ESPECIAL: 10 explicações para o fracasso na temporada

A pergunta mais ouvida é:  Qual o porquê da má fase do Chelsea? Existe uma causa exata? Não, mas há vários fatores que certamente determinaram a péssima fase. E o Chelsea Brasil se encarregou de listá-los para os leitores.

Os Blues amargam a pior fase praticamente desde os anos 90, perdendo jogos inacreditáveis e com vários jogadores rendendo muito abaixo do que se espera. Só resta ao time não ficar fora da próxima Champions League (em 5º, o risco é grande) e tentar o titulo da mesma na temporada atual.

01 – Apenas um reforço: Ramires, pois Benayon chegou e praticamente não jogou após uma gravíssima contusão. E o brasileiro ainda demorou a enfim atingir sua grande forma com a camisa azul. Com as saídas de Ballack, Ricardo Carvalho, Deco, Belletti e Joe Cole, talvez o time não tenha perdido tanto, uma vez que eram jogadores de idade elevada e não vinham de boa temporada. O problema é que a aposta para a reposição foi em cima de jogadores pouco experientes que não estiveram prontos para assumir o time titular: Bruma, Sturridge, Van Aanholt, Kakuta e Josh McEachran. Mesmo com o destaque pro último, na derrota contra o Sunderland, foi o símbolo de como os jogadores estão verdes: Ancelotti preferiu improvisar Paulo Ferreira na zaga, do que escalar Jeffrey Bruma, que até na Seleção principal da Holanda já apareceu.

02 – Grave lesão de Lampard: O ídolo dos Blues já começou a temporada sem brilho, mas após uma grave contusão que o afastou dos gramdos por praticamente 4 meses, o futebol do vice capitão do Chelsea ficou irreconhecível. Seu substituto, super razoável, o russo Zhirkov, também teve uma grave lesão…
´
03 – Malária de Didier Drogba: Principal jogador dos Blues na temporada passada, esteve com malária, e ainda assim entrou em campo durante várias partidas, se arrastando em campo. Até hoje não conseguiu recuperar o brilho.
´
04 – Problemas na lateral direita após lesão de Alex: Ivanovic seria o lateral direito titular dos Blues, mas uma lesão de Alex o obrigou a atuar na zaga, sua posição de origem, e abrir espaço para os portugueses Bosingwa, que voltava de lesão, e Paulo Ferreira ocuparem o lado direito da zaga dos Blues. O setor ficou desastroso, cada jogo com um jogador diferente, numa espécie de revezamento de quem vai menos mal.
´
05 – Decadência de Essien e Malouda: Voltando na temporada após lesão, Essien, outrora o principal jogador do Chelsea, começou o ano bem. Malouda, vinha como destaque na última temporada. Mas ambos decairam demais. Malouda passou a perder quase todas as bolas no ataque, não acertar chutes nem cruzamentos. Essien se tornou um jogador comum, que toca pro lado, e até errou a saída de bola em jogos importantes, resultando em um gol contra o Arsenal.
´
06 – Desatenção no sistema defensivo: O time tomou muitos gols bobos. Ashley Cole e Terry estiveram dispersos por boa parte da temporada. Principalmente o lateral esquerdo, que ainda desperdiçou um pênalti na perda da F.A Cup, começou a temporada com um jogo péssimo contra o Manchester United. Terry, apesar de um pouco melhor, também tem estado um pouco abaixo, apesar de não ter uma participação negativa; no fim do jogo contra o Aston Villa, após virada histórica do Chelsea, foi Terry quem marcou mal o ataque adversário que conseguiu igualar o jogo.
´
07 – Derrota pro Sunderland e pros então lanternas: O Chelsea tinha tudo para vencer o Sunderland e seguir líder, com uma ótima vantagem. Mas foi ali que tudo começou: uma péssima atuação dos Blues e uma vexatória goleada por 3×0, em pleno Stamford Bridge. Os Blues ainda perderam pra Birmingham e Wolves, que eram lanternas do Campeonato quando enfrentaram os Blues, incapazes de vencer ou sequer empatar com os modestos times.
´
08 – Erros de Ancelotti: O treinador Carlo Ancelotti insistiu em não contratar reforços e escalou mal o time várias vezes, inclusive apostando em Paulo Ferreira na zaga, e fazendo substituições ruins. Abramovich teve muita paciência, e ao contrário de Mourinho, Grant e Scolari, Ancelotti não foi demitido.
´
09 – Empates no fim e ineficiência nos clássicos: Contra Tottenham, Drogba perdeu um pênalti no fim. Seriam 2 pontos que deixariam os Blues tranquilos para a vaga na Champions League. Contra o Aston Villa, uma virada histórica, que se tornou em um empate frustrante no último lance de jogo. Os Blues, apesar de boa vitória sobre o Arsenal no primeiro turno, foram mal nos demais clássicos: duas derrotas pro Liverpool, uma pro Arsenal e uma pro City, até agora.
´
10 – Torres não se encaixou no time, que (não por sua culpa) desandou a perder gols: Maior contratação da história da Premier League, Fernando Torres não se deu bem jogando ao lado de Drogba. O time mudou pro 4-4-2, e mesmo com boa partida contra o Sunderland, se perdeu nos demais jogos, perdendo muitos. Nas últimas partidas, contra Everton e Fullham, o Chelsea perdeu muitas chances claras, empatando jogos que poderiam ser goleadas.

Category: Conteúdos Especiais

40 comments

  1. Impressionante. Esse site está maravilhoso. Esse especial foi realmente muito útil. A muito me perguntava por onde andava o Chelsea que conhecia. Não passo um dia sem os posts. Principalmente os seus.
    Obrigada Quinan, contribuição espetacular. Ou melhor dizendo, obrigada, amor, cada post seu é incrivel.

  2. Impressionante. Esse site está maravilhoso. Esse especial foi realmente muito útil. A muito me perguntava por onde andava o Chelsea que conhecia. Não passo um dia sem os posts. Principalmente os seus.
    Obrigada Quinan, contribuição espetacular. Ou melhor dizendo, obrigada, amor, cada post seu é incrivel.

  3. rodrigo quinan,,,,a sua postagem ficou legal,,,,,,,,,,,,,,mais vc esta expressando opnioes suas,junto com oque realmente aconteceu com o chelsea,,,,,,,,,,,achei legal,,,,,,,,,mais vc deveria prestar mais atencao nisso,,,,,,,,,,,,,,,,,fazer uma postagem falando sobre oque todos os torcedores do chelsea ja sabem!!!!!!! acho que a falta de novidades positivas ou negativas esta afetando a sua capacidade de postar coisas mais interessantes,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,mais no resumo da obra, acho que é valido pensar em uma nova forma de postar,,,,,,,,,,,,,parabens cara vc pode estar inovando,,,,,,assim quando nao tivermos noticias quentinhas,podemos usar as suas postagens para ficarmos exponda as nossas opnioes,,,,,,,,,,,,,legal!

  4. rodrigo quinan,,,,a sua postagem ficou legal,,,,,,,,,,,,,,mais vc esta expressando opnioes suas,junto com oque realmente aconteceu com o chelsea,,,,,,,,,,,achei legal,,,,,,,,,mais vc deveria prestar mais atencao nisso,,,,,,,,,,,,,,,,,fazer uma postagem falando sobre oque todos os torcedores do chelsea ja sabem!!!!!!! acho que a falta de novidades positivas ou negativas esta afetando a sua capacidade de postar coisas mais interessantes,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,mais no resumo da obra, acho que é valido pensar em uma nova forma de postar,,,,,,,,,,,,,parabens cara vc pode estar inovando,,,,,,assim quando nao tivermos noticias quentinhas,podemos usar as suas postagens para ficarmos exponda as nossas opnioes,,,,,,,,,,,,,legal!

  5. O Lampard ter se machucado não é opinião minha, cara, aconteceu. Nem se o Chelsea perdeu os clássicos, não é questão de opinião sua eficiência nos clássicos.

    Eu manifestei muito pouco minha opinião, eu apenas reuní os fatos, inclusive, afirmados por Drogba (que esses ainda eram jovens demais) e Ancelotti (que foi um erro colocar o Ferreira na zaga)

    Eu não entendi aonde quer chegar, Kalil, mas enfim, obrigado. Obrigado a Yasmin também (L)

  6. O Lampard ter se machucado não é opinião minha, cara, aconteceu. Nem se o Chelsea perdeu os clássicos, não é questão de opinião sua eficiência nos clássicos.

    Eu manifestei muito pouco minha opinião, eu apenas reuní os fatos, inclusive, afirmados por Drogba (que esses ainda eram jovens demais) e Ancelotti (que foi um erro colocar o Ferreira na zaga)

    Eu não entendi aonde quer chegar, Kalil, mas enfim, obrigado. Obrigado a Yasmin também (L)

  7. Realmente vc pouco expressou ou quase nada sua opnião.. E se pra alguem isso é expressar opnião, realmente está mais do que coerente com os fatos que se passaram no clube..Precisamos reformar a filosofia e se Abra tivesse dado esse tempo para Mou ele ainda estava nos Blues…

  8. Realmente vc pouco expressou ou quase nada sua opnião.. E se pra alguem isso é expressar opnião, realmente está mais do que coerente com os fatos que se passaram no clube..Precisamos reformar a filosofia e se Abra tivesse dado esse tempo para Mou ele ainda estava nos Blues…

  9. como assim nao expressou opniao!!!!!!!!!!!!!! vc so falou coisas que todo mundo que torce para o chelsea ja sabe!!!!!!!!!!!! 1 vc disse que jogadores como o ballack,carvalho,deco,belletti e cole nao vinham jogando bem,,,,,,,isso é uma opniao sua pois o ballack jogou quase a temporada toda como titular,o carvalho jogou a maioria dos jogos ao lado do terry empurrando o ivanovic para a lateral,o deco quase nao foi usado mais foi importante em alguns jogos como a segunda partida contra o manchester united, o belletti foi reserva mais jogou na lateral direita na esquerda e tambem de primeiro volante,e o cole no inicio da temporada jogou como meia ofensivo empurrando o lampard para a meio central esquerdo e tambem o cole jogou em varias ocasioes aberto pela direita…………!!!!!!!!!!!!

  10. como assim nao expressou opniao!!!!!!!!!!!!!! vc so falou coisas que todo mundo que torce para o chelsea ja sabe!!!!!!!!!!!! 1 vc disse que jogadores como o ballack,carvalho,deco,belletti e cole nao vinham jogando bem,,,,,,,isso é uma opniao sua pois o ballack jogou quase a temporada toda como titular,o carvalho jogou a maioria dos jogos ao lado do terry empurrando o ivanovic para a lateral,o deco quase nao foi usado mais foi importante em alguns jogos como a segunda partida contra o manchester united, o belletti foi reserva mais jogou na lateral direita na esquerda e tambem de primeiro volante,e o cole no inicio da temporada jogou como meia ofensivo empurrando o lampard para a meio central esquerdo e tambem o cole jogou em varias ocasioes aberto pela direita…………!!!!!!!!!!!!

  11. 2 vc disse que o zhirkov é razoavel,,,,,,,,,,,isso é uma opniaõ sua,,,,pois para mim ele joga muito!!!!!!!!!!!!!! e detalhe mesmo com a lesao do lampard, o zhirkov nunca foi a primeira opçao para a meia central esquerda,,,,,,,,,,,,,ou vc nao se lembra que quando o lampard se machucou quem entrou no time foi o ramires..

  12. 2 vc disse que o zhirkov é razoavel,,,,,,,,,,,isso é uma opniaõ sua,,,,pois para mim ele joga muito!!!!!!!!!!!!!! e detalhe mesmo com a lesao do lampard, o zhirkov nunca foi a primeira opçao para a meia central esquerda,,,,,,,,,,,,,ou vc nao se lembra que quando o lampard se machucou quem entrou no time foi o ramires..

  13. 4 vc disse que o drogba entrou se arrastando em campo…………isso é uma opniao sua,,,,,,,,,por que no inicio da temporada quando ele era artilheiro,ninguem dizia que ele estava se arrastando!!!!!

  14. 4 vc disse que o drogba entrou se arrastando em campo…………isso é uma opniao sua,,,,,,,,,por que no inicio da temporada quando ele era artilheiro,ninguem dizia que ele estava se arrastando!!!!!

  15. 9 vc disse que o drogba perdeu um penalti no fim contra o tottenham e o chelsea perdeu dois pontos,,,,,,,,,,,,isso é uma opniao sua pois eu acho que ao inves de perder dois pontos ele nos deu um ponto,,,,ja imaginou se ele nao entra e faz o gol de empate:::::::::

  16. 9 vc disse que o drogba perdeu um penalti no fim contra o tottenham e o chelsea perdeu dois pontos,,,,,,,,,,,,isso é uma opniao sua pois eu acho que ao inves de perder dois pontos ele nos deu um ponto,,,,ja imaginou se ele nao entra e faz o gol de empate:::::::::

  17. vc disse que o chelsea desandou a perder gols…………..isso é uma opniao sua,,,,,,,,,,,,,,,,pois por mais dificil que seja as unicas partidas em que o chelsea nao massacrou o adversario ,,,foi contra o man city e o arsenal,,,,,,,,,,,,e em todas as demais partidas o chelsea foi superior do inicio ao fim………..

  18. vc disse que o chelsea desandou a perder gols…………..isso é uma opniao sua,,,,,,,,,,,,,,,,pois por mais dificil que seja as unicas partidas em que o chelsea nao massacrou o adversario ,,,foi contra o man city e o arsenal,,,,,,,,,,,,e em todas as demais partidas o chelsea foi superior do inicio ao fim………..

  19. galera me desculpe se eu estou sendo chato!!!! eu nao estou te criticando rodrigo quinan,,pelo contrario eu fiz um elogio pelo seu post ser bem diferente……………eu so nao gosto da ideia do uso de opnioes em postagens,,,,,,,por que se nao vcs vao ter que abrir espaço para todos que entram no site poderem serem editores tambem!!!!!!!!!!!!!

  20. galera me desculpe se eu estou sendo chato!!!! eu nao estou te criticando rodrigo quinan,,pelo contrario eu fiz um elogio pelo seu post ser bem diferente……………eu so nao gosto da ideia do uso de opnioes em postagens,,,,,,,por que se nao vcs vao ter que abrir espaço para todos que entram no site poderem serem editores tambem!!!!!!!!!!!!!

  21. Kallil realmente voce ta ficando muito chato primeiro com o Gian agora com o Rodrigo porque voce não se candidata a uns dos moderadores do site?
    Belo post Rodrigo eu gostei muito, mas agora vou falar minha tése.
    1 Não acho que a saida de R.Carvalho,Ballack e Deco, foi uma explicação exata desse desastre de temporada pois nas primeras partidas o Chelsea jogou bem e ganhou varios jogos.
    2 Para mim a maior causa foi a decadencia de não só do Malouda ou Essien mais sim do “meio-campo” do Chelsea junto a lesão do Lampard, pois eu venho acompanhando a temporada passada e a atual e vejo que depois que Lampard foi operar o Chelsea caiu e muito, o meio-campo perdeu o entrosamento, e sem apoio do meio o ataque fica unutil, e se o meio não ajuda o ataque fica facil dos adversários martelar o nosso gol que inevitavelmente sofrera gols, e foi exatamente isso que aconteceu.
    Não culpo o Torres e nem a defesa pois o Torres chegou a pouco tempo e a defesa além de ter “vazado”, persistiu heroicamente.
    Falha do Ancelotti sim e não pois o elenco realmente estava limitado em questão de zaga e meio ” foi a partir dai que o Chelsea teve saudades de deco e Ballack “, mas ambos não vinham de boa temporada (atual), e acho que eles não consegueriam fazer milagres.

  22. Kallil realmente voce ta ficando muito chato primeiro com o Gian agora com o Rodrigo porque voce não se candidata a uns dos moderadores do site?
    Belo post Rodrigo eu gostei muito, mas agora vou falar minha tése.
    1 Não acho que a saida de R.Carvalho,Ballack e Deco, foi uma explicação exata desse desastre de temporada pois nas primeras partidas o Chelsea jogou bem e ganhou varios jogos.
    2 Para mim a maior causa foi a decadencia de não só do Malouda ou Essien mais sim do “meio-campo” do Chelsea junto a lesão do Lampard, pois eu venho acompanhando a temporada passada e a atual e vejo que depois que Lampard foi operar o Chelsea caiu e muito, o meio-campo perdeu o entrosamento, e sem apoio do meio o ataque fica unutil, e se o meio não ajuda o ataque fica facil dos adversários martelar o nosso gol que inevitavelmente sofrera gols, e foi exatamente isso que aconteceu.
    Não culpo o Torres e nem a defesa pois o Torres chegou a pouco tempo e a defesa além de ter “vazado”, persistiu heroicamente.
    Falha do Ancelotti sim e não pois o elenco realmente estava limitado em questão de zaga e meio ” foi a partir dai que o Chelsea teve saudades de deco e Ballack “, mas ambos não vinham de boa temporada (atual), e acho que eles não consegueriam fazer milagres.

  23. Então resumindo pra mim a má fase do nosso querido clube é culpa de Ancelotti por ter armado um time tão limitado em termos de reservas experientes, e da falta de entrosamento do meio campo, não culparei o Drogba, pois analisei as duas temporadas e vi que na passada Lampard Malouda e Essien lançavam passes e cruzamentos perfeitos para Drogba que marcava com exito, mas nessa temporada, no inicio Lampard vinha bem até a contusão, e com a ausencia de Lampard e a contusão de seu reserva Benayon o meio ficou pobre, vi muitos jogos do Chelsea que o meio campo dava cada passe quadrado pro Drogba ou então deichavam ele isolado la na frente. Nós temos que fazer uma reforma nesse eleco aí

  24. Então resumindo pra mim a má fase do nosso querido clube é culpa de Ancelotti por ter armado um time tão limitado em termos de reservas experientes, e da falta de entrosamento do meio campo, não culparei o Drogba, pois analisei as duas temporadas e vi que na passada Lampard Malouda e Essien lançavam passes e cruzamentos perfeitos para Drogba que marcava com exito, mas nessa temporada, no inicio Lampard vinha bem até a contusão, e com a ausencia de Lampard e a contusão de seu reserva Benayon o meio ficou pobre, vi muitos jogos do Chelsea que o meio campo dava cada passe quadrado pro Drogba ou então deichavam ele isolado la na frente. Nós temos que fazer uma reforma nesse eleco aí

  25. tudo bem joel,,,,,,,,,,,pode ficar tranquilo…………nao vou mais deixar meus comentarios aqui no site!!!!!!!!!!

  26. tudo bem joel,,,,,,,,,,,pode ficar tranquilo…………nao vou mais deixar meus comentarios aqui no site!!!!!!!!!!

  27. “kallil disse:
    21/02/2011 em 7:17 pm (UTC -3)
    tudo bem joel,,,,,,,,,,,pode ficar tranquilo…………nao vou mais deixar meus comentarios aqui no site!!!!!!!!!!”

    Agora sim o site fica ainda melhor! =D

  28. “kallil disse:
    21/02/2011 em 7:17 pm (UTC -3)
    tudo bem joel,,,,,,,,,,,pode ficar tranquilo…………nao vou mais deixar meus comentarios aqui no site!!!!!!!!!!”

    Agora sim o site fica ainda melhor! =D

  29. prefiro ñ comentar a este respeito…

    mais eu acho q o principal motivo é a decaida de alguns jogadores, malouda, essien, lampard (depois da lesão), drogba (depois da malaria), etc afetaram muito o time.
    e esss enganadores kalou, anelka, etc. ano passado estavam jogando pq estavam “escondidos” no meio do bom time, ae eu digo: até minha vó joga bem num time q arrebenta. mais acho q chegou a hora do ancelotti mudar, o q parece q ele ñ quer pq onde já se viu insistir em kalou, anelka, paulo ferreira????????? ñ da pra entender ñ…

    e o time anda meio sem toque de bola seilá… isso no caso já é culpa do treinador né… finalização… time ruim pra fazer gol.. etc já é falta do ancelotti treinar e lapidar mais.

  30. prefiro ñ comentar a este respeito…

    mais eu acho q o principal motivo é a decaida de alguns jogadores, malouda, essien, lampard (depois da lesão), drogba (depois da malaria), etc afetaram muito o time.
    e esss enganadores kalou, anelka, etc. ano passado estavam jogando pq estavam “escondidos” no meio do bom time, ae eu digo: até minha vó joga bem num time q arrebenta. mais acho q chegou a hora do ancelotti mudar, o q parece q ele ñ quer pq onde já se viu insistir em kalou, anelka, paulo ferreira????????? ñ da pra entender ñ…

    e o time anda meio sem toque de bola seilá… isso no caso já é culpa do treinador né… finalização… time ruim pra fazer gol.. etc já é falta do ancelotti treinar e lapidar mais.

  31. Joel, obrigado
    Sobre a saída deles, eu acho que deixei claro no meu post, que o principal mesmo foi a não-reposição deles. O Ricardo Carvalho, mesmo mal, se sairia melhor na zaga do que o Paulo Ferreira ou o ainda verde Jeffrey Bruma, por exemplo. Faltou chegar um zagueiro naquela altura, que chegou agora com o David Luiz. Pelo menos seria a tendência.

    Eu não entendo muito bem o que o Kalil escreve, de qualquer forma, é um site livre para se expressar as opiniões, nos comentários, no chat, no forum, mesmo que elas sejam um pouquinho desconexas. No texto em si, como o amigo Mike disse, pouco expressei a minha opinião.

    Só faço um pedido pra você, meu jovem (Kalil), reúna tudo que você quer dizer, em apenas uma postagem. Fica mais fácil de ler, e quem sabe, até entender. E a lista de comentários fica mais bonita e organizada.

  32. Joel, obrigado
    Sobre a saída deles, eu acho que deixei claro no meu post, que o principal mesmo foi a não-reposição deles. O Ricardo Carvalho, mesmo mal, se sairia melhor na zaga do que o Paulo Ferreira ou o ainda verde Jeffrey Bruma, por exemplo. Faltou chegar um zagueiro naquela altura, que chegou agora com o David Luiz. Pelo menos seria a tendência.

    Eu não entendo muito bem o que o Kalil escreve, de qualquer forma, é um site livre para se expressar as opiniões, nos comentários, no chat, no forum, mesmo que elas sejam um pouquinho desconexas. No texto em si, como o amigo Mike disse, pouco expressei a minha opinião.

    Só faço um pedido pra você, meu jovem (Kalil), reúna tudo que você quer dizer, em apenas uma postagem. Fica mais fácil de ler, e quem sabe, até entender. E a lista de comentários fica mais bonita e organizada.

  33. Sabe o que eu não entendo é como o Chelsea na pré temporada não esteve bem, começou a Premier League e Champions com resultados expressivos e decaiu de uma só vez.
    Sinceramente não entendo o porquê dessa oscilação de rendimentos. Mas os “10 motivos” explicam bem os momentos vividos pelo time na temporada.
    E o que eu quero saber é o seguinte: estamos com jogadores titulares voltando de lesão, contratações recentes à disposição, técnico experiente, dinheiro para pagar os salários em dia e os medalhões em campo em todos os jogos; o que está faltando para engrenar e aterrorizar os adversários?

  34. Sabe o que eu não entendo é como o Chelsea na pré temporada não esteve bem, começou a Premier League e Champions com resultados expressivos e decaiu de uma só vez.
    Sinceramente não entendo o porquê dessa oscilação de rendimentos. Mas os “10 motivos” explicam bem os momentos vividos pelo time na temporada.
    E o que eu quero saber é o seguinte: estamos com jogadores titulares voltando de lesão, contratações recentes à disposição, técnico experiente, dinheiro para pagar os salários em dia e os medalhões em campo em todos os jogos; o que está faltando para engrenar e aterrorizar os adversários?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.