O Chelsea é hoje uma das grandes forças da Europa, e seu elenco é selecionado a dedo, por isso, muitos de seus jovens talentos acabam não tendo chance no elenco principal e saem do clube por empréstimo. Na verdade, nenhum clube do futebol mundial enviou mais jogadores por empréstimo na última janela de transferências do que o Chelsea.
Um destes jovens jogadores, e um dos considerados mais promissores, o zagueiro Tomas Kalas, foi emprestado no início da temporada para uma equipe da Bundesliga, o FC Colônia, por um ano.
O zagueiro da seleção tcheca, já havia sido emprestado anteriormente, ao Vitesse. Mas, depois de sua impressionante estreia na Premier League na temporada passada, ser emprestado novamente foi uma surpresa para os torcedores e jornalistas.
Kalas foi escalado, de forma surpreendente, como titular, ante o Liverpool, no fim da temporada, em partida considerada decisiva na disputa do título. No jogo, ele conseguiu anular Luís Suarez e a força de ataque mais potente na Premier League na época, sendo considerado um dos melhores em campo, apesar de ser apenas seu primeiro jogo na Premier League.
Quando foi anunciado que o Chelsea estaria vendendo David Luiz, ao Paris-Saint Germain, se imaginava que Kalas ganharia mais tempo em campo. Mas a chegada de Kurt Zouma ao time principal acabou sendo um dos motivos para o empréstimo do tcheco.
Outro fator para seu empréstimo talvez tenha sido o fato de que Kalas, na temporada passada, tenha reclamado publicamente do pouco tempo lhe dado em campo, chegando a afirmar: “Eu sou um jogador apenas para treinamento. Se eles precisam de um cone, eles me colocam lá.”
Enviado ao Colônia, esperava-se que o zagueiro fosse presença constante no time titular, mas parece que o empréstimo não vem sendo como planejado. Kalas não tem tido chances na Bundesliga, pelo contrário, está jogando atualmente pela equipe reserva do clube, na quarta divisão da Alemanha.
Depois dos rumores de que Van Ginkel voltaria ao clube pelo mesmo motivo, pela falta de minutos jogados em Milão, e depois também da devolução de John Swift, após apenas seis meses no Rotherham; agora é Kalas quem já admite que seu empréstimo pode terminar em janeiro, tendo manifestado suas insatisfações no clube alemão:
“Eu realmente não sei qual é o problema. O Colônia joga bem sem mim e o técnico realmente não tem razões para mexer na zaga. Mas com eles me querendo por empréstimo, eu esperava que fosse jogar. Se não é esse o caso, então eu terei de me mudar.”
O zagueiro, inclusive, já admitiu que tem feito contato com o Chelsea, a fim de garantir que a próxima metade da temporada possa ser mais frutífera:
“Estou em contato com o Chelsea, mas eu ainda não tenho nenhuma notícia exata sobre o meu futuro. Quando eu vim para cá, eu não sabia que eu não iria jogar. O Colônia chegou à Inglaterra no verão (última janela de transferências) e me disse que gostaria de me ter lá. No início, eles estavam felizes com as minhas performances, mas então eles simplesmente pararam de me escalar. Eu não sei o que deu errado.”
Segundo a imprensa inglesa, o Chelsea não estaria satisfeito com a situação, considerando o momento do atleta no clube alemão não condizente com o talento e potencial de Kalas, por isso, é especulado que os Blues irão emprestá-lo novamente em janeiro, e o que se vincula é a possibilidade de que seja para um time da Premier League.