De acordo com o jornal alemão Bild, responsável por “cravar” negociações em época de janela de transferências, o meia-campista Juan Mata, do Chelsea, deve jogar no Bayern de Munique. Segundo a publicação, Pep Guardiola, treinador do time bávaro, teria pedido a chegada do meia espanhol em imediato para se juntar ao estrelado elenco do Bayern de Munique, que já conta com meias como Ribery, Robben, Muller, Gotze e Shaqiri. Outros interessados são Barcelona e PSG que, nesse momento, correm por fora.
José Mourinho, treinador dos Blues, disse recentemente que não existiam propostas concretas por Mata, mas deixou a porta da saída aberta para o meia que, ao ser substituído no jogo contra o Southampton, reagiu mal.
O valor da ida de Mata para o Bayern seria bastante semelhante ao da negociação de Matic, que deve acertar com o Chelsea. O Bild informa que o preço pago por Mata será de 25 milhões de euros. Desta forma, haveria um equilíbrio nas finanças do Chelsea, que precisa abrir mão de algumas peças, já que foram registradas perdas de 49,4 milhões de libras (mais de 59,4 milhões de euros) no último balanço.
Mata, assim como Matic, apresenta uma valor de mercado superior ao valor pelo qual deverá ser transferido. O espanhol, que tem contrato até 2016, apresenta uma multa de 45 milhões de euros, enquanto Matic vale algo em torno de 50 milhões de euros. Em agosto de 2011, o Chelsea garantiu a contratação de Juan Mata junto ao Valencia por 26 milhões de euros.