Harvey Vale em ação contra o Middlesbrough

Harvey Vale reflete sobre as primeiras oportunidades no profissional

Desde que chegou ao Chelsea com 12 anos, vindo do Fulham, Harvey Vale construiu uma trajetória ascendente em Cobham. Reconhecido pela versatilidade em campo e pela habilidade da sua perna esquerda, ele chama a atenção há anos. Dessa forma, o jovem inglês colecionou suas primeiras oportunidades na equipe profissional nesta temporada.

Após ficar no banco em oportunidades anteriores, Vale recebeu a primeira oportunidade em partida da Copa da Liga Inglesa. Assim, nas quartas de final contra o Brentford, o inglês de 18 anos iniciou o jogo como titular. Desde então, foram mais quatro atuações, todas vindo do banco e sempre pelas copas nacionais.

Harvey Vale em ação contra o Brentford pela EFL Cup
Na sua partida de estreia, Harvey Vale atuou como titular contra o Brentford pela Copa da Liga Inglesa. (Reprodução: Chelsea FC)

A importância da Academia

Sobre a partida de estreia, a presença de outros jovens como Jude Soonsup-Bell e Xavier Simons reforçou a opinião do camisa 68. Além de acalmá-lo em sua estreia:

É sempre bom vir da Academia como um grupo. Pode ser assustador vir sozinho“, declarou Harvey antes de complementar dizendo que, apesar da pressão, os profissionais sempre tentam fazer os novatos se sentirem bem-vindos.

No entanto, a partida mais marcante para Harvey não foi a estreia. Para o jogador, a atuação contra o Luton Town pela FA Cup foi mais emblemática pela confiança depositada por Thomas Tuchel. Perdendo por 2-1, o jovem foi chamado ainda com 30 minutos por jogar. Apesar da participação discreta, foi com ele em campo que os Blues viraram e se garantiram na próxima fase da competição.

“Eu fiquei muito orgulhoso disso porque o time perdia em uma das grandes competições da Inglaterra e o treinador e a comissão técnica demonstraram confiança em me trazer pro jogo. (…) Este foi provavelmente um dos momentos em que senti mais orgulho de mim”, refletiu o jovem inglês ao site oficial.

Habilidade para superar desvantagem física

Dentre outras qualidades, uma que se destacou nas primeiras partidas de Vale foi não se intimidar. Apesar da pouca idade e do físico inferior aos profissionais, o próprio inglês reconhece que procura focar apenas em seu jogo:

Eles (profissionais) podem ser mais físicos, mas se você pensar rápido pode ser capaz de levar vantagem sobre eles“, declarou.

Harvey Vale após assinar seu primeiro contrato profissional com o Chelsea
Harvey Vale assinou seu primeiro contrato profissional aos 16 anos. (Reprodução de: Chelsea FC)

Neste sentido, Vale destaca ainda que ter atuado em divisões superiores à sua idade durante sua formação também contribuiu:

Na minha carreira, eu sempre joguei acima da minha faixa etária e isso me desenvolveu fisicamente (…) Ajuda mentalmente quando você já faz isso há anos, você não se intimida contra jogadores mais velhos“.

Por fim, há algum tempo se fala sobre a renovação de contrato de Harvey. Despertando interesse de outros clubes, o Chelsea já se movimenta para não perder a promessa. Nessa direção, a estreia precoce foi um bom indicador dado pela comissão técnica. Afinal, apresentando maturidade no profissional e liderança na Academia, o inglês se credencia a ser a próxima joia a brilhar após ser lapidada em Cobham.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Igor Estolano