permanência do jogador no clube, conforme escreveu o colunista Lucas Sanches, o torcedor fica mais aliviado.
Além disso, houveram novas contratações que até o momento tem mostrado muito valor. Acredito que todos tem gostado muito do que o ítalo-brasileiro Jorginho vem apresentando. Quanto ao novo goleiro Kepa Arrizabalaga, ainda creio que ele precise de uma sequência maior de jogos para que possamos emitir opinião de maneira mais adequada. O mesmo vale para o meia Mateo Kovacic.
Os demais jogadores já são velhos conhecidos do torcedor. Seja pelas atuações sempre acima da média do baixinho Kanté, ou mesmo as jogadas que nos deixam com o coração na mão do zagueiro David Luiz.
O único setor que talvez deixe a desejar é o ataque. Nem Álvaro Morata nem Olivier Giroud tem sido aqueles atacantes que trazem muitas alegrias ao clube. A temporada atual pode mostrar algo diferente. Mas tenho certeza que muitos ainda sentem falta de um centroavante que chama a responsabilidade e resolve.
Diretoria e Comissão Técnica
Antes de tudo, devemos levar em conta que o time é uma empresa e precisa gerar resultados. Esse resultado deve ser tanto dentro de campo como fora dele. Financeiramente, a equipe está bem, e é possível conferir mais sobre o assunto neste artigo aqui.
Quanto aos conflitos e a política de contratações, talvez seja uma discussão interminável, e no fim das contas não podemos prever o futuro. Ninguém poderia adivinhar que alguns jogadores se tornariam peças chaves de seus elencos após saírem do Chelsea. Nesse ponto, o mais fácil é aceitar as decisões, afinal de contas ninguém vai deixar de torcer para o clube.
Já o novo técnico Maurizio Sarri tem feito um bom início de trabalho. Já é possível notar a diferença de posicionamento da equipe e a proposta de jogo. Vai levar um tempo até todos estarem totalmente adaptados ao novo esquema – confira mais sobre este assunto neste post.
Paciência
Não somente por parte do torcedor, mas de todos os envolvidos. Talvez um pouco mais de tempo para adaptação de jogadores, técnicos, estilo de jogo, seja a resposta para achar a solução de detalhes, que muitas vezes nos incomodam.
A cobrança sobre um clube do tamanho do Chelsea será sempre muito grande, e no geral espera-se resultados rápidos. Mas mesmo quando eles chegam, ainda queremos mais. Lembrando, o Chelsea não terminou a temporada passada sem títulos, e ainda que abaixo do esperado, obteve uma classificação à Europa League.
Então, quando um comentarista menciona que o seu clube de coração talvez não seja o favorito ao título, nem sempre ele precisa parar de trabalhar com futebol. O mais provável é que tenhamos de ter paciência, e aceitar que o clube tem altos e baixos – e aceitar que um bom trabalho precisa de tempo para dar certo.
“As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil”.