A titularidade de Marcos Alonso está ameaçada por Emerson Palmieri?

A janela de janeiro/18 serviu para o Chelsea buscar novos jogadores para integrar o elenco. Um atacante, um meia e um lateral esquerdo chegaram com o intuito de reforçar um time que necessitava de peças para resistir à difícil temporada que os Blues vinham enfrentando.

No ataque, Olivier Giroud vem para brigar com Álvaro Morata, uma vez que o time pecava muito na definição das jogadas que vinha criando. O meia Ross Barkley pode ser um recurso bastante útil para Antônio Conte, uma vez que exerce várias funções no meio campo e pode atuar ao lado de N’Golo Kanté, à frente dos volantes ou como um dos pontas no 3-4-3 do italiano.

Por último, o lateral-esquerdo Emerson Palmieri chegou da Roma e trouxe a dúvida se o brasileiro pode ameaçar a vaga no time que atualmente ocupa Marcos Alonso, que vem fazendo uma boa temporada até aqui.

Emerson Palmieri

Emerson fez boas partidas pela Roma na última temporada (Foto: Silvia Lore/via Getty Images)

Para responder se a titularidade de Alonso pode ser ameaçada, é necessário saber quem é esse lateral que chega a Londres por um valor estimado em 20 milhões de Euros. Com contrato que tem validade até o final de junho de 2022, Emerson Palmieri tem apenas 23 anos e se encaixa no perfil de jovens jogadores que o Chelsea gosta de buscar. O atleta começou sua carreira no Santos, mas foi na Itália que passou a ser mais reconhecido, inclusive sendo chamado em 2016 para a seleção italiana, depois de ter obtido sua nacionalidade. Após empréstimo ao Palermo (2014) e para a Roma (2015), ele foi vendido em definitivo para o clube romanista em Janeiro de 2017.

Pela Roma, o lateral fez uma boa temporada 2016/17 desempenhando o papel de ala pela esquerda no 3-4-2-1 armado pelo treinador Luciano Spalletti, chegando a ser colocado entre os principais nomes da posição na Serie A, ao lado de Alex Sandro e Faouzi Ghoulam. Ao todo, Emerson fez 25 partidas no último campeonato italiano, registrando uma assistência e bons números defensivos – média de 1.8 desarmes por partida e venceu 68% das divididas (Dados SofaScore). O lateral ítalo-brasileiro prometia tomar conta da posição para a próxima temporada da Roma, além de estar prestes a estrear pela seleção da Itália, porém sofreu uma ruptura no ligamento cruzado do joelho em sua última partida no campeonato e ficou fora inclusive dos amistosos da seleção italiana que havia sido convocado para jogar.

Com isso, a Roma buscou um lateral bastante conhecido na Premiere League, Aleksandar Kolarov, ex Manchester City. O sérvio tomou conta do lado esquerdo da equipe italiana e fez com que Emerson ficasse no banco assim que se recuperou da lesão. Assim, o ítalo-brasileiro chegou ao Chelsea como reserva, o que gerou dúvidas na torcida a respeito de sua qualidade.

Marcos Alonso

Marcos Alonso já tem 12 gols na liga desde que chegou ao Chelsea (Foto: Premiere League)

O atual dono da posição nos Blues é o espanhol Marcos Alonso, de 27 anos. O lateral esquerdou também chegou do futebol italiano após se destacar pela Fiorentina. Foi um nome pedido pelo treinador Antonio Conte assim que chegou ao comando do Chelsea para a temporada 2016/17.

Já em seu primeiro ano, Alonso se destacou com sua chegadas ao ataque e por exercer uma boa cobertura atuando como ala no 3-4-3 de Conte. Foi titular na equipe campeã dos azuis de Londres, atuando em 31 partidas ao todo e fazendo uma forte dupla com Eden Hazard pela faixa esquerda do campo, ajudando a equipe com 6 gols e 3 assistências na liga, mostrando todo seu talento ofensivamente e passou a ser uma arma do Chelsea inclusive em cobranças de falta. Apesar da vocação ofensiva, o espanhol sofreu algumas críticas por deixar um pouco a desejar na parte defensiva, com 56% dos duelos ganhos e em média uma perda de bola por partida – dados SofaScore. Acreditava-se que era necessário um upgrade naquele setor e se falava muito no nome de Alex Sandro, da Juventus, para tomar conta da posição.

A temporada 2017/18 começou difícil para os Blues, e sem novidades para a posição de ala esquerdo, Alonso tinha apenas Kenedy como sombra para sua vaga e continuou sendo titular absoluto do time. A confiança do jogador aumentou quando já na segunda rodada da liga, o espanhol marcou os dois gols na vitória do Chelsea contra o Tottenham em pleno Wembley repleto de torcedores rivais. Seu faro de artilheiro se mostrou afiado e Marcos tem atualmente 6 tentos no campeonato inglês, e atualmente marcou de falta contra o Newcastle United pela FA Cup. Continua sendo uma arma do time pelo lado esquerdo do campo, com uma incrível média de 1.4 finalizações por jogo, números bastante expressivos por se tratar de um defensor.

Emerson usará a camisa de número 33 no Chelsea (Foto: Getty Images)

Comparando estatísticas de jogos pela liga da atual temporada (2017/18) de Marcos Alonso pelo Chelsea e a última de Emerson Palmieri (2016/17) atuando pela Roma temos os seguintes números (Dados fornecidos pelo SofaScore)

Comparativo das principais estatísticas dos laterais

Deixando de lado os números, podemos classificar Marcos Alonso como um lateral que tem mais técnica, um bom chute de curta e média distância além de aparecer muitas vezes de surpresa para finalizar. Por ser um lateral mais alto, depende de seu bom posicionamento para defender, pois dificilmente ganhará na corrida de pontas rápidos. Tem uma disciplina tática muito boa e por isso tem a confiança de Antonio Conte no time atual do Chelsea, apesar de errar alguns passes e cruzamentos durante o jogo.  Também aparece bem na bola aérea, tanto defensivamente quanto no campo de ataque.

Já Emerson Palmieri é um lateral clássico, que ataca e volta o tempo todo e com muita velocidade. Por ser ainda jovem, precisa melhorar seu posicionamento e se disciplinar mais taticamente, missão para Conte que é um treinador acostumado a passar para os jogadores o que espera deles em campo. Além disso, o brasileiro aparece menos no campo de ataque para concluir jogadas com finalizações ou o último passe.

O momento ainda é de Marcos Alonso. Aos 27 anos o espanhol vive seu auge no Chelsea, tem bons números e não deve ser tirado da equipe titular nessa temporada. Mas agora ganha uma sombra de mais peso do que era a de Kenedy anteriormente. O recém-contratado Emerson tem apenas 23 anos de idade e não chega pronto para tomar conta da posição, mas é um talento a ser lapidado e pode conseguir superar o desempenho do espanhol no futuro, trabalhando bem e evoluindo seus fundamentos. Também é verdade que o ítalo-brasileiro é um nome com menos peso do que seria o de Alex Sandro por exemplo, e até pelo valor investido nele, não chega com a obrigação de ser titular no primeiro momento.

A disputa será saudável pela posição e a transição de Marcos para Emerson pode acontecer naturalmente. Com os dois em alto nível somente o treinador e o Chelsea tem a ganhar.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Victor Rosa

Curso jornalismo e carrego o sonho de trabalhar acompanhando futebol todos os dias da minha vida. #GoBlues #KTBFFH