Oficial: Alexandre Pato é o novo jogador do Chelsea

O site oficial do Chelsea acabou de anunciar que Alexandre Pato é o mais novo jogador dos Blues. Após a negociação feita com o Corinthians, o clube anuncia o atacante por empréstimo até o final da temporada com uma opção de compra ao fim do contrato. Não se falou em valores, mas a imprensa britânica especula um valor de £10 milhões para poder contar com o brasileiro, que se destacou ano passado jogando pelo São Paulo.

Pato tem 26 anos e foi revelado pelo Internacional no ano de 2006. Logo que surgiu, foi visto como uma esperança para a renovação da seleção brasileira. Estreou em novembro daquele ano em um partida do Campeonato Brasileiro, um vitória por 4 a 1 contra o Palmeiras. Nela, marcou seu primeiro gol como profissional um minuto após entrar na partida. Em seu segundo jogo como profissional, quebrou um recorde que era de Pelé como jogador mais jovem a fazer um gol num torneio FIFA. Na ocasião, era o Mundial de Clubes. Pato, com então 16 anos, fez um dos gols na vitória na semifinal contra o Al-Ahly.

Na metade do ano de 2007, Pato se transferiu para o Milan por um valor de €24 milhões. Em seu primeiro ano de Europa, terminou como vice-artilheiro do Milan na temporada. Pato continuou no Milan por mais cinco anos. Teve períodos longos sem atuar devido a lesões, mas também coleciona momentos mágicos com o rossoneri, como por exemplo um gol contra o Barcelona, arrancando por meio campo e driblando os defensores. Em 151 partidas, Pato anotou 63 gols pelo Milan.

Em janeiro de 2013, o Corinthians anunciou a contratação de Pato por €15 milhões, a maior da história do futebol brasileiro. Em sua estreia, marcou o quinto gol na vitória contra o Oeste, pelo campeonato Paulista. Após um inicio bom no Corinthians, Pato sofreu uma queda de rendimento e começou a sofrer bastantes críticas. Seu ponto mais baixo foi quando eliminou o clube da Copa do Brasil ao perder um pênalti em um cavadinha defendida pelo goleiro Dida. Pato fez a pré-temporada com o Corinthians, mas em fevereiro de 2014, foi envolvido em uma troca para o São Paulo. No clube do Parque São Jorge, Pato marcou 17 gols em 63 partidas.

No São Paulo, Pato viveu sua melhor fase depois de voltar ao Brasil, principalmente com o técnico Juan Carlos Osório. Pato foi decisivo na campanha que classificou o time do Morumbi para a Libertadores de 2016. Em 101 partidas pelo Tricolor, anotou 38 gols.

Informações Pessoais:
Nome completo: Alexandre Rodrigues da Silva
Data de nascimento: 2 de Setembro de 1989
Local de nascimento: Pato Branco, Paraná, Brasil
Peso: 78kg
Altura: 1,80m

Seleção Brasileira:
2007 – Sub-20: 12 jogos e oito gols
2008-2012 – Seleção Olímpica: 14 jogos e quatro gols
2008- Brasil: 26 jogos e 10 gols

Títulos:
Mundial de Clubes da FIFA (Internacional): 2006
Recopa Sul-Americana (Internacional): 2007
Série A (Milan): 2010-2011
Supercopa da Itália (Milan): 2011
Campeonato Paulista (Corinhtians): 2013
Recopa Sul-Americana (Corinthians): 2013
Campeonato Sulamericano Sub-20 (Brasil): 2007
Copa das Confederações (Brasil): 2009

Category: Mercado de Transferências

Tags:

Article by: Diego Lepre

Carioca, estudante de Jornalismo e apaixonado pelo Chelsea.