Com muitos brasileiros no elenco, Shakhtar se destaca e vence a partida. (Foto: Agência EPA)

Shakhtar joga melhor em casa e bate Chelsea por 2 a 1

Com muitos brasileiros no elenco, Shakhtar se destaca e vence a partida. (Foto: Agência EPA)
Com muitos brasileiros no elenco, Shakhtar se destaca e vence a partida. (Foto: Agência EPA)

O Chelsea entrou em campo nesta terça feira para enfrentar o Shakhtar Donetsk com motivação total. Um excelente início de campanha por parte dos comandados de Roberto Di Matteo foi o suficiente para deixar os Blues como favoritos para o confronto. A equipe de Stamford Bridge veio de uma excelente sequência de vitórias, mas o Shakhtar também não fica para trás. A equipe da Ucrânia nunca havia sido derrotada por times ingleses em seu estádio, o Donbass Arena.

Determinados a provar o porque de serem a melhor equipe da Ucrânia disparado, o Shakhtar não demorou para mostrar do que era capaz. Aos 3 minutos de jogo já pareciam estar completamente à vontade com o ritmo da partida. Uma confusão na grande área providenciou a oportunidade perfeita para que Alex Teixeira, bem posicionado pela direita da grande área, finalizasse de direita no contrapé do goleiro Cech e abrisse o marcador. A equipe seguiu sendo a mais perigosa em campo durante toda a primeira etapa, o que pelo menos duas boas defesas de Cech provaram no decorrer da partida. O Chelsea não teve chances claras de gol.

A segunda etapa não foi nada diferente da primeira. Com mais um gol muito rápido, aos 7 minutos do segundo tempo, o Shakhtar novamente dominou a partida. O gol foi de mais um brasileiro, Fernandinho, que, a exemplo do primeiro, de Teixeira, bateu cruzado de dentro da área, sem chances para Cech. O Shakhtar impôs seu ritmo novamente e deu pouco espaço para os Blues. O trio ofensivo não funcionou tão bem nesta partida, mas Oscar ainda conseguiu diminuir após cruzamento de Ivanovic, já nos minutos finais da partida.

Com essa derrota do Chelsea e empate da Juventus contra o Nordsjaelland, o grupo E ficou complicado para o Chelsea, mas o Shakhtar se isolou na liderança, com 7 pontos conquistados. Em seguida vem Chelsea, com 4, Juventus, com 3, e o Nordsjaelland, com apenas 1 ponto.

A próxima partida do Chelsea pela Champions League será contra o Shakhtar, agora em casa, para tentar uma revanche contra a equipe ucraniana. Pela Premier League, os Blues ficam em casa e recebem o Manchester United, no dia 28 de outubro.

 Com gol relâmpago, aos 3 minutos, Shakhtar abriu o placar e ditou o ritmo do primeiro tempo

Poucos minutos após soado o apito inicial da partida, a torcida do Shakhtar já se mostrava presente, fazendo bastante barulho no estádio.

E o Shakhtar provou mesmo que iria dar trabalho para o Chelsea. Aos 3 minutos, após confusão da defesa do Chelsea dentro da grande área, Alex Teixeira recebeu pela esquerda uma bola pingada de Willian, David Luiz não fez a cobertura e Ashley Cole não conseguiu ver a jogada. Com isso, o atacante bateu rasteiro e cruzado, no contrapé de Cech, que nada pode fazer ao ver seu gol sendo vencido.

Aos 6 minutos, tentando seus já tradicionais chutes de fora da área, Oscar arriscou um arremate, mas o chute foi fraco e tranquilo nas mãos do goleiro.

O Shakhtar continuava pressionando, e até os 10 minutos de jogo era superior. Entrava com facilidade na área do Chelsea e trocava passes com precisão.

Ramires encontrou Oscar pela direita aos 11 minutos, mas o cruzamento do brasileiro foi afastado pela zaga com facilidade. Os Blues não apresentavam perigo até então.

Willian quase mostrou seu valor aos 15 minutos de jogo. O brasileiro recebeu pela esquerda, cortou para o centro e arriscou um chute ainda de fora da área. Sorte de Cech que a bola foi no alto, pois o chute foi muito forte.

Já aos 18 minutos de jogo Di Matteo foi forçado a fazer a sua primeira substituição. Frank Lampard saiu lesionado para a entrada de Hazard. E o Shakhtar continuava perigoso, com cruzamentos e bolas enfiadas.

Cole recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo em lance controverso, aos 22 minutos. Ivanovic cruzou uma bola alta até o outro lado do campo, e o goleiro Pyatov saiu para fazer a defesa. Na saída da jogada, Cole encostou no goleiro, que caiu no chão. Cole foi punido pela falta.

O jogo pegou fogo aos 23 minutos com jogada de ataque e contra ataque. Bom passe enfiado encontrou Ramires pelo meio, que carregou e tocou para Torres, que passava livre pela direita. O espanhol invadiu a área mas não conseguiu driblar o goleiro como queria. Ainda com a bola, prendeu até a linha de fundo, desabou, continuou com a bola, fez ótimo giro tirando de dois marcadores, mas o passe foi completamente errado, para o centro da área. No contra ataque, Willian partiu, driblou um já no centro do campo e tocou pela esquerda para um companheiro livre. A sequência da jogada foi um cruzamento, que não representou perigo para os Blues e David Luiz isolou.

Mais uma finalização do Shakhtar ocorreu aos 28 minutos, saída dos pés de Mkhitaryan, que, de fora da área, bateu firme, mas o goleiro Cech pegou sem dificuldade.

O Chelsea tentava pressionar aos 30 minutos, mas os passes do trio ofensivo da equipe não estavam tão afiados como de costume.

Boa jogada entre Mikel e Oscar resultou em perigo ao time ucraniano aos 32 minutos. Oscar tabela com Mikel e recebe de volta pela direita. Seu cruzamento vai para o meio da pequena área, com veneno, mas a defesa do Shakhtar estava atenta e afastou o perigo.

Oscar faz lindo lançamento por cima da defesa para Torres, que domina, invade a área e chuta muito mal, nas mãos do goleiro, sem perigo.

Boa defesa de Cech impediu o alargamento do placar aos 37 minutos, quando mais um chute perigoso de Mkhitaryan foi espalmado pelo goleiro do Chelsea.

O time da casa teve mais uma chance de marcar aos 39 minutos. Após cobrança de cruzamento, a bola é chutada e Oscar tenta afastar de peito, sem sucesso. Rakitskiy então tenta chute à queima roupa, mas Cech faz mais uma boa defesa, segurando o placar.

Aos 40 minutos, Torres perdeu a bola mais uma vez na partida, em jogada pela direita. Na tentativa de recuperar, fez a falta. O espanhol não se encontrava no jogo, assim como boa parte da equipe do Chelsea.

Ivanovic partiu e conseguiu um cruzamento para Torres aos 43 minutos, que bateu de primeira meio esquisito, mas fraco, nas mãos do goleiro.

Com apenas um minutos de acréscimo, o juiz apitou o fim do primeiro tempo, para aplausos energéticos da torcida. 1 a 0 para o Shakhtar.

Mais um gol nos minutos iniciais da segunda etapa sela a vitória do Shakhtar, apesar de gol de Oscar no finalzinho

O Chelsea tentou ressurgir nos primeiros momentos da segunda etapa, mas Torres simplesmente não conseguia fazer jogada alguma e era responsável por devolver a bola ao adversário.

O Shakhtar ampliou o placar logo no começo da segunda etapa, a exemplo de como foi no primeiro tempo. Aos 52 minutos, Hazard perdeu a bola e Adriano foi buscar. Partindo do meio de campo, o jogador avançou com velocidade e encontrou Fernandinho pela direita, completamente desmarcado, que avançou e chutou cruzado, vencendo o gol de Cech novamente.

Ramires chutou forte de fora da área aos 56 minutos, forçando boa espalmada de Pyatov. O escanteio não apresentou perigo para o Shakhtar, no entanto.

Após cruzamento de Mata aos 60 minutos, Torres sobe entre dois defensores mas não consegue o cabeceio. Todos desabam e o espanhol reclama um pênalti. Srna ficou no chão e foi atendido, mas nada grave aconteceu com o croata.

Boa enfiada encontra Torres pela direita. O espanhol carrega a bola e tenta um cruzamento, mas a bola vai fraca e direto para as mãos do goleiro.

Kucher recebe o segundo cartão amarelo do jogo por falta duríssima em Hazard, parando um excelente contra ataque aos 67 minutos.

Fernandinho tem uma ótima chance para amplicar aos 70 minutos, mas seu chute vai para fora. Em seguida, Fernando Torres sai para a entrada de Sturridge em mais uma substituição.

Mkhitaryan tentou outro de seus poderosos chutes para testar Cech aos 73. A bola foi venenosa, mas o goleiro conseguiu fazer a defesa.

Hazard fez boa ligação com Sturridge, mas o inglês não finalizou bem e Pyatov agarrou com facilidade aos 74 minutos.

Aos 76, Terry escapou de um cartão amarelo ao dar uma pegada no calcanhar de Teixeira, pela direita. Na jogada resultante, Hubschman quase faz o terceiro, mas a bola passou a centímetros da trave. Em seguida, Pyatov fez mais uma boa defesa quando Hazard recebeu bom passe e invadiu a grande área. O belga ainda tentou chutar colocado, mas o goleiro afastou.

David Luiz recebeu cartão amarelo aos 80 minutos de jogo por falta desnecessária. Aos 82, mais uma substituição, o homem do primeiro gol, Teixeira, saiu para a entrada de Ilsinho.

Mais um cartão amarelo, agora para Hubschman em falta sobre Ramires, aos 85 minutos. Em seguida, nova substituição. Willian sai para a entrada de Douglas Costa.

Oscar diminuiu para o Chelsea aos 88 minutos. Ivanovic partiu em profundidade pela direita e cruzou para Hazard, que deixou passar a bola por baixo das pernas. Oscar estava logo atrás, livre, e não teve problemas para mandar para o fundo das redes resultando no gol do Chelsea na partida.

Apesar da tentativa de pressão do Chelsea nos minutos finais, o juiz apitou o final da partida e o Shakhtar venceu em casa por 2 a 1.

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Luiz, Terry, Cole; Mikel, Lampard (Hazard, 18′), Ramires, Oscar, Mata; Torres (Sturridge, 70′).

Substitutos: Turnbull, Romeu, Hazard, Sturridge, Cahill, Azpilicueta, Bertrand.

Shakhtar (4-2-3-1): Pyatov; Srna, Kucher, Rakitskiy, Rat; Hubschman, Fernandinho, Alex Teixeira (Ilsinho, 82′), Mkhitaryan, Willian (Costa, 88′); Luiz Adriano.

Substitutos: Kanibolotskiy, Stepanenko, Eduardo, Gai, Douglas Costa, Kryvtsov, Ilsinho.

Gols: Teixeira (3′), Fernandinho (52′), Oscar (88′)

Cartões Amarelos: Cole (22′), Kucher (67′), Luiz (80′), Hubschman (88′)

Árbitro: Damir Skomina

Estádio: Donbass Arena

Público: 50 000

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.