Um gol de Bertrand Traore elevou o total de tentos marcados pelos emprestados do Chelsea nesta temporada à marca de 80 (até o fim do dia, a contagem ainda aumentaria), todavia, seus esforços não foram suficientes para garantir a passagem direta para a Liga Europa por parte do Vitesse, neste fim de semana. Confira a semana dos jovens Blues.
Destaques
O Vitesse entrou na rodada final da Eredivisie sabendo que uma vitória, somada a deslizes de adversários, assegurariam o terceiro lugar e a qualificação para a Liga Europa. Com Traore e Josh McEachran no onze inicial – este com lugar fixo depois de excelentes exibições e ausências de outros jogadores – o time de Peter Bosz começou muito bem, com dois gols de Traore, que garantiram uma vantagem de 2×0.
Alguns erros defensivos, no entanto, deixaram os rivais do Utrecht nivelarem as coisas, e, apesar de Wallace ter saído do banco e provido uma assistência para mais um gol, o empate por 3×3 deixou o Vitesse com a obrigação de enfrentar o PEC Zwolle nos playoffs por um lugar na pré-eliminatórias da Liga Europa.
Na Itália, Stipe Perica foi titular da Udinese, e, finalmente, marcou seu primeiro gol pelos Zebretti.
Inglaterra
Tanto a Championship quanto a League One terão as finais dos playoffs brevemente e ambas contarão com um emprestado do Chelsea.
John Swift lesionou-se no segundo empate do Swindon contra o Sheffield United, por 5×5, que assegurou o avanço de seu time; e uma contusão no tornozelo relegou Patrick Bamford ao banco de reservas, de onde viu o Middlesbrough superar o Brentford (Kenneth Omeruo, outro Blue, não foi selecionado). Ambos estarão disponíveis para suas decisões e esperam ter motivo de comemoração.
Itália
Mohamed Salah e a Fiorentina caíram na semifinal da Liga Europa, perdendo por 5×0, no agregado, para o Sevilla.
Marco van Ginkel continuou como uma primeira escolha no meio-campo do Milan, mas sofreu derrota contra o Sassuolo por 3×2, com erros de seu goleiro e expulsões a ditarem o resultado. Apesar disso, o holandês fez uma exibição decente.
Alemanha
Oriol Romeu foi mais uma vez não mais do que um suplente não utilizado e viu o Stuttgart bater o Hamburgo por 2×1, entrando na partida final, contra o Paderborn, com condições de permanecer na Bundesliga.
Lucas Piazon foi suplente não utilizado pelo Eintracht Frankfurt em um esquecível 0x0 com o Hertha Berlin.
Espanha
Com a manutenção garantida, o Elche variou jogadores para a visita do Athletic Bilbao, no domingo, o que significou que Mario Pašalić só jogou os últimos dois minutos. O seu agente confirmou no início do dia que falará sobre um novo contrato com o Chelsea durante o verão.
Gael Kakuta não foi utilizado no Rayo Vallecano x Córdoba.
Portugal
Uli Dávila foi surpreendentemente titular pelo Vitória de Setúbal, que recebeu o Arouca, e completou 57 minutos no campo. João Rodriguez deixou o clube mais cedo para se juntar à seleção sub-20 da Colômbia.
Bósnia-Herzegovina
O oitavo cleansheet de Matej Delac em onze jogos pelo FK Sarajevo contribuiu para uma vitória por 2×0 sobre o Radnik Bijeljina no meio da semana e, três dias depois, contra o Željezničar, segundo colocado, ajudou a equipe a manter um ponto de vantagem na liderança do campeonato, com apenas dois jogos por jogar.