Courtois só discutirá seu futuro após a final da Champions League

Courtois comemora o título espanhol junto ao companheiro Diego Godin (Foto: David Ramos/Getty Images)
Courtois comemora o título espanhol junto ao companheiro Diego Godin (Foto: David Ramos/Getty Images)

O belga Thibaut Courtois, goleiro do Chelsea que está emprestado ao Atlético de Madrid, admitiu ao periódico inglês The Guardian que ainda não sabe onde vai jogar na próxima temporada, e que vai esperar o seu clube de origem tomar uma decisão sobre o seu futuro, mas ele avisou que não vai aceitar ser apenas um substituto nos Blues.

Courtois, falando após tornar-se campeão espanhol pelo Atlético, disse: “É uma grande sensação ser campeão da Espanha, mas ainda não estou certo sobre o que vai acontecer na próxima temporada. Nós temos a final da Champions League [no sábado] e, em seguida, a Copa do Mundo, por isso agora não é a hora de pensar no futuro. Eu ainda tenho dois anos de contrato com o Chelsea, por isso depois veremos o que vai acontecer.”

“Se eu for para algum outro lugar, eu vou jogar. Com a minha idade [completou 22 anos há uma semana], o que eu quero é jogar, pois é a coisa mais importante para mim. Vamos ver o que acontece. Mas Petr [Cech] é um dos melhores goleiros do mundo, e eu tenho muito respeito por ele, por isso vamos ver o que o Chelsea vai decidir e o que eles pretendem fazer. Vocês vão saber a decisão no futuro.”

Na janela do verão europeu do ano passado, o Chelsea tentou empresta-lo a algum clube inglês, para prepara-lo melhor para Premier League, mas o belga insistiu de que seria melhor para ele continuar na Espanha, onde já conquistou quatro títulos e dois prêmios individuais como o melhor goleiro da La Liga. Seu treinador descreve o jogador como o melhor goleiro do mundo.

“Ele é o meu treinador, então ele sempre teria que dizer isso sobre o seu goleiro”, Courtois sorriu. “Ele me deu mais confiança quando chegou aqui, e com ele eu cresci muito como goleiro. Quando cheguei ao Atlético há três anos, ele não tinha certeza se eu iria ficar esse tempo todo. Fiquei um ano e disse que eu iria ver meu futuro. Vencemos a Europa League, a Supertaça Europeia e, em seguida, conquistamos a Copa do Rei e agora veio o título da liga. Era impensável na época que conseguiríamos alcançar todas essas coisas.”

Courtois descreveu a sua passagem pelo Atlético como “mais do que um conto de fadas”, e citou o seu treinador, Diego Simeone, como a chave essencial para a mudança de mentalidade no clube.

 “Quando ele chegou, a primeira coisa que fez foi deixar muito difícil outra equipe marcar gols contra nós”, disse o belga. “Ele fez esse sistema, ele sabia como fazer o time jogar. Tudo começa com uma boa organização tática, uma boa defesa, sem correr risco, e, em seguida, um bom contra-ataque. Somos uma boa equipe, com um bom treinador e nós somos unidos. Vimos um time chegar longe sem 11 craques em campo. Simeone só diz duas ou três palavras, mas nos deixa no caminho certo. Hoje vi um vídeo que começou na pré-temporada e mostrou todos os gols e defesas importantes da temporada, todo o trabalho que tínhamos feito para alcançar o que nós fizemos. Ele não tem que dizer muito mais do que isso. Ano passado, tivemos que trabalhar muito duro para estarmos preparados para todos esses jogos.”

“No intervalo [do jogo contra o Barcelona no último sábado], ele nos disse que éramos melhores do que eles. Foram apenas detalhes, falou sobre algumas táticas, sobre como se defender melhor e pressionar mais Fábregas e Iniesta. Começamos o segundo tempo muito bem e empatamos a partida. Quando eu tinha 16 anos, eu não tinha jogado ainda o meu primeiro jogo pelo profissional, e eu nunca imaginei que cinco ou seis anos mais tarde, eu estaria aqui.”

O CEO do Atlético, Miguel Ángel Gil Marín, admitiu que um acordo para Courtois continuar na Espanha por mais uma temporada foi colocado em espera após o sorteio da Champions League que definiu o confronto entre Chelsea e Atlético.

José Mourinho não queria que Courtois atuasse na semifinal, e uma cláusula no contrato do jogador aplicava uma multa de seis milhões de libras caso ele entrasse em campo. Mas a UEFA insistiu que o Chelsea não poderia impedi-lo de atuar e no final Courtois acabou participando das duas partidas.

Sobre o acordo que teria sido feito antes do sorteio, Gil Marín disse: “Foi tudo acordado, mas o sorteio ter feito as duas equipes se enfrentarem, e o pagamento da cláusula ter sido colocado deixou a operação em espera. O futuro do jogador só será decidido após a final da Champions League”, finalizou.

Category: Mercado de Transferências

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.