Colunas: Bem vindos ao ‘December Madness’

Mourinho já começou revezamento do time deixando Hazard, Oscar e Willian fora da partida contra o Sporting
Mourinho já começou revezamento do time deixando Hazard, Oscar e Willian fora da partida contra o Sporting

Há alguns anos no basquete universitário dos EUA havia uma competição que se chamava March Madness (loucura de Março), mas que hoje já não acontece mais (apesar do termo ainda ser usado no mês de março). Não seria nenhum exagero chamar o mês de dezembro do futebol inglês de December Madness, devido ao acúmulo de jogos nessa época do ano.

Apenas dez dias no último mês do ano e o Chelsea já jogou três vezes e jogará outras cinco até o fim do mês. Isso sem contar duas partidas nos dias um e três de janeiro. São no total dez partidas em 30 dias, fazendo com o que o time jogue em média a cada três dias.

A maioria dos campeonatos europeus paralisam suas atividades antes do natal e voltam apenas em janeiro. A Bundesliga (campeonato alemão) fica quase um mês paralisada por conta da parada para inverno, mas na Inglaterra não apenas o recesso é inexistente, mas o período do alto inverno é o mais agitado de toda a temporada.

Uma das tradições do futebol inglês é o Boxing Day. O Boxing Day é um feriado comemorado no dia 26 de dezembro em muitos países do mundo, devido a uma tradição antiga na qual senhores e patrões distribuíam para escravos e empregados uma ‘caixa de Natal’ (Christmas box) nessa data. Na Inglaterra, o Boxing Day, além de ser um dia reservado para a caridade (muitas pessoas doam as Christmas boxes para a população carente do país), é também é sinônimo de futebol. Rodada completa da Premier League com todos os times jogando no dia – normalmente em derbies locais para evitar que os torcedores tenham de viajar.

Como consequência disso, jogadores vindos da América Latina ou acostumados com as paralisações de inverno em outros países europeus sofrem para se adaptarem ao frenético ritmo da Premier League no mês de dezembro, aumentando a competitividade nesse período.

Dezembro marca o meio da temporada europeia e os jogadores já estão cansados devidos aos inúmeros compromissos com seus times e também com as seleções, nos casos daqueles que são convocados. Após três paradas para datas FIFA (e consequentemente viagens) e cerca de 15 rodadas das ligas domésticas disputadas – além das partidas as competições continentais  –, o cansaço já começa a aparecer e é apenas intensificado durante o December Madness.

A agenda de compromissos do Chelsea até o dia 03/01 não é das mais simples e o time de José Mourinho terá dificuldades em algumas partidas. Os Blues receberão o Hull City nesse sábado e depois viajarão para enfrentar o Derby County pela League Cup em partidas que teoricamente não será testado. Mas no dia 22 o time viaja até Stoke – no norte da Inglaterra para enfrentar um dos times mais complicados para se enfrentar fora de casa – o Stoke City. Na sequência, exatamente no Boxing Day, o time terá o derby contra o West Ham, time londrino que está em alta, ocupando a quarta colocação à frente, por exemplo, de Arsenal, Liverpool e Tottenham. Após sair para visitar o Southampton – que está em queda livre na classificação, mas ainda está na parte de cima – o time enfrentará os Spurs no White Hart Lane. O período de loucura finalmente acabará com o jogo contra o Watford, pela primeira partida dos Blues nessa edição da FA Cup.

Mourinho certamente fará rodízio de jogadores – o que já tem acontecido devido às suspensões dos jogadores. Diego Costa cumpriu suspensão há duas semanas, enquanto Nemanja Matic não jogou contra o Newcastle no fim de semana passado. Agora será a vez de Cesc Fàbregas ficar de fora por causa do quinto cartão amarelo. Mas, além dos jogadores suspensos, Mourinho já adiantou que usará os jogadores que têm sido menos utilizados – como André Schürrle e Mohamed Salah que atuaram contra o Sporting pela última rodada da fase de grupos da Champions League.

Os problemas físicos também podem se acumular nessa época do ano, principalmente porque o inverno rigoroso na Inglaterra exige muito dos jogadores fisicamente. Alguns deles, inclusive já não se encontram totalmente em forma. Ramires ainda está readquirindo suas melhores condições físicas, enquanto André Schürrle começa a se recuperar de fato de uma forte doença que tem afetado o seu rendimento físico nos últimos meses. Nesta época do ano, jogadores como Oscar e Willian mostraram queda de rendimento na temporada passada e outros tantos tiveram problemas físicos leves.

Boa sorte aos Blues na maratona de jogos, e vamos esperar que o time continue liderando o campeonato no dia primeiro de janeiro. Enquanto isso, o fim de ano dos torcedores será cheio, com o Chelsea jogando duas vezes por semana até o novo ano.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião da autora, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.