Análise Tática: Chelsea 0 x 1 Liverpool

A análise tática de hoje tratará da forma que o Liverpool anulou o Chelsea no clássico em Stamford Bridge no último domingo.

Clique na imagem para ampliar

O Chelsea entrou mais uma vez com o 4-4-2 em forma de losango (também conhecido como 4-1-2-1-2), que foi usado no jogo contra o Sunderland. A única alteração seria a entrada de Torres no lugar de Kalou, que tinha jogado bem, mantendo Drogba em má fase como titular.

Anelka atuou como armador mais uma vez, mas sem espaço, foi um fiasco. O Chelsea não teve criatividade para furar o bloqueio do Liverpool.

Esse, armou uma retranca perfeita. Jogando no raro 5-3-2, bloqueou todas as ações do Chelsea, que pouco teve chances de gol, e marcou o seu gol da vitória na falha do time azul, mais precisamente, de Cech e Ivanovic.

Na zaga dos Reds, três defensores centrais: Carragher anulou Torres pela direita, Agger marcava Drogba pela esquerda e Skrtel fazia a ótima sobra. Jonhson, lateral direito de origem, ficou plantado na lateral esquerda, e Kelly, na lateral direita, pouco avançando. Assim, o Chelsea, além de não articular com Torres e Drogba, não teve nenhuma jogada pelas pontas, graças ao recuo dos laterais do Liverpool.

O meio campo também era muito defensivo: Lucas, plantado como primeiro volante, anulou Anelka, fazendo grande partida. Se fosse em um time normal, Lucas seria o “terceiro zagueiro”. Mas no Liverpool do último Domingo… podemos chamar de… “sexto zagueiro”

Pela direita, Maxi Rodriguez avançava, sem deixar a marcação de lado. O mesmo com Gerrard. Esses dois, mesmo marcadores, construiram a maior chance de gol do Primeiro Tempo: Cruzamento de Gerrard pela esquerda e Maxi Rodriguez desperdiça.

Raul Meireles jogava mais avançado, ao lado de Kuyt. Ambos improvisados no ataque, jogadores que também marcam. O primeiro seria decisivo, enquanto o segundo, foi um dos que mais correu em campo.

Clique na imagem para ampliar

Ao fim da partida, o Liverpool estaria ainda mais defensivo. Saiu Maxi Rodriguez e entrou Poulsen, que é ainda mais marcador. Fechou o lado direito, acabando com Malouda.

Saiu o herói Raul Meireles, e Fábio Aurélio veio jogar pela esquerda, também fechando na marcação, e desafogando o time (quase um 5-4-1, a essa altura) com arrancadas que quase culminaram em gols. Cech salvou um chute.

Kalou foi muito mal como armador central. Malouda também não rendeu. A única mudança azul válida foi David Luiz: Entrou para jogar na zaga, e impediu que o Liverpool fizesse mais gols. Também deu bons passes e melhorou uma pouco a saída de bola.

O Chelsea, aparentemente, ganhou um beque especial. O único motivo de satisfação que o torcedor azul teria, após o fim do jogo.

Category: Conteúdos Especiais

4 comments

  1. depois desse jogo a vida o ca, se tornou uma coisa dificil.pois o que pode ter dado errado nesse jogo, o esquema usado pelo liverpool acabou com o do chelsea, a fraca atuação de alguns jogadores, ou esse esquema so deu certo contra o sunderland mesmo.quero ver o ke o ke ele vai fazer sera que ele tira o anelka, coloca o kalou(aff meu deus).sera que ele volta a jogar com tres atacantes?. mas uma coisa é certa anelka, kalou,mikel, vão ser titulares ou iram entrar em algum jogo.depois da merda feita de emprestar sturridge e kakuta. quero ver o ke ele vai fazer.e só pra ressaltar se o ramires ñ entra nesse meio campo do chelsea,nss!

  2. depois desse jogo a vida o ca, se tornou uma coisa dificil.pois o que pode ter dado errado nesse jogo, o esquema usado pelo liverpool acabou com o do chelsea, a fraca atuação de alguns jogadores, ou esse esquema so deu certo contra o sunderland mesmo.quero ver o ke o ke ele vai fazer sera que ele tira o anelka, coloca o kalou(aff meu deus).sera que ele volta a jogar com tres atacantes?. mas uma coisa é certa anelka, kalou,mikel, vão ser titulares ou iram entrar em algum jogo.depois da merda feita de emprestar sturridge e kakuta. quero ver o ke ele vai fazer.e só pra ressaltar se o ramires ñ entra nesse meio campo do chelsea,nss!

  3. só pra lembrar, qeum ficou na lateral dir. foi o ivanovic, o bostingwa q saiu.

    torres estava MUITO bem marcado nesse jogo, ñ cobro muito dele nese jogo ñ.. os cara tava com MUITA sede nele, até meter a mão na cara dele meteram.

  4. só pra lembrar, qeum ficou na lateral dir. foi o ivanovic, o bostingwa q saiu.

    torres estava MUITO bem marcado nesse jogo, ñ cobro muito dele nese jogo ñ.. os cara tava com MUITA sede nele, até meter a mão na cara dele meteram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.