Continuando a série iniciada semana pessada, o Chelsea Brasil mostra depoimentos dos jogadores dos Blues ao site oficial, contando como é o Natal em cada uma de suas nações. Com direito a um desinformado David Luiz deixando claro que não comemos peru no Brasil. Não deixe de conferir a Parte 1 do Especial, caso não tenha tido a oportunidade.
David Luiz – Brasil
Temos muitas bebidas e toda a família e amigos reunidos em uma grande mesa. Todos vem festejar juntos, do jeitinho brasileiro. Esse é o Natal, eu queria estar lá, mas não é possível!
Eu sei que vocês comem peru aqui (na Inglaterra), mas no Brasil é verão, então é muito diferente. Comemos muitas frutas porque é muito quente.
No Brasil, dei uma grande festa para 1000 crianças na minha cidade, e estou dando presentes a eles. Ajudar as crianças me faz muito feliz e é muito importante no Natal. A meia noite, as crianças abrem os presentes, como na maioria dos países.
Didier Drogba – Costa do Marfim/França
Temos o tradicional Natal Francês, que é muito parecido com o daqui. Reunimos a família para relaxar e curtir o momento juntos.
Em termos de comida, nós temos peru, com enfeites, foie gras, vegetais, as coisas de sempre. Para sobremesa, não temos o tradicional Pudim de Natal, mas temos algo chamado Buche de Noel (Tronco de Natal)
As pessoas que querem beber, normalmente bebem Champagne. As crianças recebem seus presentes à meia noite do dia 23 para o 24, o que é um pouco diferente daqui (Na Inglaterra, assim como no Brasil, é na meia noite de 24 para 25), mas ainda assim muito legal.
Temos às vezes pratos tradicionais africanos também, mas é algo totalmente pessoal, também tocamos um pouco de música pelo dia, mas normalmente passamos o Natal apenas conversando e apreciando o momento juntos.
John Mikel Obi – Nigéria
Um tradicional Natal Nigeriano é cheio de comida. Se eu estivesse em casa para o Natal, iria acordar de manhã, tomar um banho, ir à Igreja e rezar para Deus me dar um ano saudável e mais um Natal fantástico com minha família. Então, voltaria para casa e cozinharia muita comida – arroz, frango – que é uma refeição cara na Nigéria – e salada.
As pessoas também bebem muito álcool e cerveja. É muito parecido com na Grã Bretanha, afinal, a Nigeria foi uma colônia britânica.
Romelu Lukaku – Bélgica
Meus Natais são dominados pela família. Celebramos na noite do dia 24 de Dezembro. No passado, tínhamos uma família maior, com muitos primos e tios, mas a maioria deles agora estão mais velhos e casaram, então estão celebrando com suas famílias. Agora é apenas eu, minha mãe e meu irmão, e nosso Natal será aqui, na Inglaterra.
Nossa educação é muito Africana, então nosso Natal é diferente do tradicional Belga (a família de Lukaku descende de Congo, na África), então cozinhamos e comemos comida africana, não há nenhum prato especial para nós, e eu confesso que também não sei como é a tradição natalina na Inglaterra. (Lukaku chegou ao Chelsea há 4 meses, este é seu primeiro Natal na Inglaterra)
Branislav Ivanovic – Sérvia
Nós celebramos o nosso Natal no dia 7 de Janeiro, mas ele é muito parecido com o da Inglaterra. Nós apreciamos o tempo com os familiares, um valor de muita importância para os sérvios.
Completamente diferente da Inglaterra, não temos futebol. A temporada é suspensa quando se aproxima do Ano Novo e todo o futebol para por dois meses, graças ao inverno. Os jogadores, então, podem passar esta época com os familiares e amigos, eles tem tempo para tudo.
O resto é bem parecido com a Inglaterra: temos uma árvore decorando nossas cases, compramos presentes para a família, comemos e bebemos bastante, e assim como aqui, vinho quente é bastante popular.
6 comments
Otima materia.
Otima materia.
Parte dois tão legal como a primeira.
Gostei de aprender um pouco mais sobre os costumes de cada país 😀
Parte dois tão legal como a primeira.
Gostei de aprender um pouco mais sobre os costumes de cada país 😀
Eu ri do negócio que o David Luiz falo hahahaha “Não comemos Peru no Brasil” hahahahaha hilário 🙂 gostei da matéria, bom trabalho!
Eu ri do negócio que o David Luiz falo hahahaha “Não comemos Peru no Brasil” hahahahaha hilário 🙂 gostei da matéria, bom trabalho!