“Na próxima temporada, Loftus-Cheek será uma grande surpresa na Premier League”, avisa Mourinho

Loftus-Cheek ganhou elogios de Mourinho, mas não tem tido minutos em campo (Foto: Paul Gilham/Getty Images)
Loftus-Cheek estreou como profissional contra o Sporting Lisboa, pela Champions League (Foto: Paul Gilham/Getty Images)

José Mourinho elogiou vários de seus jogadores após a difícil vitória sobre o West Ham, por 1-0, na última terça-feira, pela Premier League. Em entrevistas após a partida o treinador exaltou jogadores como Thibaut Courtois, Eden Hazard, Ramires e os jogadores de defesa, enaltecendo seus desempenhos na campanha vitoriosa da equipe até o momento.

Porém não foram apenas os titulares a serem elogiados. Desta vez, Mourinho reservou um espaço para falar sobre uma das maiores promessas da base dos Blues nos últimos anos, o meio campista Ruben Loftus-Cheek, que na partida contra o West Ham foi um reserva não utilizado. As declarações do português pegaram a todos de surpresa, mas deixaram claras as intenções do Special One de utilizar o jovem inglês com mais frequência na próxima temporada.

Em entrevista divulgada no talkSport, Mourinho afirmou:

“Eu tive Ruben Loftus-Cheek apenas no banco no último jogo, mas eu tenho que dizer que, na minha opinião, no próximo ano, esse garoto vai ser uma grande surpresa na Premier League. Nesta temporada, se eu não estivesse jogando pelo título e se não estivéssemos lidando com a pressão que temos, esse garoto já estaria em campo.”

A declaração de Mourinho geram expectativas em relação à promessa inglesa, mas também revelam uma dificuldade recorrente do Chelsea em utilizar os jogadores vindos das categorias de base do clube. No início da temporada, Mourinho chegou a declarar que utilizaria estes jogadores com bastante frequência, a ponto de afirmar que em alguns anos esperava um time formado, em sua maioria, por jogadores formados no clube. O português falou, também, que era seu papel desenvolvê-los para que pudessem chegar a seleção da Inglaterra.

Apesar das declarações de Mourinho no início da temporada, o treinador não tem dado chances aos jogadores da base com frequência, a não ser em jogos menores da Copa da Liga, no início da temporada, onde alguns deles tiveram minutos. Nathan Aké, de 20 anos, eleito Jogador Jovem do Chelsea em 2013, e participante frequente do elenco principal dos Blues desde 2012, ganhou apenas 210 minutos em campo nesta temporada, sendo 190 deles contra times de divisões inferiores. Já Loftus-Cheek, de 18 anos, elogiado por Mourinho, jogou apenas sete minutos em toda a temporada. Dominic Solanke, de 17 anos, eleito Jogador Jovem Inglês de 2014, esteve em campo por 17 minutos até o momento. Andreas Christensen, de 18 anos, jogou duas partidas, contra times de divisões inferiores na temporada. Izzy Brown, por outro lado, ainda não ganhou uma chance. Todos os jogadores citados são membros fixos do elenco principal dos Blues.

O Chelsea Brasil fez no mês passado, inclusive, uma matéria sobre a importância de se utilizar as promessas da base.

Por outro lado, Mourinho tem dado muitas chances ao zagueiro Kourt Zouma, de apenas 20 anos. O francês tem sido titular há sete partidas seguidas, e já esteve em campo em 1266 minutos na temporada. Zouma tem conseguido boas atuações e é constantemente elogiado por Mourinho, companheiros e imprensa. Contudo, o zagueiro não é um jogador formado na base do clube, tendo sido adquirido por 12,4 milhões de libras, junto ao Saint-Étienne, da França, em janeiro de 2014.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.