No pontapé inicial da temporada da Barclays Premier League, o Chelsea recebeu neste sábado (08) a equipe do Swansea City em Stamford Bridge. Em uma partida bastante movimentada, as equipes ficaram no empate por 2 a 2, Oscar e Federico Fernández, contra, marcaram para o Chelsea e André Ayew e Bafetimbi Gomis para o Swansea.
Leia Mais: O que esperar do Chelsea para a temporada 2015/2016?
José Mourinho nunca havia deixado de ganhar em sua estreia pelo campeonato inglês, e do jeito que o primeiro tempo se encaminhou, parecia que essa estatística iria continuar. O Chelsea dominou as ações na primeira etapa, porém, a expulsão do goleiro Thibaut Courtois e o forte ímpeto ofensivo do Swansea na segunda etapa não deixaram o Chelsea sair com a vitória na primeira partida da temporada. No próximo domingo (16), o Chelsea enfrenta o Manchester City no Etihad Stadium.
Com gols “sem querer”, Chelsea sai na frente na primeira etapa
Os Blues tinham a posse de bola no meio de campo, mas foi o Swansea que teve as primeiras grandes chances de fazer o gol inaugural, com o francês Gomis. Primeiro, em cabeçada após escanteio e depois após belo lançamento de Jonjo Shelvey, quando o atacante ficou cara a cara com Courtois, mas demorou a bater e foi travado por John Terry. Gary Cahill afastou a bola depois.
O Swansea continuou pressionando o Chelsea e o volante Sung-Yong Ki obrigou Courtois a fazer uma nova defesa e impedir o gol do time galês. No contra-ataque, o Chelsea ficou pedindo pênalti após Diego Costa cair em uma dividida com o zagueiro Fernández.
Em um espaço de oito minutos aconteceram os gols da primeira etapa. Aos 22, Oscar cobrou falta do bico da grande área. Cahill e Branislav Ivanovic não conseguiram desviar e a bola entrou direto para o gol. O Swansea vinha fazendo um bom primeiro tempo, mas sentiu após o gol e viu o Chelsea crescer no jogo. Porém, aos 28 minutos, a equipe de Garry Monk descontou com André Ayew. Jefferson Montero fez jogada individual pelo lado esquerdo e cruzou para Gomis que, de cabeça, forçou Courtois a fazer uma bela defesa. No rebote, Ayew teve duas chances até balançar as redes.
Logo na sequência, o Chelsea voltou a liderar o marcador. Willian recebeu uma bola pelo lado esquerdo e tentou cruzar na área. A bola desviou no zagueiro Fernández e encobriu o goleiro Lukasz Fabianski. O gol foi dado como contra para o jogador do time galês.
Na primeira etapa, o Swansea conseguiu boas escapadas pelo lado esquerdo, principalmente com Montero. Em uma delas, o jogador equatoriano passou por Ivanovic e tocou para Gylfi Sigurdsson, que teve um belo chute defendido por Courtois. Após essa chance, o jogo voltou a ficar mais equilibrado nos minutos finais, com algumas faltas e o Chelsea conseguindo uma maior posse de bola.
Com expulsão de Courtois, Chelsea sofre o empate
A equipe do Swansea começou o segundo tempo em um ritmo muito forte e conseguiu acertar a trave após cobrança direta de escanteio de Shelvey. Aos 10 minutos do segundo tempo, novamente Shelvey descolou um belo lançamento para Gomis que driblou o goleiro Courtois e sofreu pênalti. O belga foi expulso. Asmir Begovic, que quase começou a partida como titular, entrou no lugar de Oscar e não conseguiu impedir o gol de empate na cobrança do próprio Gomis.
Após o gol, o Swansea continuou forte no ataque e trouxe perigo em duas oportunidades com Montero e Shelvey, mas Begovic foi bem ao fazer as defesas. Gomis chegou a virar o placar após passe de Montero, mas o impedimento foi marcado. O Chelsea se expôs ao tentar subir ao ataque e a equipe do País de Gales abusou dos contra-ataques com Wayne Routledge. Em uma das descidas dos Blues, Eden Hazard teve um forte chute defendido por Fabianski.
Com as alterações e os minutos se passando, o Swansea reduziu sua força ofensiva focando em explorar os contra-ataques e o Chelsea cresceu, tentando pressionar a equipe visitante. A posse de bola dos Blues nos minutos finais era esmagadora, mas a equipe não conseguiu criar chances de gol. Hazard conseguiu algumas escapadas, mas tinha sempre que lutar contra dois ou três defensores. O placar não mais se alterou e o jogo teve números finais.
Ficha Técnica
Chelsea (4-2-3-1): Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry, Azpilicueta; Matic, Fabregas (Zouma 75′); Willian (Falcao 83′), Oscar (Begovic 52′), Hazard; Diego Costa. Técnico: José Mourinho
Reservas não utilizados: Ramires, Mikel, Moses, Remy.
Swansea (4-2-3-1): Fabianski; Naughton, Fernández, Williams, Taylor; Ki Sung-Yueng (Cork 35′), Shelvey; Sigurdsson, Ayew, Montero (Routledge 71′); Gomis (Eder 78′). Técnico: Garry Monk
Reservas não utilizados: Nordfeldt, Rangel, Bartley, Tabanou.
Gols: Oscar (22′ CHE), Ayew (28′ SWA), Fernandez – Gol Contra (30′ CHE), Gomis (53′ SWA)
Cartão Amarelo: Shelvey (19′ SWA), Cork (45′ SWA), Terry (52′ CHE), Williams (90′ SWA)
Cartão Vermelho: Courtois (52′ CHE)
Árbitro: Michael Oliver
Público: 41.232
Video: