Especial: As estatísticas (2009-2014)

As estatísticas do Chelsea nos últimos cinco anos. (Foto: Getty Images)
As estatísticas do Chelsea nos últimos cinco anos na Premier League e UEFA Champions League (Foto: Getty Images)

O Chelsea nos últimos anos vem sempre desempenhado um papel de protagonista nas competições em que disputa, sempre brigando por títulos. Atualmente, a equipe é a líder da Barclays Premier League, com cinco pontos de vantagem ao segundo colocado e ainda invicto. Na UEFA Champions League, ocupa a primeira posição do grupo e vem de uma goleada por 6 a 0. Muitos dão o Chelsea favorito a conquista das duas competições, o que seria algo inédito na história do clube. Nesse especial, vamos fazer uma análise das estatísticas no Chelsea em ambas competições nos últimos cinco anos.

Antes de darmos início, vamos recapitular um pouco a história da equipe ao longo de sua história nas duas competições. Como todos sabem, a Premier League foi uma reformulação no campeonato inglês, tendo seu início na temporada 1992-93. O Chelsea já estava presente na primeira divisão àquela época, e havia terminado em 11º lugar. Atualmente, o Chelsea possui quatro títulos de campeão inglês, sendo três deles na Era Premier League (04/05, 05/06, 09/10).

A UEFA Champions League, por sua vez, começou com o nome de Copa Europeia, na temporada 1955/56 e adotou o modelo de disputa atual em 1992-93. A primeira participação do Chelsea na competição foi na temporada 1999-2000, tendo o clube alcançado a fase de Quartas de Finais, sendo eliminado pelo Barcelona. Hoje em dia, o Chelsea possui um título, conquistado na temporada 2011-12.

Lampard e Terry levantam terceira taça da Premier League para o Chelsea (Foto: Getty Images)
Lampard e Terry levantam terceira taça de Premier League para o Chelsea (Foto: Getty Images)

Começamos nossa retrospectiva na temporada 2009-10, onde o Chelsea quebrou recordes e se tornou o campeão da Premier League. Durante a campanha, a equipe conquistou 27 vitórias, cinco empates e seis derrotas, somando 86 pontos, 103 gols marcados e 32 sofridos. O Chelsea foi a equipe que mais venceu, que menos perdeu, melhor ataque da história da Premier League e primeira equipe a ultrapassar a marca de 100 gols em uma temporada. Também conquistou outros recordes no ano: mais vitórias em casa (17), mais gols marcados em casa (68), mais gols marcados fora (35) e o time que menos perdeu em casa, apenas um jogo. Durante as 38 partidas, liderou 30 e Didier Drogba foi o chuteira de ouro, com 29 gols.

Na campanha da UEFA Champions League, o Chelsea foi eliminado nas oitavas de finais, com duas derrotas para Internazionale. Na fase de grupos, foram quatro vitórias e dois empates diante Atletico de Madrid, Porto e Apoel. A artilharia foi dividida entre três jogadores: Didier Drogba, Salomon Kalou e Nicolas Anelka com 3 gols cada.

Na temporada 2010-11, o Chelsea terminou em segundo lugar na Premier League, com 71 pontos. Com uma campanha de 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, os Blues ficaram a nove pontos do campeão, Manchester United. A equipe venceu as cinco primeiras partidas e passou as 14 primeras rodadas na liderança, com direito a duas goleadas por 6×0 diante WBA e Wigan, as maiores do campeonato. Florent Malouda foi o artilheiro do Chelsea na competição com 13 gols, tendo o time 69 gols marcados e 33 sofridos.

Durante o torneio europeu, o time de Londres foi eliminado com duas derrotas nas quartas de finais para o Manchester United. Na fase de grupos, a equipe conquistou cinco vitórias, uma derrota e a primeira colocação com 15 pontos. Nas oitavas, eliminou o Copenhagem, com uma vitória e um empate. Nicolas Anelka foi o artilheiro com sete gols.

A tão sonhada 'orelhuda' era do Chelsea! (Foto: Getty Images)
A tão sonhada ‘orelhuda’ era do Chelsea (Foto: Getty Images)

A temporada 2011-12 foi inesquecível para o Chelsea. Na Premier League, o pior desempenho da Era Abramovich: sexta colocação, com 64 pontos. Uma campanha com 18 vitórias, 10 empates e 10 derrotas; 65 gols marcados e 46 sofridos. Frank Lampard e Daniel Sturridge dividiram a artilharia do clube, com 11 gols cada. Além disso, o Chelsea foi a equipe que mais levou cartões, 68.

Pela Champions League, o Chelsea se tornou campeão, após vitória nos pênaltis contra o Bayern de Munique. Ao total, foram 13 jogos, sete vitórias, quatro empates e duas derrotas. 25 gols marcados e 12 sofridos. Na fase de grupos, passou em primeiro colocado com 11pts, a frente de Bayer Leverkusen, Genk e Valencia. Na fase final, foram quatro vitórias, dois empates e uma derrota. Os adversários foram Napoli, Benfica e Barcelona antes da final. Drogba foi o herói e artilheiro do Chelsea na competição, com seis gols.

Em 2012-13, o Chelsea terminou em terceiro colocado na Premier League, com 75 pontos. 22 vitórias, nove empates e sete derrota; 75 gols marcados e 35 sofridos. A equipe permaneceu invicta nas primeiras oito partidas e manteve o mesmo número de rodadas de invencibilidade no final do campeonato. O Chelsea aplicou também a maior goleada do campeonato, 8×0 diante do Aston Villa. Frank Lampard foi o artilheiro com 15 gols.

A defesa do título da Champions League não aconteceu. A equipe foi eliminada na fase de grupos. Em terceiro lugar, com 10 pontos, três vitórias, um empate e duas derrotas, o Chelsea foi disputar a Europa League, onde se sagrou campeão. A equipe marcou 16 gols e sofreu 10 e Oscar, com cinco gols, foi o artilheiro do Chelsea na UEFA Champions League 2012-13.

Mourinho voltou. Os títulos ficaram no 'quase' (Foto: Getty Images)
Mourinho voltou. Os títulos ficaram no ‘quase’ (Foto: Getty Images)

A temporada 2013-14 começaria com um gosto especial, a volta de José Mourinho para o Chelsea. Na Premier League, o título ficou no quase. Terceiro lugar com 82 pontos, a equipe teve campanha de 25 vitórias, sete empates e seis derrotas. 71 gols marcados e 27 sofridos. Chelsea foi líder por 13 rodadas durante o campeonato, sendo nove seguidas e perdendo a liderança apenas na 34ª rodada. Eden Hazard foi o artilheiro do Chelsea com 15 gols. Além disso, foi o time com mais clean sheets (18), empatado com o Manchester City.

Na Champions League, o sonho da segunda conquista terminou nas semi-finais, diante um empate e uma derrota para o Atletico de Madrid. Na fase de grupos, a equipe terminou com a primeira colocação após quatro vitórias e duas derrotas e 12 pontos contra Basel, Steua Bucaresti e Schalke 04. Na fase final, foram duas vitórias, um empate e uma derrota antes da eliminação. Nos 12 jogos, a equipe sofreu 10 gols e marcou 18, sendo quatro de Fernando Torres, artilheiro do Chelsea na competição.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.