Neste domingo (27), o técnico José Mourinho afirmou que promoverá alguns jogadores da base para o time principal em tempo integral e outros apenas para treinar com o time de cima. Perguntado a respeito do papel que os jogadores terão e como serão integrados à equipe principal, Mourinho revelou os planos para os jovens – principalmente ingleses – e foi mais longe: disse que se Izzy Brown, Dominic Solanke e Lewis Baker não chegarem à Seleção Inglesa em alguns anos, a culpa terá sido sua.
“Tenho consciência em dizer que se em alguns anos, Baker, Brown e Solanke não se tornarem jogadores da seleção, eu deverei ser o culpado. Eles são parte de um processo do clube que começou antes da minha chegada, mas eu agora tenho jogadores que jogarão pelo time e quando eles se tornarem jogadores do Chelsea tenho quase certeza que se tornarão jogadores da Seleção Inglesa também. Não estou fazendo isso apenas pelo futebol inglês, mas também pelo clube. Esses três jogadores, Baker, Brown e Solanke têm de tornarem jogadores do Chelsea e da seleção. Isso têm de acontecer, mas eu tenho a sensação de que a nossa base está revelando jogadores para o time de cima,” afirmou o treinador.
Os jogadores de respectivamente 19, 17 e 16 anos, serão treinados juntamente com o time principal, mas só jogarão em ocasiões bem específicas a princípio.
“O Chelsea é visto como cemitério para jovens talentos, mas no momento oficialmente temos no time principal Andreas Christensen, Nathan Aké e provavelmente mais um, pois gostaria de ter mais um jogador inglês. Isso significa que teremos três jogadores no time de cima vindos da base. Claro que não posso ter Baker, Brown, Solanke e Boga, já que não posso ter um elenco de 30 jogadores, mas esses quatro garotos irão trabalhar comigo por toda a temporada. Com 17 anos, não acho que seja a hora deles jogarem em algum time da segunda divisão ou em alguma outra liga. Com 17 anos eles têm de treinar e aprender conosco e eles aprenderão muito. Jogarão partidas com o sub-21 e talvez participem de jogos da League Cup ou da FA Cup conosco,” esclareceu o português.
“É preciso lembrar que eles têm 17 anos e não 20 e quando eles jogam no sub-21 os adversários deles serão jogadores de 20 anos, mas se ficarem conosco todos os dias acredito que será fantástico para eles. Nós temos esses nomes chegando no time, além de Christensen, Aké e Kurt Zouma. Estamos falando de sete ou oito jogadores e que, em alguns anos, podem fazer do Chelsea uma equipe forte, com jovens ingleses e estrangeiros treinados na nossa base, pratas da casa. Será uma reviravolta da situação atual. Nesse momento, quando você olha a lista de jogadores registrados na Champions League, John Terry é o único jogador revelado e formado no Chelsea,” concluiu Mourinho.
O treinador também revelou que o presidente da federação inglesa (FA) Greg Dyke marcou uma reunião com ele e que os dois conversaram por horas, mas Mourinho não quis revelar o teor da conversa.