Opinião: Especulado, Witsel seria uma excelente contratação

Witsel tem sido especulado no Chelsea (Foto: Getty Images)
Witsel tem sido especulado no Chelsea (Foto: Getty Images)

É indiscutível o fato de que o Chelsea tem um elenco dos mais completos do futebol europeu. Desde seu retorno, José Mourinho vem trabalhando para aparar todas as arestas do elenco e dar sintonia final às peças. O título da Premier League, com uma campanha que primou pela regularidade, foi o maior atestado disso. Houve momentos, no entanto, em que algumas peças com características um pouco diferentes daquelas presentes no elenco, teriam agregado alguns diferenciais.

Diante disso, uma posição que careceu de uma melhor reposição foi o miolo do meio-campo. Nas raras ausências de Nemanja Matic, por exemplo, com os problemas de lesões pelos quais passaram John Obi Mikel e Ramires, que já não possuem as características do sérvio e nem, tampouco, sua qualidade, o jovem zagueiro Kurt Zouma chegou a ganhar espaço no onze inicial de Mourinho como volante – experiência que não foi um fracasso, mas também não foi particularmente boa.

Além disso, em alguns turnos em que Oscar não correspondeu, Cesc Fábregas poderia ter sido mais utilizado como um criador mais avançado, algo que ocorreu menos do que poderia, justamente em função da falta de um atleta mais qualificado para exercer seu papel como construtor de jogo recuado. Com isso dito, fica claro que uma das posições que mais se beneficiaria de um reforço de alto calibre é o meio-campo e, diante das especulações, não há nome melhor do que o do belga Axel Witsel, atualmente no Zenit.

O belga já enfrentou o Chelsea (Foto: Sky Sports)
O belga já enfrentou o Chelsea (Foto: Sky Sports)

Cria do Standard Liège, o meio-campista sempre se destacou como um jogador multifuncional e de enorme qualidade técnica. Assim, passou rapidamente e com brilho pelo Benfica, que o vendeu pelas assombrosas cifras de £28 milhões ao clube russo. Desde 2012 nos Sine-Belo-Golubye, o belga tem sido o grande pilar do meio-campo, sobretudo após as conturbações que se seguiram a sua contratação e a de Hulk, que desembarcaram em São Petersburgo ganhando cifras muito superiores em relação as dos demais atletas.

Confira: Os rumores e os candidatos para a zaga dos Blues

Tal fato, à época, gerou problemas internos, sobretudo com o volante e capitão Igor Denisov, que acabou deixando o time, vagando o posto de referência na meia-cancha, o qual, rapidamente, foi assumido por Witsel. Na última temporada, o jogador de 26 anos atuou em todos os setores do meio, mostrando-se além de um eficaz volante, um útil meia pelos lados (tanto o esquerdo quanto o direito) e, até mesmo, um eficiente armador. Em 42 jogos, marcou seis gols.

Após sua excelente participação na Copa do Mundo de 2014, tendo sido escolhido por grande parte dos jornalistas e amantes do futebol o melhor atleta da Bélgica, Witsel seguiu atuando em grande nível e ajudou o Zenit a conquistar, mais uma vez, o Campeonato Russo, após dois vice-campeonatos. Falando ainda no campeonato, o belga acertou uma média de 88% dos passes, tendo sido, ainda, o quinto jogador que mais toques acertou em todo o torneio.

Witsel em ação pelo Zenit (Foto: Getty Images)
Witsel em ação pelo Zenit (Foto: Getty Images)

No caso de o belga desembarcar em Stamford Bridge, José Mourinho ganharia um leque imenso de possibilidades. Em primeiro lugar, o português ganharia uma opção verdadeiramente válida para substituir Matic e Fàbregas, em caso de necessidade. Além disso, ganharia novas possibilidades táticas. Para as partidas em que os Blues necessitassem de um maior toque de bola e de menos força na marcação, Witsel poderia atuar na vaga do sérvio; nos encontros em que o meio-campo precisar de um reforço, o jogador poderia entrar na vaga de um dos meias da linha ofensiva; na falta de Fàbregas, o clube teria um jogador de ótima movimentação e que conjuga-a com muita acurácia nos passes; e, por fim, seu ingresso poderia significar o avanço do craque espanhol à linha de criação mais ofensiva, garantindo-lhe maior liberdade.

A contratação de Witsel daria ao clube um 12º jogador, uma figura capaz de atuar em todo o terreno. O belga tem técnica, passa bem a bola, movimenta-se muito e ainda demonstra boa qualidade para fazer interceptações. Além disso, com 1,86m, seria um atleta útil no jogo aéreo.

Vivendo aquela que é considerada a melhor idade para um atleta de sua posição, Axel Witsel tem tudo para deixar o Zenit na presente janela de transferências. Além do Chelsea, Manchester United, Juventus e Milan já manifestaram interesse no belga.

Pelo exposto, não há dúvidas de que uma eventual contratação do jogador pelo Chelsea viria recheada de benefícios. E, até onde se vê, o único ponto negativo de sua negociação seria o alto custo, uma vez que o atleta dificilmente chegaria por menos de £25 milhões, o que, em um mercado que dispende £28 milhões em uma aposta como Roberto Firmino, soa bastante razoável.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.