Colunas: Quero ver mais de Loftus-Cheek e vocês?

Loftus é uma grande esperança na base (Foto: Clive Mason/Getty Images)

Nos últimos anos, o Chelsea conquistou muitos títulos nos escalões inferiores, como por exemplo duas FA Youth Cup, uma Premier League Sub-21 e uma UEFA Youth Cup. Sabe o que todos esses títulos tiveram em comum? A presença de Ruben Loftus-Cheek, jogador que chegou ao clube com apenas oito anos e que mesmo diante da má fase do time não vem tendo muitas oportunidades na temporada.

Alto, forte e cheio de personalidade, Loftus-Cheek tem se mostrado um volante de características raras; ao mesmo tempo que destrói o jogo adversário, sai com a bola e ajuda o time a fazer uma marcação mais pressionada no campo do adversário. Embora não tenha a força do jogo de Nemanja Matic e nem a classe de Cesc Fàbregas, o “hibridismo” do futebol do jogador pode ser justamente o que tem faltado para dar mais intensidade ao meio-campo dos Blues.

Aos 19 anos, Loftus tem mostrado ótimo nível quando atua, sobretudo depois de ter sido criticado por José Mourinho, que, em junho, acusou-o de ser um pouco “indolente” e se dedicar menos à marcação do que o devido. O recado parece ter sido absorvido com perfeição, como demonstrou seu brilhante jogo contra o Maccabi Tel Aviv, encontro em que foi substituído na parte final, completamente exausto. Na referida partida Loftus acertou 93% de seus passes.

Screenshot-2015-10-06-at-11.08.46
Mapa de passes do jogador contra o Maccabi (Foto: Squawka)

Anteriormente, na temporada passada, o jovem chegou a disputar 60 minutos de uma partida contra o Liverpool, ocasião em que acertou os 27 passes que tentou, conseguindo um impressionante percentual de 100% de êxito e não demonstrando qualquer problema para se encaixar no time.

Outro fator que justifica a vontade de ver mais desta cria da casa tão promissora é a necessidade de mudanças e proposição de uma nova forma de jogar para a equipe. A fórmula do sucesso passado não mais é eficiente e já é conhecida por todos os adversários do clube londrino. Loftus-Cheek pode ser a novidade que o esquema da equipe precisa para voltar aos trilhos vitoriosos de outrora. Com sua entrada, provavelmente, o esquema tático seguiria sendo o mesmo, o que mudaria é a forma como o mesmo seria executado.

Nesta temporada, o garoto já entrou em campo três vezes, uma por cada competição que o Chelsea está disputando – UEFA Champions League, Premier League e League Cup. Após mais uma derrota, desta vez contra o Southampton, em casa, Mourinho finalmente parece ter aberto seus olhos para a possibilidade de escalar o garoto.

“Claramente não é hora de colocar quatro, cinco ou seis garotos, porque alguns deles não estão prontos. Mas eu penso que Ruben (Loftus-Cheek) é um caso que está mais preparado, então, se tudo correr normalmente nas próximas duas semanas, sim, ele será um jogador para iniciar o próximo jogo. Não estou dizendo que é um jovem jogador que salvará a temporada. Penso que é um bom momento para fazer isso”, disse o comandante.

A esperança de ver mudanças no time é algo que traz algum ânimo e o ingresso de um jovem que vem jogando bem nas poucas oportunidades que tem, segue a mesma linha. É evidente que não dá para esperar, como Mou ressaltou, que o jogador resolva os problemas da equipe, mas as mudanças que podem acontecer com sua presença são pensadas com esperança.

Se falhar, Loftus-Cheek não poderá ser execrado pela torcida, ao menos não mais que as grandes estrelas do time, que têm de fato responsabilidade pelo momento do time. Outro fato é que só erra quem tenta e os jogadores mais experientes tem tentado e errado muito. Por que Loftus não poderia errar?

Por essas razões, quero ver mais de Loftus-Cheek. E vocês?

 As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.