Colunas: Estreia no site e no campo

Begovic treinando com os novos companheiros (Foto: Chelsea FC)
Begovic treinando com os novos companheiros (Foto: Chelsea FC)

Na semana da contratação de Asmir Begovic, eu inauguro a minha coluna aqui no Chelsea Brasil. Todo sábado eu comentarei um pouco sobre o nosso clube inglês.

Com a proximidade dos jogos de pré-temporada, eu pensei numa questão que já deve ter sido considerada pelo próprio Begovic: quantos jogos o bósnio terá como titular? Considerando que na última temporada Petr Cech teve dezesseis participações na temporada, em vez das habituais 40, 50, é perfeitamente compreensível que Begovic também tenha de quinze a vinte partidas. E isso é uma questão que deve ter sido considerada pelo goleiro ao aceitar se transferir para o Chelsea.

Muitos falam que vai haver uma disputa pela titularidade, mas eu não acredito. Courtois se adaptou ao clube na última temporada e não passou a mesma segurança que passava no Atlético de Madrid. Agora, já adaptado ao Stamford Bridge, a tendência é de uma evolução no seu rendimento.

Comparação de rendimento entre os dois goleiros na última temporada (Dados: Squawka)
Comparação de rendimento entre os dois goleiros na última temporada (Dados: Squawka)

Olhando friamente os números e contextualizando com as posições de cada time no campeonato, é possível entender o porquê da contratação de Begovic para o lugar de Cech. Seguro, o bósnio foi um dos responsáveis pela sexta melhor defesa do campeonato com apenas 43 gols sofridos – o Stoke City terminou em nono, mas isso se deve muito mais ao fracasso de seu ataque, que só marcou 48 gols – o Chelsea, por exemplo, teve 73 -, do que a parte defensiva.

O fato é que estaremos bem servidos depois de mais de dez anos de serviço do lendário Petr Cech.

Sem explicação: Márcio Canedo trouxe a lista dos jogadores que viajaram ao Canadá e, inexplicavelmente, Bamford não estava nela. Será que vem mais um atacante por aí?

Em tempo: O novo uniforme do Chelsea é absolutamente lindo. Parabéns à Adidas pela peça.

Dica de amigo: O Bluecast sobre uma possível saída de Abramovich é imperdível. Clique aqui e ouça os comentários de Tiago Santos, Márcio Canedo e Bárbara Cavalcanti sobre esse tema.

Corneta da semana: Cuadrado com a eterna camisa 11? Sério?

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Rafael França

Carioca pós-graduado em Jornalismo Digital vivendo em Porto Alegre. Diretor-geral de conteúdo do Chelsea Brasil.