Colunas: Há vida sem Fàbregas e Matic?

Dupla foi essencial na conquista da Premier League (Foto: Getty Images)
Dupla foi essencial na conquista da Premier League (Foto: Getty Images)

Sem dúvidas, o coletivo foi o grande diferencial na temporada 2014/15 para que o Chelsea conquistasse a Premier League. Tudo começa por um bom goleiro até o goleador e, dessa forma, os Blues mostraram a consistência perfeita para levantar a taça do Campeonato Inglês.

Ainda assim, mesmo numa equipe que priorize o jogo coletivo, existam peças fundamentais que fazem o time funcionar. Você pode achar que estou falando de Eden Hazard, o craque da competição, ou Diego Costa, nosso artilheiro da temporada, mas, na verdade, estou falando da dupla Nemanja Matic Cesc Fàbregas. 

O entrosamento da dupla faz parecer que jogam há muitos anos juntos, mas esta foi a primeira temporada de ambos – e que temporada. Matic é o jogador que pode ser considerado o volante moderno – aquele que não se limita apenas a defender, mas sabe sair para o jogo, ocupar os espaços e chegar bem ao ataque.

A segurança que o sérvio passa no meio-campo é gigantesca, uma vez que ele dá a liberdade necessária para que Fàbregas não se preocupe na marcação, mas sim na articulação de jogadas. O resultado dessa estratégia foram 18 assistências, mais do qualquer outro jogador na Premier League.

A importância de Matic fez crescer não só o futebol de Fàbregas, mas de toda a equipe de modo geral. A quebra da sequência de vitórias seguidas dos Blues aconteceu no revés por 2 a 1 diante do Newcastle. Nesta partida, o sérvio esteve ausente e Mikel, como já era de se esperar, não deu conta do recado. Não é coincidência. Matic fez uma temporada excepcional.

Felizmente, Matic e Fàbregas estiveram muito bem fisicamente e Mourinho pôde contar boa parte da temporada com eles. Mas é preciso contar com alternativas além da sorte: e se Matic sofrer uma grave lesão? Quem o substituirá? Mikel? E se Fàbregas se machucar? Ramires terá condições substitui-lo à altura?

O Chelsea, para a próxima temporada, precisará pensar acerca desta possibilidade. Será muito difícil – para não dizer impossível – encontrar um jogador com características semelhantes a do sérvio. Claro, você pode pensar em Pogba, mas é uma contratação inviável. Para o lugar de Fàbregas, no entanto, existe a chance de buscar o meio-campista Koke, do Atlético de Madrid.

São algumas opções que o clube deverá estudar para 2015/16, pois o meio-campo foi o setor primordial para o bom desempenho nesta temporada.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.