Depois da minha coluna sobre os jogadores emprestados (Empréstimos de jovens é uma solução?), onde dei detalhes dos 36 (trinta e seis) jogadores sob contrato do Chelsea nas mais diversas ligas existentes, a coluna de hoje irá detalhar quais jogadores (seja do time titular, reserva ou simplesmente emprestados), que estarão com os contratos prestes a ser encerrado. Começaremos pelos jogadores que terão seus contratos encerrados em Junho/2018.
Antes de mais nada, o jogador da capa chama-se João Rodriguez, e, poucos torcedores (mesmo os mais fanáticos), já ouviram falar no mesmo. Parte de sua história estará no final deste post.
Willy Caballero – Goleiro
O primeiro goleiro, depois de Thibaut Courtois, irá fazer 37 anos no dia 28/09. Pela lógica, não terá seu contrato renovado, porém, com exceção de Courtois que encerrará seu contrato em Junho de 2019, todos os demais goleiros (Caballero, Eduardo e Matej Delac), terão seus vínculos encerrados em Junho/2018, ou seja, o Chelsea ficará sem goleiro reserva.
Pelo Chelsea, Caballero disputou oito jogos: um pela Premier League contra o Brighton (vitória de 4-0), três pela FA Cup (0-0 contra o Norwich, 0-0 no replay contra o mesmo Norwich e vitória de 6-4 nos pênaltis; vitória contra o Newcastle (3-0); e quatro jogos pela EFL Cup contra o Nottinghan Forest (5-1); contra o Everton (2-1), contra o Bournemouth (2-1) e contra o Arsenal (derrota de 2-1).
Eduardo – Goleiro
Eduardo chegou no Chelsea, na temporada 2016/2017 para ser o terceiro goleiro, depois de Courtois e Asmir Begovic. Nesta temporada, ficou treinando com a equipe do Chelsea U23. Com a venda de Asmir Begovic para o Bournemouth, e a aquisição (sem custos) de Cabellero, continuou sendo o terceiro goleiro. Nunca disputou nenhuma partida oficial pelo Chelsea e, em 19/09 completará 36 anos.
Matej Delac – Goleiro
Delac chegou ao Chelsea em 2010, vindo do NK Inter Zapresic da Croácia por £1.35 milhão. Durante esses oito anos no Chelsea já passou pelos seguintes clubes: Vitesse, C. Budejovice, Vitória de Guimarães, NK Inter Zapresic, Vojvodina, FK Sarajevo, AC Arlésien, novamente FK Sarajevo e Royal Excel Mouscron. Completará 26 anos em 20/08 e nunca disputou qualquer partida oficial pelo Chelsea.
Bradley Collins – Goleiro
Collins é “cria” do Chelsea, tendo assinado seu primeiro contrato, com apenas pouco mais de 16 anos. Na temporada atual (2017-2018), foi emprestado para o Forrest Green Rovers, que disputa a League Two (algo com a quarta divisão da Inglaterra). Já disputou 32 partidas, tendo tomado 51 gols.
Jared Thompson – Goleiro
Thompson, mais um goleiro, completará 20 anos em 23/02. Veio do Swindon Town Jugend (uma equipe amadora da Inglaterra), na temporada 2012/2013. Passou pelo Chelsea Youth, Chelsea U18, Chelsea U23 e, nesta temporada, foi emprestado para o Chippenham Town, uma equipe semi-profissional da Inglaterra que disputa a National League South (a sexta divisão de futebol).
Fankaty Dabo – Lateral Direito
Outra “cria” do Chelsea, Dabo já foi emprestado para o Swindon Town e para o Vitesse (onde se encontra atualmente). Em 22 jogos pela Eridivise, possui duas assistências. Está no Chelsea desde Julho de 2012.
Victorien Angbam – Volante
Vindo do Stade d’Abidjan (time de futebol da Costa do Mafin), em Janeiro de 2012 aos 16 anos, Angbam já foi emprestado pelo Sint-Truidem (da Bélgica), Granada (da Espanha), e Waasl-Beveren (da Bélgica), onde se encontra atualmente. Pelo time Belga, disputou 21 partidas fazendo um gol.
Jordan Houghton – Volante
E novamente, outra “cria” do Chelsea. Jordam Houghton já foi emprestado para Gillingham FC (da 3a. divisão da Inglaterra), Plymouth Argile, e 3 vezes para o Doncaster Rovers, e que, de acordo com Daved Blunt, Chairman da equipe, Jordan será adquirido gratuitamente, após vencer seu contrato. Isto porque ele já assinou um pré-contrato com a equipe.
João Rodriguez – Centro Avante
Por fim, João Rodriguez, que, deixei por último para contar a história do mesmo.
Aos 16 anos ele passou dois meses treinando nas equipes juniores do Chelsea, o que foi suficiente para firmar um contrato de cinco anos. Como parte do acordo, João permaneceu em sua equipe Desportes Quindio (equipe que atualmente disputa algo como a “Série B” da Colômbia), isto na longínqua temporada 2012-2013.
No início da temporada 2013-2014, ficou treinando entre os Sub-16 da Inglaterra, não sendo aproveitado foi emprestado no início de 2014 para o Uniautónoma outra equipe da Colômbia que disputa a Série B. Na temporada 2014-2015, voltou ao Chelsea, e foi emprestado novamente, agora para o SC Bastia também da Série B, mas neste caso do campeonato francês. A ida do jogador, totalmente sem custos, foi devido ao treinador (à época), que era Claude Makelélé.
Em Janeiro de 2015, o empréstimo (que era de seis meses), não foi prorrogado, e João Rodriguez voltou mais uma vez para o Chelsea. Alguns dias depois, foi emprestado, juntamente com outro jogador do Chelsea Ulisses Dávila para o Vitória, time que disputa a 1a. divisão do Campeonato Brasileiro; retornando mais uma vez para o Chelsea, em Junho de 2015, sem ter feito uma única aparência na equipe. Para não deixar este post grande demais, João Rodrigues foi emprestado ainda para: Sint Truiden (da Bélgica), Independiente Santa Fé (da Colômbia), Cortuluá (da Colômbia) e, finalmente para o Tampico Madero (do México).
Atualmente João Rodriguez tem 21 anos, e está desde 2013 no Chelsea (portanto há cinco anos). Neste período, foi emprestado para sete equipes diferentes; tendo atuado por 58 jogos fazendo 10 gols. Atualmente, no Tampico Madero, disputou 23 partidas, tendo marcado 10 gols.
#GoBlues
As palavras neste texto condizem com a opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.