Pato de volta à Europa é uma incógnita; no Chelsea a incerteza seria ainda maior

Alexandre Pato negocia transferência para o Chelsea (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress)
Alexandre Pato negocia transferência para o Chelsea (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress)

Desde a última quinta-feira (14) começou a crescer um forte boato na mídia brasileira e britânica de que Alexandre Pato, atacante do Corinthians, estaria a um passo de retornar à Europa e seu destino seria o Chelsea. No Brasil, há muito tempo vem se especulando sobre o futuro do jogador, mas parece que agora teremos um desfecho, mas fica a pergunta: será que vale a pena?

Pato teve um início arrasador no futebol brasileiro, pelo Internacional. Pouco tempo foi, ainda jovem, para o Milan, onde ficou por cinco anos. Nos tempo de Itália colecionou mais lesões do que gols e deixou de ser a “Esperança Brasileira” após alguns anos. Em 2013, Pato voltou ao Brasil para jogar no Corinthians após um investimento de €15 milhões dos paulistas.

Desde a sua volta, Pato demonstrou muita inconsistência em seu jogo, variando partidas com gols e outras que não lembravam nem de perto o menino que surgiu em Porto Alegre. No Corinthians, seu ponto mais baixo foi perder um pênalti em uma disputa contra o Grêmio, no sul, e eliminar o Corinthians da Copa do Brasil de 2013. No ano seguinte, fez parte de uma troca com o São Paulo.

Em 2015, viveu seu melhor momento no São Paulo com o técnico colombiano Juan Carlos Osório. Pato deixou de ser o centroavante, posição que vinha jogando desde sua volta ao Brasil, e passou a atuar mais na ponta esquerda, sua posição predileta. Após essa mudança, tornou-se peça-chave do tricolor paulista e voltou a ser cogitado na Seleção Brasileira.

Porém, após tanta incerteza e muito mais baixos do que altos, seria uma contratação arriscada por parte do Chelsea? Três anos e meio bem abaixo de rendimento e apenas seis ótimos meses valeriam sua contratação? Pato viria pra jogar na mesma posição que Eden Hazard, considerando o que foi dito anteriormente de que essa posição o credenciou a voltar à Europa. Com as especulações de uma futura saída do belga, Pato poderia ser o cara da ponta esquerda no futuro?

Especula-se que o então técnico do Chelsea, José Mourinho, teria dado o aval para a contratação de Pato. Após sua demissão, o negócio esfriou, mas aparenta ter voltado com todo vapor nos últimos dias, tanto a ponto do técnico do Corinthians, Tite, dizer que em até três dias deverá estar tudo resolvido. O valor giraria em torno de £12 milhões, uma contratação barata, se considerar a alta inflação do mercado do futebol e o histórico do Chelsea. Barata, mas também de grande risco.

O Chelsea tem um histórico recente de contratar grandes atacantes que não tiveram sucesso em Londres. Casos de Fernando Torres, Andriy Shevchenko e, mais recentemente, Falcao García. A mídia brasileira cansou de rotular Pato como “O novo Fernando Torres” e não sabemos qual seria a reação dos torcedores após partidas apagadas, como nos tempos de Corinthians. Especula-se que para Pato chegar, um jogador terá que sair. E o favorito para isso é Loic Remy.

Após esses seis meses de grande futebol, Pato virou para o Corinthians uma moeda de troca e o clube quer se livrar do jogador de qualquer maneira. Especulou-se do atacante jogar no Liverpool, rumor desmentido pelo próprio Jurgen Klopp nessa semana. O Borussia Dortmund também foi um dos destinos especulados para o atacante.

Porém, proposta mesmo, Pato só recebeu do futebol chinês, prontamente recusada pelo desejo do atacante de voltar ao futebol europeu. O Chelsea surgiu e seria o final perfeito para todos da história: para o Corinthians e para Pato. Final perfeito para o Chelsea? Apenas o futuro poderá dizer.

Category: Mercado de Transferências

Tags:

Article by: Diego Lepre

Carioca, estudante de Jornalismo e apaixonado pelo Chelsea.