Na última janela de transferências, antes do início da atual temporada europeia, o Chelsea fez quatro investidas por John Stones, atingindo, em sua oferta final, o valor dos 33 milhões de libras pelo jovem zagueiro do Everton e da Seleção Inglesa. Contudo, o clube de Liverpool foi duro nas negociações e na sua posição inicial de não negociar Stones, que é considerado uma das principais promessas do futebol inglês.
Se no início da temporada o Chelsea se preocupava em reforçar seu sistema defensivo, agora, com a péssima campanha realizada pelo time de José Mourinho até aqui, rumores dão conta de que o Chelsea voltará às investidas pelo defensor de 21 anos, que, apesar da idade, já tem mais de 50 partidas por seu clube como titular.
Com a queda de produção de jogadores como Gary Cahill e John Terry e com a incógnita Papy Djolobodji preparada para deixar Stamford Bridge, o Chelsea estaria disposto a fazer grandes investidas por um jovem zagueiro, que seria contratado já para ocupar um espaço de destaque na defesa dos Blues. Segundo o Daily Mail, o nome considerado principal para a comissão técnica e diretoria do Chelsea é o de John Stones, com Raphael Varane e Aymeric Laporte correndo por fora.
A proposta inicial, segundo os rumores, começaria na casa dos 33 milhões de libras, valor da última tentativa do clube de Londres pelo defensor. Os valores, entretanto, poderiam chegar a 37 milhões de libras, caso o Everton resolva novamente endurecer as negociações.