Primeiramente, grande abraço aos amigos do Chelsea Brasil! O time de Stamford Bridge vem atuando de forma impecável no Campeonato Inglês. Olhar para a tabela de classificação e observar que com sete rodadas o clube londrino já abriu cinco pontos do segundo colocado já bastaria para compreender a qualidade do elenco de José Mourinho nesta temporada.
Entretanto, o colunista que vos fala, admira dados, números e afins; despertando a vontade dele em descobrir quais são as estatísticas do Chelsea e o que representou a vitória contra o Arsenal nas questões matemáticas.
Dados na Premier League
O Chelsea está na primeira posição do campeonato nacional. Sua formação de resultados é V-V-V-V-E (quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos).
Diego Costa é o artilheiro do Chelsea no Campeonato Inglês (E do próprio campeonato, diga-se de passagem), nove gols em sete jogos. Média de 1.29 gol por jogo. Logo atrás, Berahino (WBA), Ullhoa (LEI) e Agüero (MCI) aparecem com cinco gols e uma média de 0.71. Hazard, Ivanovic e Schürrle maracaram duas vezes.
Quem mais deu assistências também foi do Chelsea: Cesc Fàbregas contribuiu sete vezes com os companheiros. Entretanto, nesta categoria, a competição é mais acirrada. Sigurdsson (SWA) deu seis passes para gol.
Diego Costa chutou 22 vezes ao gol. 4º no quesito arremates na Premier League desta temporada. Compõem o pódio: Agüero 25 (MCI). Pellé 23 (SOU) e Balotelli 23 (LIV).
Fàbregas é o segundo jogador que mais deu passes nos sete jogos da Barclays Premier League. O primeiro é Yaya Touré com 606, o espanhol é o segundo com 572 e Gareth Barry, na terceira colocação, têm 532 passes. Nemanja Matic é o 10º com 448 passes.
O Chelsea não tem o costume de efetuar cruzamentos, segundo os dados. O melhor ranqueado foi Cesc Fàbregas na 20ª colocação com 31. O primeiro é Tadic (SOU) com 78.
Diego Costa está na briga de um terceiro – e não positivo – quesito. Impedimentos. O hispano-brasileiro está com a medalha de bronze com sete impedimentos. Lukaku (EVE) com oito e Adebayor (TOT) com nove fecham os medalhistas.
Azpilicueta é o atleta do Chelsea que mais desarmou na PL até agora. São 23 em sete jogos, média de 3.29 por jogo. Porém está longe da liderança, com a marca, César está na 9ª colocação. Jedinak (CPA) 36 desarmes, Clyne (SOU) 30 e Gardner (WBA) também com 30 são os três primeiros. Destaque para Patrick van Aanholt (SUN), ex-Chelsea, com 29 desarmes.
Cartões amarelos não é o forte do Chelsea – e ainda bem. Mas Diego Costa já foi amarelado três vezes. O pódio é composto por Chambers (ARS) em cinco ocasiões, Bardsley (STO) que recebeu advertência quatro vezes e Jonjo Shelvey (SWA) também quatro vezes
Eden Hazard completou 36 dribles na temporada. Mais do que qualquer jogador entre as cinco principais ligas europeias.
Dados do Chelsea no dérbi londrino do dia 05/10/2014
Fàbregas deu quatro assistências nos últimos cinco gols de Diego Costa na Premier League. A última foi contra seu ex-clube.
Ponto negativo: Oscar conseguiu dois dos 17 desarmes que tentou contra o Arsenal. O brasileiro cometeu quatro faltas dentre as 17 tentativas.
Diego Costa tem nove gols em 19 chutes – 16 ao gol – na Premier League nesta temporada. Sua taxa de conversão é de 47,4%. Ou seja, Praticamente, a cada dois chutes do camisa 19, um é gol.
Cesc Fàbregas registra sete assistências na Premier League 13/14. O mesmo número de assistências de todo o time do Arsenal.
Compare os meio-campistas e atacantes do Arsenal com o espanhol:
Fàbregas = sete assistências na PL.
Wilshere + Özil + Cazorla + Ramsey + Sánchez + Flamini + Arteta + Chamberlain + Podolski + Rosicky = cinco assistências.
Azpilicueta completou 100 jogos com a camisa do Chelsea.
Mourinho nunca perdeu para Arsène Wenger na Premier League. (V7, E5, D0).
Ivanovic contra o Arsenal: 7 desarmes, 4 roubadas de bola, venceu oito jogos aéreos (Mais do que qualquer jogador e três a mais do que toda a zaga do Arsenal), 81% acerto em passes [29/36], 82 toques na bola.
O Chelsea conseguiu pela primeira vez em sua história clean sheets em quatro jogos consecutivos contra o Arsenal.
Eden Hazard marcou sete gols em sete cobranças de pênalti na Premier League. Apenas Berbatov tem mais (9/9).
OBS: Parabéns Wenger, conseguiu um golpe no Mourinho. Mas a vitória, por pontos, foi para o Special One. Assim como nas doze ocasiões anteriores.
As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil