Com o fim da janela de transferências, as contratações do Chelsea para a equipe principal foram: Marko Marin, Eden Hazard, Oscar, César Azpilicueta e Victor Moses. Hoje falaremos dos dois últimos reforços azuis nesse último Novas Contratações de 2012.
César Azpilicueta #28
Bio
Nome: César Azpilicueta Tanco
Nascimento: 28 de agosto de 1989
Local: Pamplona, Espanha
Trajetória
Azpilicueta começou nas categorias de base do Osasuna em 1999, time de sua cidade natal. Até 2006 atuou na academia do clube e no ano seguinte subiu para o profissional. Fez sua estreia em abril de 2007, em derrota para o Real Madrid.
Ganhou espaço no Osasuna na temporada 2007/2008 – tendo atuado como meio-campo em algumas partidas. Nas duas temporadas seguintes em que atuou pelo clube, atuou em média 30 partidas e ao final da temporada 2009/2010 foi negociado junto ao Marseille.
No clube francês, Azpilicueta se revelou para a Europa. Comprado pelo valor de €7 milhões, o espanhol pôde demonstrar suas habilidades de lateral-direito. Veloz e inteligente, é um bom armador/defensor nas laterais.
Confira alguns lances de Azpilicueta pelo Marseille:
Observações
Lateral-direito de ofício, Azpilicueta é velocidade, tem bons drible e passe. Quando sobe ao ataque, sabe cortar o marcador e finalizar para o gol. Tem bom passe e cruzamento. No quesito marcação, o espanhol sabe se defender, mas não tão bem quanto Branislav Ivanovic que por ser zagueiro tem vantagem sobre o espanhol. Mas o que é favorável a Azpilicueta é o fato dele ter um equilíbrio entre marcação e ataque.
Victor Moses #13
Bio
Nome: Victor Moses
Data de nascimento: 12 de dezembro de 1990
Local: Kaduna, Nigéria
Trajetória
Moses começou a jogar bola na Nigéria, no Harris Academy. Seu talento logo despertou a atenção dos olheiros europeus. Em uma de suas partidas, o Crystal Palace enviou um olheiro que gostou do futebol de Moses. Os Eagles fizeram uma proposta pelo jovem que aceitou e se mudou para a Inglaterra.
De 2004 a 2007, Moses atuou pelas categorias de base do Crystal Palace. Ainda em 2007, foi promovido ao time principal, onde atuou por três anos. Foram 55 partidas e 11 gols. Números que chamara a atenção do Wigan, que contratou o nigerianos em 2010.
Tido como promessa do futebol africano, Moses chegou ao Wigan. Atuando como winger, ganhou a titularidade na temporada 2011/2012. Fez boas partidas, marcou importantes gols e despertou a atenção do Chelsea. Veja alguns lances do nigeriano:
Observações
Versátil, Moses pode atuar como segundo atacante ou como winger. Tem melhor desempenho quando atua pelo lado esquerdo. É veloz e hábil. Tem bom passe e finalização, apesar de pouco chutar a gol. Pode ser uma boa arma pelas laterais ofensivamente. Sua velocidade pode ser uma arma para ajudar na reposição do time defensivamente.
Comentários finais
A chegada da dupla é mais um indício da renovação tão comentada pela torcida azul. Jogadores jovens, velozes e criativos que podem acrescentar ao time. Azpilicueta chega para reforçar um setor tão problemático na defesa do Chelsea. Vai ser uma briga boa entre Branislav Ivanovic e o espanhol. Já Moses chega como jogador para compor elenco. O nigeriano terá concorrência forte por uma vaga no time de Di Matteo.