Rivalidade azul e vermelha: Chelsea x Manchester United

Clássico movimenta final de semana na terra da Rainha (Foto: Getty Images)

Domingo tem clássico entre Chelsea x Manchester United. Pensando nisso, a equipe do Chelsea Brasil preparou um “aquecimento” para o jogo. Nesse post, há o histórico de partidas entre Blues e Red Devils, além de algumas partidas marcantes entre os dois times. Fechando o especial, alguns jogadores que atuaram tanto pelas cores azuis e vermelhas.

Aproveitem o post e C’MON CHELSEA!!!

Histórico de confrontos

Com um total de 147 partidas disputadas ao longo da história, Chelsea e Manchester United se enfrentaram pela primeira vez por competições oficiais no dia 28 de setembro de 1907, em jogo válido pela Division One da mesma temporada. Na ocasião, melhor para o time de Old Trafford: goleada por 4 a 1, na casa do adversário.

Os Blues conquistaram a primeira vitória no confronto um ano mais tarde, no primeiro duelo entre as equipes válido pela Liga nacional. O triunfo fora de casa por 1 a 0 marcou o troco dos londrinos, que haviam sido derrotados também no jogo do returno da Division One do ano anterior.

Primeiros duelos entre Blues e Red Devils (Foto: theinfow.com)

No total foram 60 vitórias do United, 43 do Chelsea e 44 empates, com 185 gols marcados pelos Blues, contra 240 tentos do oponente.

Pela Premier League, os clubes mediram forças 136 vezes: os azuis de Londres saíram de campo vitoriosos em 40 oportunidades, mas tiveram que lhe dar com o revés por 57 ocasiões. Também pela principal competição nacional, a equipe de Stamford Bridge balançou as redes 173 vezes, contra 228 do rival.

A maior goleada no histórico dos confrontos é dos Red Devils: 6 a 0 pela Division One 1960/61, em Manchester. Mas, o Chelsea tem o melhor resultado em seus domínios: 5 a 0 pela Premier League 1999/2000.

A partida do próximo domingo será disputada em Stamford Bridge, onde a vantagem do United é ainda menor: 30 a 23. Por 19 vezes as equipes deixaram o estádio do leão londrino sem que houvesse um vencedor. Considerando apenas os jogos disputados pela Premier League na capital inglesa, sete vitórias separam o atual campeão europeu do maior vencedor local: foram 29 triunfos do United, contra 22 do Chelsea e 17 empates.

Rivalidade recente

Embora os primeiros confrontos tenham ocorrido ainda no início dos anos 1900, a rivalidade entre Chelsea e Manchester United se intensificou no início do novo milênio. Com a chegada do magnata russo Roman Abramovich, o clube londrino passou a brigar de igual para igual com as outras potências do futebol inglês.

Tio Abra impulsionou rivalidade (Foto: The Telegraph)

Como consequências, os Blues passaram a ser um dos principais concorrentes dos diabos vermelhos, tanto no cenário nacional, quanto no que diz respeito a competições de nível continental. Tanto é que, em cinco das últimas sete edições da atual Premier League, Chelsea e Manchester dividiram as duas primeiras posições da tabela final da liga. Mas a rivalidade vai além.

A derrota dos Blues para o United nos pênaltis, na final da Liga dos Campeões 2007/2008, deu uma pimenta a mais ao clássico interestadual.

Red Devils tiveram final feliz em 2008 (Foto: The Telegraph)

Como se não bastasse, as equipes voltaram se enfrentar pelo principal torneio europeu na fase de quartas de final da edição 2010/11. Com duas vitórias em dois jogos, os Red Devils voltaram a adiar o sonho do clube da capital de conquistar a tão desejada taça da UEFA Champions League. A redenção dos Blues só veio na temporada passada.

Além de verem seu time ser eliminado pelo clube suíço do Basel, na última rodada da fase de grupos da competição, os adeptos do United tiveram que engolir a festa do ‘novo’ rival, que conquistara o tão obcecado título, contra tudo e todos, dentro do estádio Allianz Arena, após eliminar o poderoso e badalado Barcelona e bater o favorito Bayern nos gramados do adversário.

Grito de campeão em 2012 (Foto: Getty Images)

Top 5 – Partidas marcantes entre Chelsea x Manchester United

Como critério de seleção, foram contabilizados somente as partidas do ano 2000. Entre grandes partidas, escolher as cinco melhores foi uma missão difícil. Sem mais delongas, vamos ao top 5:

1. Chelsea 2×1 Manchester United – EPL 2007/2008 – 26/04/2008

A reta final da temporada 2007/2008 reservava Chelsea e United “duas” finais: uma na competição nacional e outra na Champions League. Os Red Devils lideravam a competição, mas os Blues estavam colados. Uma vitória azul no clássico colocaria fogo na última rodada da Premier League.

Então no dia 26 de abril, o Chelsea de Avram Grant recebeu o United de Sir Alex Ferguson. A partida foi marcada por homenagens a mãe de Frank Lampard, Pat, que havia falecido durante a semana. E as homenagens não pararam por aí. Michael Ballack abriu o placar aos 45’ e juntou seus companheiros de time para homenagear Pat.

Na volta do intervalo, Wayne Rooney empatou a partida. O jogo ficou quente e 7 cartões amarelos foram distribuídos. Sem contar o desentendimento entre Ballack e Didier Drogba para cobrar uma falta. Coube a Ricardo Carvalho tentar apagar o incêndio. Confusões a parte, pênalti marcado a favor do Chelsea. Ballack toma frente e assume a responsabilidade: o alemão vai pra bola e…marca o gol. Ao final da partida, Andriy Shevchenko salvou uma bola em cima da linha e garantiu a vitória azul.

2. Chelsea 3×0 Manchester United – EPL 2005/2006 – 29/04/2006

A caminhada do Chelsea ao título de bicampeão inglês teve uma bela vitória sobre o rival. Comandados por José Mourinho, o Chelsea tinha Damien Duff, Hernán Crespo, Maniche, Arjen Robben, Joe Cole, Didier Drogba e Claude Makelele em seu elenco. Uma equipe forte, comandada por um dos melhores treinadores da atualidade, não deu chances ao time visitante.

Logo aos 5’ William Gallas marcou o primeiro gol. Joe Cole, no começo do segundo tempo, ampliou a vantagem e Ricardo Carvalho, aos 73’, decretou a vitória. Vitória de campeão, ou melhor, de bicampeão inglês.

3. Chelsea 1×0 Manchester United – EPL 2003/2004 – 30/11/2003

Desde 2001 o Chelsea não vencia o United. Passou-se uma temporada completa (2002/2003) com derrotas e empates no clássico. O fim da sequência de 5 partidas do United sem perder veio em 30 de novembro de 2003.

Bastou um gol de Frank Lampard em cobrança de pênalti aos 30’ para o Chelsea conquistar três pontos.

Ano de 2004 pôs fim a sequência vitorioso do United (Foto: Daily Mail)

4. Manchester United 0x3 Chelsea – EPL 2001/2002 – 01/12/2001

Gianfranco Zola, Graeme Le Saux, Carlo Cudicini, Jimmy Floyd Hasselbaink, Ed de Goey entre outros nomes faziam parte do elenco azul na temporada 2001. Uma geração vencedora que estava se despedindo do clube. Os experientes jogadores abriam espaço para os jovens Frank Lampard, Eidur Gudjhonsen, John Terry e Mikael Forsell.

E porquê não encerrar a história de glórias daquela geração com uma vitória em Old Trafford? Foi isso que aconteceu em dezembro de 2001. Mario Melchiot, Jimmy Floyd e Gudjohnsen garantiram a alegria azul em Manchester.

Confira o gol de Hasselbaink naquela partida. O atacante marcou seu 6º gol em 5 confrontos contra os Red Devils:

5. Chelsea 2×0 Manchester United – Community Shield (antiga Charity Shield) – 13/08/2000

Simples: a vitória que garantiu a segunda conquista do Chelsea na FA Community Shield. A primeira nos anos 2000 (o clube já havia conquistado esse título em 1955). Era o indicativo de que o século XXI traria muitas glórias aos Blues.

Dois holandeses garantiram a vitória azul:

Jogadores “Duas Caras”

Como não falar sobre os jogadores que já vestiram a camisa de Chelsea e Manchester United? Entre os jogadores mais conhecidos das duas torcidas, foram selecionados apenas três.

Ray Wilkins

Carequinha é querido pelos torcedores do Chelsea (Foto: Chelsea FC)

Se engana quem pensa que o carequinha Wilkins jogou somente pelo Chelsea. Ídolo e querido da torcida azul, o ex-auxiliar técnico também vestiu as cores dos Red Devils. Revelado no Chelsea, “Butch” como era chamado, foi o capitão mais jovem dos Blues. Conseguiu tal feito com apenas 18 anos. Foram 6 anos, 179 partidas e 30 gols em SB.

Com o rebaixamento do Chelsea ao final da temporada 1979, Wilkins foi negociado com o United. Lá fez 199 partidas e marcou 10 gols – entre eles um na final da FA Cup, o que garantiu o replay contra o Brighton. Também usou a braçadeira de capitão.

Mark Hughes

Hughes também defendeu as duas cores (Foto: Chelsea FC)

Atual treinador do rival Queens Park Rangers, Hughes foi um jogador de ouro no passado do Chelsea. Revelado no United, o galês é ídolo em Manchester. Marcou gols decisivos e conquistou títulos importantes, como o da FA Cup em 1985.

Depois de uma passagem apagada pelo Barcelona, o United repatriou Hughes no final dos anos 1980. A boa fase voltou e outros títulos – individuais e coletivos – foram conquistados. Seu ciclo em Manchester chegou ao fim em 1995, quando foi vendido ao Chelsea. Foram 39 gols em 123 partidas: uma FA Cup, uma League Cup e a UEFA Cup Winners’ Cup conquistadas com a camisa azul.

Juan Sebastian Veron

Argentino Veron teve rápida passagem pelos Blues (Foto: Chelsea FC)

O argentino assinou com o United em 2001. Ajudou a equipe de Ferguson a conquistar a Europa e a Inglaterra. Em 94 partidas, marcou 11 gols. Sem muito espaço, foi vendido ao Chelsea. Em Bridge, Vero estreou com o pé direito ao marcar um gol contra o Liverpool na final da Copa da Liga em 2003. Mas não teve muitas chances, atuando em apenas 14 partidas. Foi emprestado a Inter de Milão em 2004.

Domingo é o dia…

Equipes prontas, agora é só esperar pelo dia do clássico (Foto: Getty Images)

Enquanto dia 28 não chega, a torcida azul vai se preparando para o grande dia. Não importa de quanto será o placar, quem marcará os gols, a certeza que fica é a de que o jogo será repleto de emoção. E se tudo der certo, será Blue Day!

E o nosso especial continua amanhã, com o Guia das Estrelas, analisando os jogadores do Manchester United. Até breve!

Post produzido por: Maria Akemi e Patrick Monteiro
Colaboração:
Luis Eyer

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.