Análise Tática: Sunderland 2 x 4 Chelsea

Clique na imagem para ampliar

A Análise Tática de hoje vai falar sobre a mudança tática do Chelsea na última partida contra o Sunderland, onde o time teve uma ótima atuação e bateu os donos da casa por 4×2. No domingo, após o jogo contra o Liverpool, nosso editor Rafael França fará uma análise tática de onde os novos reforços dos Blues, David Luiz e Fernando Torres, vão poder se encaixar no esquema.

Ancelotti entrou em campo contra o Everton, pela F.A Cup, jogando no tradicional 4-3-3. O time teve uma atuação muito ruim. E com a contratação de reforços, seria hora da mudar a forma de jogar mais uma vez. Por coincidência, em Janeiro do ano passado, o Chelsea passou do 4-4-2 para o 4-3-3, devido aos vários desfalques  graças a Copa das Nações Africanas. Em Janeiro deste ano, o Chelsea passa do desgastado 4-3-3 para uma volta ao 4-4-2, aperfeiçoado.

Ancelotti escala o time com um losango no meio campo. O esquema é o 4-1-2-1-2. Entrou em campo com a mesma linha de 4 na zaga, mais protegida, devido a um esquema mais sólido no meio campo.

Mikel jogou plantado como primeiro volante; Essien saía pela direita, em velocidade, enquanto Lampard, pela esquerda, armava o jogo por dentro, ora também aparecendo para fazer tramas pelas laterais com Ashley Cole. Lampard não funcionou como armador central em 2009, devido a sua característica de fazer grandes lançamentos ligando a defesa ao ataque, que ficou impossibilitada ao jogar muito próximo aos atacantes.

Anelka jogou como quarto homem de meio campo e foi o grande destaque do jogo. O “camisa 10” do novo Blues, armou o jogo em velocidade, dando excelentes passes para os dois atacantes. Estes, caiam pelos lados, revezando quem ficava na referência.

Kalou se movimentou mais que Drogba e teve grande atuação, puxando contra golpes em velocidade, junto com Anelka. Drogba, em má fase, tentou sem sucesso jogar pela esquerda. Mas é no lugar de Kalou que Torres pode entrar.

A Análise tática de hoje também traz o esquema do Chelsea campeão do Community Shield de 2009, vencendo nos pênaltis após 2×2 com Manchester United (gols de Ricardo Carvalho e Lampard):

Clique na imagem para ampliar

Aquele time jogava de uma forma similar ao que os blues vão atuar hoje. Só que Ballack não era veloz como Essien, e armava o jogo pelo meio, assim como Lampard. Essien acabou se machucando e ficando fora daquela temporada, o que impossibilitou o esquema.

Hoje, o Chelsea tem além de Essien, Ramires, que vive grande fase nos Blues e pode também jogar naquela função, em velocidade, como no fim do jogo contra o Sunderland, quando Essien recuou para jogar de primeiro volante, após a saída de Mikel.

Deco, naquele time, já não vivia uma fase tão boa e não tinha o vigor físico que Anelka apresentou no último jogo. Malouda também foi testado naquela função. Este, no time atual, é o substituto ideal para Lampard, na esquerda, fazendo o jogo ficar mais agudo. Também pode atuar no ataque, como no fim do jogo contra o Sunderland, onde passou para Anelka fazer o quarto gol.

O 4-4-2 provavelmente será o esquema do Chelsea para o restante da temporada. E a sua amostra, contra o Sunderland, foi excelente. Agora, terá mais uma prova de fogo, contra o perigoso Liverpool, em Stamford Bridge.

Agradecimento: Rafael França

Category: Conteúdos Especiais

10 comments

  1. Não achei que o Chelsea teve uma boa atuação diante do Sunderland. O jogo foi muito corrido, é claro que a tática de certa forma funciona porque em alguns momentos o Chelsea era 100% ataque mas mesmo assim esse “losango” precisa de muito mais treinamento, uma coisa que mudou em relação ao “losango’ do ano passado foi a posição de Lampard e o uso do Anelka o que sem dúvidas acelerou e muito a forma do Chelsea jogar, mas a defesa continua a ser a pedra no sapato, anda muito ruim e a lateral direita é a que peca mais. No geral o Chelsea vem bem, em uma sequencia boa de jogos, só precisa engrenar.

  2. Não achei que o Chelsea teve uma boa atuação diante do Sunderland. O jogo foi muito corrido, é claro que a tática de certa forma funciona porque em alguns momentos o Chelsea era 100% ataque mas mesmo assim esse “losango” precisa de muito mais treinamento, uma coisa que mudou em relação ao “losango’ do ano passado foi a posição de Lampard e o uso do Anelka o que sem dúvidas acelerou e muito a forma do Chelsea jogar, mas a defesa continua a ser a pedra no sapato, anda muito ruim e a lateral direita é a que peca mais. No geral o Chelsea vem bem, em uma sequencia boa de jogos, só precisa engrenar.

  3. Galera, o Anelka, que usa a 39, saiu com a 11 na primeira imagem. Minhas desculpas.

  4. Galera, o Anelka, que usa a 39, saiu com a 11 na primeira imagem. Minhas desculpas.

  5. EU ACHEI q o chelsea jogou muito bem com o sunderland. o sunderland é um bom time, e jogava em sua casa, chegaram muitos umas 03, 04 vezes no gol, ae marcaram 02. o jogo deu só chelsea, jogamos demais….. e PRA MIM o cech falhou sem duvidas naquele 1° gol, encolheu a mão MUITO esquisitamente. mais o time ta voltando e PRA MIM a melhor é 4-4-2 com cech inquestionavel, david e terry na zaga, ivan e cole nas laterais. volantes: ramires esq. essien direita. meio de armação: lampard pela direita e malouda pela esq. (mais isso se malouda voltar a jogar bola pq como ta jogando hoje é lampard pela esq. e mcEachran pela direita). ataque: drogba e torres.

  6. EU ACHEI q o chelsea jogou muito bem com o sunderland. o sunderland é um bom time, e jogava em sua casa, chegaram muitos umas 03, 04 vezes no gol, ae marcaram 02. o jogo deu só chelsea, jogamos demais….. e PRA MIM o cech falhou sem duvidas naquele 1° gol, encolheu a mão MUITO esquisitamente. mais o time ta voltando e PRA MIM a melhor é 4-4-2 com cech inquestionavel, david e terry na zaga, ivan e cole nas laterais. volantes: ramires esq. essien direita. meio de armação: lampard pela direita e malouda pela esq. (mais isso se malouda voltar a jogar bola pq como ta jogando hoje é lampard pela esq. e mcEachran pela direita). ataque: drogba e torres.

  7. Acho que é a melhor hora de mudar antes que seja tarde demais, acho que esse esquema pode melhorar o Chelsea. Já que com o antigo esquema o Chelsea nessa temporada não desenvolveu um bom futebol

  8. Acho que é a melhor hora de mudar antes que seja tarde demais, acho que esse esquema pode melhorar o Chelsea. Já que com o antigo esquema o Chelsea nessa temporada não desenvolveu um bom futebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.