1929, o Ano em que o Chelsea veio ao Brasil - Chelsea Brasil

1929, o Ano em que o Chelsea veio ao Brasil

A equipe do Chelsea em 1929, não há foto em alta resolução (Foto: Reprodução)

Em época de Copa do Mundo, apostas online em alta e com a torcida do Chelsea cada vez mais presente no país, é importante observar que há um vínculo presente, e desconhecido por muita gente, no Brasil entre o clube inglês e os brasileiros desde o século XX. Há sete anos, publicamos um especial, de autoria de Rodrigo Magalhães, que mostrava a primeira visita dos Blues ao nosso país.

Que o Chelsea tem uma das maiores torcidas de times europeus no Brasil todo mundo sabe. O que pouca gente tem conhecimento são as antigas ligações do clube londrino com o país tupiniquim. Na década de 30 do século passado, quando era comum a vinda de clubes estrangeiros ao país para amistosos, comissão técnica e jogadores dos Blues desembarcaram em solo brasileiro para uma pré-temporada.

O ano era 1929. O Chelsea preparava-se para disputar a sua 5ª participação seguida na Segunda Divisão Inglesa. O lugar escolhido para a pré-temporada foi a América do Sul, continente bastante procurado por equipes europeias na época.

O transporte aéreo era recém-descoberto e a viagem até o Brasil foi realizada de navio. Foram 3 semanas a bordo do “Asturias”, tratados como celebridades pelos demais passageiros, até o desembarque no Rio de Janeiro.

O início da jornada, porém, foi na Argentina. Depois de alguns jogos por lá e inclusive uma passagem pelo Uruguai, o Chelsea novamente volta ao Brasil, agora para a disputa de amistosos.

Ao todo foram 16 partidas disputadas em territórios sul-americanos, percorrendo mais de 2 mil milhas. Como a fase não era das melhores, os resultados deixaram a desejar: 5 vitórias, 3 empates e 8 derrotas.

Cientes dessa visita do Chelsea ao Brasil e da falta de informações acerca do assunto, nós do Chelsea News Brasil vasculhamos acervos históricos, enciclopédias do futebol, e, por incrível que pareça, nada a respeito foi encontrado.

Como todo trabalho árduo é recompensado, localizamos alguns jornais da época, retratando a visita dos ingleses ao Brasil. Através desses documentos foi possível o levantamento de mais algumas informações, que descreveremos a seguir.

Os encartes dos jornais da época

17/05/1929 – Jornal Folha da Manhã retrata a passagem da comitiva do Chelsea no porto de Santos.

29/06/1929 – Chelsea e combinado carioca empatam em 1 a 1.

30/06/1929 – Chelsea se prepara para disputar sua segunda partida contra o selecionado carioca, depois de amistosos contra o Boca Juniors, Peñarol, combinado da capital argentina, combinado da província, combinado de Santa Fé e combinado rosarino.

01/07/1929 – Chelsea perde por 2 a 1 e imprensa critica postura da equipe em campo

02/07/1929 – Chelsea chega a São Paulo, onde enfrentaria o Corinthians, então campeão estadual.

05/07/1929 – Em partida antológica, Chelsea e Corinthians empatam em 4 a 4. Imprensa questiona se valeu a pena a viagem dos ingleses ao Brasil.

07/07/1929 – Blues se preparam para enfrentar o combinado paulista, em sua última atuação no Brasil

08/07/1929 – Chelsea perde para combinado paulista por três a um e encerra suas atividades de pré-temporada na América do Sul.

De volta à Inglaterra, o Chelsea inicia sua jornada na Segunda Divisão do Campeonato Inglês, que culminaria no acesso a Primeira Divisão do ano seguinte.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

36 comments

  1. SEN-SA-CIO-NAL!
    Confesso que sou torcedor do Chelsea ha 5 anos e nunca imaginei q ele poderia ter vindo aqui no Brasil. Muito legal o post. Parabens!

  2. SEN-SA-CIO-NAL!
    Confesso que sou torcedor do Chelsea ha 5 anos e nunca imaginei q ele poderia ter vindo aqui no Brasil. Muito legal o post. Parabens!

  3. Postagem fantástica, Rodrigo, meus parabéns. Essa matéria merece ser eternizada como parte do site. A do Chelsea no Iraque já havia sido incrível. Mas essa foi a matéria mais notável, pelo menos históricamente, que já li sobre o Chelsea, independente do lugar. Sou Brasileiro e torcedor dos Blues. Descobrir um vínculo tão antigo e tão na essencia do clube – que buscava o acesso para a Série A – é incrível.

  4. Postagem fantástica, Rodrigo, meus parabéns. Essa matéria merece ser eternizada como parte do site. A do Chelsea no Iraque já havia sido incrível. Mas essa foi a matéria mais notável, pelo menos históricamente, que já li sobre o Chelsea, independente do lugar. Sou Brasileiro e torcedor dos Blues. Descobrir um vínculo tão antigo e tão na essencia do clube – que buscava o acesso para a Série A – é incrível.

  5. Belíssimo post Rodrigo. Muito boa a pesquisa. Interessantíssima a história da passagem dos blues por aqui. Faz muito tempo, mas é sempre bom conhecer a história do clube. Quem sabe em breve eles não apareção no Brasil novamente, para alegria dos torcedores brasileiros…Seria maravilhoso ver Lampard, Terry, Cech, Drogba, Ivanovic e outros realizando pré-temporada perto de nós.

  6. Belíssimo post Rodrigo. Muito boa a pesquisa. Interessantíssima a história da passagem dos blues por aqui. Faz muito tempo, mas é sempre bom conhecer a história do clube. Quem sabe em breve eles não apareção no Brasil novamente, para alegria dos torcedores brasileiros…Seria maravilhoso ver Lampard, Terry, Cech, Drogba, Ivanovic e outros realizando pré-temporada perto de nós.

  7. Parabéns… eu fico feliz em saber que os dois clubes que amo ja se enfretaram, um por herança sanguínea (Corinthians) e o outro o que eu aprendi a amar (Chelsea)

    em 2012 nós vamos nos enfrentar denovo, o Chelsea com o BI da Liga e o Corinthians com a Libertadores, por isso eu acho que sou meio zicado em relação a competições continentais…!

  8. Parabéns… eu fico feliz em saber que os dois clubes que amo ja se enfretaram, um por herança sanguínea (Corinthians) e o outro o que eu aprendi a amar (Chelsea)

    em 2012 nós vamos nos enfrentar denovo, o Chelsea com o BI da Liga e o Corinthians com a Libertadores, por isso eu acho que sou meio zicado em relação a competições continentais…!

  9. Meus parabéns pelo ótimo trabalho que vcs do Chelsea New Brasil vem fazendo, sou torcedor do Chelsea já faz uns 6 anos e não me arrependo nem um pouco, numca pensei que o Chelsea tinha vindo ao Brasil, esse gol foi de placa meus parabéns galera…………………….Chelsea New Brasil………sou fã de vcs, entro no site o todo dia……..

  10. Meus parabéns pelo ótimo trabalho que vcs do Chelsea New Brasil vem fazendo, sou torcedor do Chelsea já faz uns 6 anos e não me arrependo nem um pouco, numca pensei que o Chelsea tinha vindo ao Brasil, esse gol foi de placa meus parabéns galera…………………….Chelsea New Brasil………sou fã de vcs, entro no site o todo dia……..

  11. Cara fica claro que o Chelsea News Brasil cresce à passos LARGOS. Aonde eu poderia ver uma matéria tão bem confeccionada como essa? No GloboEsporte (talvez) No e+i(díficil) na ESPN (provavelmentes) mas no CNB eu vi… cara é incrivel como a postagem ficou show, parabenizo a equipe muito massa… até com imagens do jornal, que massa… sinceramente, simplesmente… SENSACIONAL… PARABENS MESMO… É o Chelsea e sua história…

  12. Cara fica claro que o Chelsea News Brasil cresce à passos LARGOS. Aonde eu poderia ver uma matéria tão bem confeccionada como essa? No GloboEsporte (talvez) No e+i(díficil) na ESPN (provavelmentes) mas no CNB eu vi… cara é incrivel como a postagem ficou show, parabenizo a equipe muito massa… até com imagens do jornal, que massa… sinceramente, simplesmente… SENSACIONAL… PARABENS MESMO… É o Chelsea e sua história…

  13. COM LOUVOR ESSA MATÉRIA FOI FEITA…MUITO BOM SABER DISSO TUDO…PARABÉNS.

  14. COM LOUVOR ESSA MATÉRIA FOI FEITA…MUITO BOM SABER DISSO TUDO…PARABÉNS.

  15. caraca muuuuito bom, poderia ser melhor se tivesse jogado contra o meu
    Sport Club Internacional :B . parabéns pelo post, muuito bom !

  16. caraca muuuuito bom, poderia ser melhor se tivesse jogado contra o meu
    Sport Club Internacional :B . parabéns pelo post, muuito bom !

  17. Galerinha, cada dia mais me surpreendo com vcs. Que historia fantástica! Mandem o link pelo twitter para algum integrante da ESPN, essa materia é digna de ser divulgada.

    Parabens mesmo!

  18. Galerinha, cada dia mais me surpreendo com vcs. Que historia fantástica! Mandem o link pelo twitter para algum integrante da ESPN, essa materia é digna de ser divulgada.

    Parabens mesmo!

  19. Muito boa a matéria.
    Saiu algo parecido no site do Chelsea a um tempo atrás.
    Se não me engano o Chelsea ficou conhecido na Argentina como Los Numerados por usarem números nas camisas, coisa que até então não acontecia.

  20. Muito boa a matéria.
    Saiu algo parecido no site do Chelsea a um tempo atrás.
    Se não me engano o Chelsea ficou conhecido na Argentina como Los Numerados por usarem números nas camisas, coisa que até então não acontecia.

  21. caraaaaaaaaaaaca, excelente post rodrigo, e onde me acharam esses jornais?????? kkkkkkkkkkkkkkkk
    vcs são bons mesmo.

    e pensar q os blues já jogaram ate com o curintia :0

  22. caraaaaaaaaaaaca, excelente post rodrigo, e onde me acharam esses jornais?????? kkkkkkkkkkkkkkkk
    vcs são bons mesmo.

    e pensar q os blues já jogaram ate com o curintia :0

  23. porque vocês não fazem parceria com o Chelsea Noticias? os dois são muito bons e ficariam perfeito juntos! se ja ouver parceria me desculpe

  24. porque vocês não fazem parceria com o Chelsea Noticias? os dois são muito bons e ficariam perfeito juntos! se ja ouver parceria me desculpe

  25. Parabéns pela matéria!! Nunca imaginei que os Blues já estiveram aqui na terrinha.

  26. Parabéns pela matéria!! Nunca imaginei que os Blues já estiveram aqui na terrinha.

Comments are closed.

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.