José Mourinho é liberado das acusações de discriminação no caso Eva Carneiro e decisão gera revolta na Inglaterra

A doutora Eva Carneiro deixou o clube após polêmica com José Mourinho
A doutora Eva Carneiro deixou o clube após polêmica com José Mourinho

A decisão da Football Association (FA) de retirar as acusações de José Mourinho após ele supostamente ter feito comentários discriminatórios sobre a ex-médica do Chelsea, Eva Carneiro, gerou revolta em alguns grupo defensores dos direitos da mulher.

O grupo Women in Football (Mulheres no Futebol, em tradução livre) disse que seu especialista em linguagem está certo de que Mourinho usou linguagem abusiva para com uma mulher, ao contrário do que diz o veredito do especialista escolhido pela FA. À BBC, o grupo afirmou:

“É outro exemplo da FA falhando em lutar contra a discriminação.

Estamos preocupados pelas graves falhas no processo de tais investigações.”

A FA estudou as gravações em vídeo do empate por 2 a 2 entre o Chelsea e o Swansea City, em 8 de agosto, após um membro do público ter apresentado uma queixa. Após a análise, foi alegado que a associação estava ‘satisfeita e que as palavras usadas não constituem linguagem discriminatória sob as regras da FA’.

Veja mais: Segundo especialista, Eva Carneiro poderia entrar com uma ação de discriminação de gênero contra o Chelsea

A Dra. Carneiro e o fisioterapeuta Jon Fearn foram criticados por Mourinho por tratarem de Eden Hazard mesmo com o time jogando com um homem a menos. A doutora do clube, de 42 anos, teve seu papel no clube rebaixado antes de decidir deixar o Chelsea.

A declaração dada pela Women in Football diz:

“Nosso próprio especialista em linguagem deixou totalmente claro que as palavras abusivas usadas pelo Sr. Mourinho no campo aquele dia foram especificamente direcionadas para uma mulher, como indicado pela gramática de sua sentença.

Outros falantes do português que contatamos para recolher evidências também enfatizaram esse ponto. Nós, portanto, achamos extraordinário que qualquer especialista ou falante de português relatasse o contrário.”

A FA disse que nomeou acadêmico independente, especialista em linguística portuguesa, para analisar os arquivos e imagens do incidente, que incluem uma gravação em áudio. Em sua declaração, a associação diz:

“Ambas as palavras usadas, traduzidas e analisadas pelo especialista independente, e a evidência em vídeo, não sustenta a conclusão de que as palavras foram direcionadas para qualquer pessoa em particular.”

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.