Vocês sabem o que Cristiano Ronaldo, Pelé, Klose, Robbie Keane, Ibrahimovic, Rooney e Phil Younghusband têm em comum? Eles são os maiores artilheiros de futebol das seleções de futebol. Mas eu duvido que você saiba quem é, atualmente, o maior artilheiro da seleção de futebol das Filipinas. Pois bem vamos a alguns nomes:
- Cristiano Ronaldo possui 85 gols em 154 jogos (média de 0.56);
- Pelé possui 77 gols em 92 jogos (média de 0.85);
- Miroslav Kose, 71 gols em 137 jogos (média de 0.53);
- Robbie Keane, 68 gols em 146 jogos (média de 0.46);
- Zlatam Ybahimovic, 62 gols em 116 jogos (média de 0.53);
- Wayne Rooney, 53 gols em 119 jogos (média de 0.45);
- Phil Younghusband, 51 gols em 98 jogos (média de 0.52);
Phil Younghusband no Chelsea
Certamente você deve estar perguntando “Phill o quê?”. Sim Phill Younghusband, ou melhor, Philip James Placer Younghusband, nascido em 04 de agosto de 1.987 em Ashford, Inglaterra, filho de pai inglês e mãe filipina.
Como resultado, aos nove anos de idade começou a treinar no Chelsea, sendo, consequentemente, o artilheiro da equipe juvenil da temporada 2003-2004. No ano seguinte, repetiu o feito, fazendo com que assinasse seu primeiro contrato profissional com o Chelsea, no dia 1o. de Março de 2005, ficando na equipe reserva.
Da mesma forma, na equipe reserva, fez 21 aparições, jogando 18 partidas e marcando 5 gols. Sem nenhum espaço na equipe (aja vista que era o começo da era Roman Abramovich), Younghusband, foi emprestado (30/08/2007) para o Esbjerg da primeira divisão da Dinamarca. Sem jogar sequer uma partida, retornou em janeiro, ficando a disposição na equipe reserva do Chelsea.
Como resultado, nos dois anos seguintes, na equipe reserva do Chelsea, disputou 41 partidas marcando 9 gols. No verão de 2008, seu contrato não foi renovado e ele se tornou um agente livre.
A história nas Filipinas
Com cidadania filipina, resolveu se mudar para este país. Devido a problemas locais, somente depois de três longos anos sem jogar profissionalmente, Younghusband aceitou, finalmente, a proposta da equipe local Loyola Meralco Sparks, para disputar o próximo campeonato.
Acima de tudo o início do campeonato teve sua estreia apenas no dia 15 de outubro de 2011, na Cupa UFL, e disparou exatos 7 (SETE!!!!) gols contra a equipe recém chegada da segunda divisão, Team Socceroo FC (o resultado final foi 15 a 1).
Mesmo sua equipe ficando em segundo lugar na competição, mais digno de nota, foi saber que Younghusband sagrou-se artilheiro, fazendo 25 (VINTE E CINCO) gols em 7 (SETE) jogos. O que dá uma média de 3,57 gols por partida, somente na competição principal do país.
Porém, contando todas as competições que o Loyola Meral Sparks disputou, Younghusband marcou um total de 49 gols em apenas 17 partidas, o que dá uma média de 2,88 gols por jogo!
A história nas Filipinas

Habilidade nata
O tempo em que Phill Younghusband permaneceu no Chelsea, embora não tenha atuado no time principal, demonstra que foi mais um talento (como muitos) que o Chelsea desperdiçou. No caso específico, sem que, sequer, tenha demonstrando uma única vez na equipe principal.
#GoBlues
As palavras neste texto condizem com a opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.
A gente sabe que você também tem o sangue azul. Apoie o Chelsea Brasil e ajude a escrever a nossa história! Link direto para a campanha: https://goo.gl/6AAUzD.