Mourinho perde primeira em casa pela Premier League e título fica distante

Eto'o abriu o placar, mas Chelsea levou a virada
Eto’o abriu o placar, mas Chelsea levou a virada

Com as chances de decidir o título inglês em suas mãos, o Chelsea recebeu o Sunderland buscando a primeira das quatro vitórias que precisava para sagrar-se campeão da Premier League pela quinta vez em sua história, mas deu praticamente adeus ao título ao perder de virada por 2×1.

O jogo começou com o time do ex-jogador dos Blues e agora técnico, Gus Poyet se defendendo, mostrando que os Black Cats vieram em busca do empate. O Chelsea não era incisivo e tinha falta de criatividade para penetrar na defesa adversária, até que Samuel Eto’o marcou em cobrança de escanteio. Porém, o Sunderland logo empatou e novamente passou a dificultar a vida dos Blues. Daí em diante o jogo voltou ao ritmo de antes, com os visitantes se defendendo, satisfeitos com o empate, enquanto o Chelsea tentava, porém não assustava o goleiro italiano exceto em lances de bola parada.

Apesar de ter ido para frente no segundo tempo, jogando com dois atacantes, os donos da casa não conseguiam se encontrar dentro de campo e mostravam ineficácia no ataque, sofrendo para criar jogadas que de fato ameaçassem o laterna da Premier League. Em lance que gerou controvérsias, Azpilicueta escorregou e perdeu para Altidore. O atacante dos Black Cats adiantou a bola e o lateral dos Blues tentou o corte, mas a arbitragem marcou pênalti que não foi desperdiçado por Borini – jogador formado na base do Chelsea.

O Chelsea então se lançou desesperadamente ao ataque, mas não conseguia organizar as jogadas e sofria com a boa marcação do time de Poyet, que alcançou importantes três pontos na luta contra o rebaixamento.

Chelsea sai na frente, mas cede empate

O Sunderland começou o jogo fechado atrás, esperando o contra-ataque e deixando o Chelsea ter a bola. O time da casa trocava muitos passes, rodando o jogo de um lado para o outro, com dificuldade para penetrar no ataque e sem levar nenhum perigo real ao adversário. E o primeiro chute em gol foi dos visitantes. Borini recebeu a bola na cabeça da área e encheu o pé, mas o goleiro Schwarzer só observou a bola que passou longe da sua trave.

A primeira chance do Chelsea só chegou aos 11 minutos, quando Willian bateu rasteiro e fraco para defesa tranquila de Mannone. Mas um minuto depois Samuel Eto’o fez bela jogada – recebendo na entrada da área, driblando os defensores e ganhando escanteio ao desarmado no último instante. Willian cobrou bem o escanteio e o próprio atacante finalizou na entrada da pequena área, com chute forte e indefensável para fazer 1×0.

Logo após o gol, o Sunderland tentou se lançar ao ataque, mas os Black Cats encontravam muita dificuldade para passar pela marcação dos Blues. Mas no escanteio que o time ganhou aos 17 minutos, o time de Poyet empatou, após Schwarzer rebater para dentro da área e no rebote Wickham não perdoou e marcou.

Depois do gol, o jogo voltou para o cenário dos primeiros minutos e o Chelsea se embaraçava para encontrar espaços na defesa adversária. O próximo chute ao gol aconteceu apenas aos 27, quando Oscar tentou da entrada da área, mas Mannone defendeu com facilidade. Aos 30, Oscar teve nova oportunidade na cobrança de falta, mas mais uma vez o goleiro dos Black Cats não encontrou dificuldade para fazer a defesa.

Aos 36, Ivanovic quase marcou. O lateral cabeceou bem o escanteio cobrado por Willian e Mannone conseguiu fazer a defesa no reflexo, com a bola beliscando o travessão antes de descansar novamente nos braços do goleiro.

Aos 42, Matic arriscou de fora da área e o goleiro fez boa defesa, desviando para o lado, mas o Chelsea não conseguiu aproveitar o rebote. Um minuto depois, Ramires teve a chance de colocar os Blues na frente, mas ao subir de cabeça desmarcado, a bola ficou muito alta para ele e o brasileiro testou sem direção. O próprio Ramires poderia ter sido expulso em lance na sequência, quando deu uma cotovelada no adversário fora do lance de bola, mas o juiz não viu e o primeiro tempo acabou sem mais lances importantes.

Chelsea vai para cima, mas leva gol de pênalti

Na volta do intervalo o Chelsea logo teve uma chance de voltar à frente do placar. Em rápido contra-ataque, Willian passou para Eto’o que fuzilou, mas a bola saiu, tirando tinta da trave esquerda de Mannone. Aos 50, Ramires teve a chance com rebote de um cruzamento, mas a bola foi rebatida pela zaga.

A partir daí, porém, o time caiu de produção e alguns passes errados começaram a aparecer e o jogo ficou mais morno, com o Sunderland ainda empenhado em apenas se defender, tendo apenas 37% da posse de bola aos 60 minutos.

Aos 64, os Blues finalmente conseguiram organizar um bom ataque. Willian tocou para Ba dentro da área e o grandalhão fez o pivô e devolveu para o brasileiro, que cruzou sob medida para o atacante, sozinho dentro da área, mas Ba isolou. Aos 75, o time teve nova chance com o senegalês, mas a defesa trabalhou bem e o Chelsea não levou sorte.

Fernando Torres, que entrou no lugar de Eto’o, também teve uma boa chance, quando fez linda bicicleta no rebote de um cruzamento de Willian, mas a bola subiu demais. Dois minutos depois, El Niño teve outra oportunidade, mas a zaga conseguiu rebater em escanteio, frustrando o espanhol, que teve mais uma chance de cabeça, mas Mannone fez a defesa.

As coisas ficaram ainda piores para os Blues, quando Azpilicueta fez pênalti em Altidore e Borini converteu, colocando os Black Cats à frente do placar e levando o time de Mourinho a se afastar do título.

O Chelsea quase chegou ao empate com Schürrle, que bateu com força para difícil defesa Mannone, mas o goleiro salvou os visitantes novamente. Já nos acréscimos, Terry teve a chance do cabeceio, e mais uma vez o arqueiro italiano fez a defesa com tranquilidade. Antes do apito afinal o Sunderland teve mais boa chance com Borini, mas a bola se perdeu pela linha de fundo e o lanterninha da Premier League deu a José Mourinho sua primeira derrota em Stamford Bridge pela Premier League nas quatro temporadas que o treinador comandou os Blues.

Ficha Técnica

Chelsea (4-2-3-1): Schwarzer; Ivanovic, Cahill, Terry, Azpilicueta; Ramires, Matic; Willian, Oscar (Ba, 59) Salah (Schürrle, 66); Eto’o.

Substituições não usadas: Hilario, David Luiz, Mikel, Lampard, Torres.

Técnico: José Mourinho

Sunderland (4-2-3-1): Mannone; Vergini, Alonso, Brown, O’Shea; Cattermole, Colback, Larsson (Celustka, 90), Johnson (Giaccherini, 66); Borini, Wickham (Altidore, 66).

Substituições não usadas: Ustari, El-Hadj Ba, Scocco, Mavrias.

Técnico: Gus Poyet

Gols: Chelsea: Eto’o (12); Sunderland: Wickham (18), Borini (82).

Cartões Amarelos: Chelsea: Torres (92); Sunderland: Cattermole (56), Brown (72).

Árbitro: Mike Dean

Estádio: Stamford Bridge

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.