Depois de uma temporada dura, Neil Bath não está poupando tempo para reforçar as equipes da base. Além das chegadas e de renovações contratuais, os jovens Blues também estão em preparação intensa desde que a pré-temporada começou ainda no início deste mês.
Mais ainda, haverá uma grande novidade em relação a uma das competições que a Academia: a Premier League 2 terá um novo limite de idade, sendo reduzido de 23 para 21 anos. Mesmo assim, os clubes poderão utilizar até cinco jogadores e um goleiro que ultrapassem esse novo limite.
Novo treinador estreia com vitória
Até aqui, Mark Robinson comandou a equipe em duas ocasiões e foi vitorioso em ambas as oportunidades.
No último dia 9 de julho, o Chelsea venceu o Köln em Cobham pelo placar de 4-0. Jayden Wareham (2), Derrick Abu e Jude Soonsup-Bell marcaram os gols dos londrinos. Nesta sexta-feira (15), por sua vez, os Blues foram ao Meadow Park enfrentar o Boreham Wood. Em partida que contou com a participação de Ruben Loftus-Cheek e N’Golo Kanté, que não puderam viajar para os Estados Unidos por questões relacionadas à vacinação contra o covid, os comandados de Robinson venceram por 4-2.
Juntamente com Loftus-Cheek e Kanté, outros jogadores que já passaram pela equipe principal estiveram no plantel: Dujon Sterling, Henry Lawrence, Matt Miazga e Baba Rahman. Sterling, inclusive, acabou saindo lesionado no primeiro tempo.
Além disso, a partida teve como destaque a presença de dois jogadores que estão passando por período de testes no clube: o meia Jez Davies e o lateral direito Renaldo Torraj. Os dois jogavam no Tottenham, mas optaram por não renovar seus contratos. Enfim, Davies entrou ao longo da partida e marcou duas vezes enquanto Leo Castledine e Mason Burstow foram os responsáveis pelos outros dois gols dos Blues.
Próxima parada: Utah
Robinson e seus comandados, agora, seguirão para os Estados Unidos onde participarão de um torneio amistoso que contará com a participação de outras três equipes, sendo uma delas o time sub-21 do Wolverhampton. Logo, a agenda dos jovens Blues nos Estados Unidos será:
- 19/07 (terça-feira): Real Monarchs x Chelsea FC Under-21s – Rio Tinto Stadium, 22h30 (horário de Brasília)
- 21/07 (quinta-feira): Chelsea FC Under-21s x Wolves Under-21s – Zions Bank Stadium, 23h15 (horário de Brasília)
- 23/07 (sábado): Toronto FC II x Chelsea FC Under-21s – Zions Bank Stadium, 23h45 (horário de Brasília)
A expectativa é de que após o torneio, outros amistosos sejam disputados na Inglaterra até que as competições da base tenham início.
Nova turma de graduados é anunciada
No último dia 7 de julho, a nova classe de graduados foi anunciada. Nesse sentido, 16 jovens assinaram seus acordos com o Chelsea e representarão, sobretudo, a equipe sub-18 do clube.
De acordo com as regras, todos os jogadores que estão no seu ano sub-17 precisam começar a temporada sob um acordo acadêmico para que, então, possam assinar seu primeiro contrato profissional. Portanto, isso acontece após completarem 17 anos.
Esta temporada será a quarta de Ed Brand no comando da equipe juvenil. Em 2021/22, o treinador comandou a equipe rumo ao título da Under-18 Premier League Cup – a Copa da Liga sub-18 -, além de terminar campeonato da categoria na sétima posição e chegar até a semifinal da FA Youth Cup.
Sendo assim, os graduados da turma de 2022 do Chelsea são:
- Josh Acheampong (defensor)
- Travis Akomeah (zagueiro)
- Ato Ampah (atacante)
- Somto Boniface (lateral/ala esquerdo)
- Luke Campbell (goleiro)
- Chinonso Chibueze (ponta direito)
- Teddy Curd (goleiro)
- Tyrique George (meia atacante)
- Michael Golding (meia central)
- Noah Hay (lateral/ala direito)
- Harrison McMahon (meio campista)
- Donnell McNeilly (atacante)
- Max Merrick (goleiro)
- Harrison Murray-Campbell (defensor)
- Reiss Alexander Russell-Denny (meia central)
- Kaiden Wilson (defensor)
Novos movimentos no mercado
O grande foco de movimentações entre os jogadores da base, até o momento, foi na meta. Enquanto Eddie Beach chegou a Londres vindo do Southampton, Prince Adegoke saiu em empréstimo para o Welling United. O jovem goleiro de 18 anos fez 18 partidas pelos Blues na última temporada tanto pelo time juvenil como pela equipe de desenvolvimento. Nesse sentido, o empréstimo é para garantir mais tempo de jogo e experiência, agora, à nível profissional. Outro goleiro do Chelsea que teve seu empréstimo confirmado foi Ethan Wady. Logo, o americano de 20 anos passará a temporada com o Woking FC e antes de deixar Cobham renovou seu vínculo com os Blues.
Com o recrutamento para a equipe de desenvolvimento, sobretudo, como prioridade, outros dois reforços estão confirmados: o lateral esquerdo Zak Sturge e o meia ofensivo Omari Hutchinson. Hutchinson troca o norte de Londres pelo sul, saindo do Arsenal para o Chelsea, enquanto o vínculo de Sturge com o Brighton acabou facilitando sua chegada à Cobham.
Por fim, Tyler Dibling para reforçar o time comandado por Ed Brand. O meia de 16 anos foi um dos destaques do Southampton na última temporada: foram 22 partidas com oito gols marcados e cinco assistências.
Campeão da Euro sub-19 renova contrato
Pouco depois de ser campeão europeu sub-19 junto da seleção inglesa, o zagueiro Bashir Humpheys renovou seu contrato nesta sexta-feira (15). Os termos entre jogador e clube já estavam acertados há algum tempo, no entanto, as sanções adiaram o fim do processo.
Humphreys chegou ao Chelsea em julho de 2019 vindo do Reading. Desde então, são três temporadas em Londres totalizando 50 jogos disputados. Além da carreira por clubes, o jovem também escalou nas categorias de base da Inglaterra. Assim, esteve junto à equipe que venceu o torneio continental no início de julho.
Agora, o zagueiro deve se juntar ao time que viajará para os Estados Unidos neste fim de semana. Contudo, ainda não há confirmação sobre os jovens que irão disputar o torneio. Enfim, enquanto a equipe de desenvolvimento segue para os Estados Unidos, o sub-18 ficará em Londres para seguir sua preparação.