Pouco depois de completar sua mudança para Stamford Bridge a partir do Stoke City, Asmir Begovic sentou-se com a equipe de imprensa do Chelsea no campo de treinamento do clube para dar sua primeira entrevista como atleta dos azuis de Londres. O goleiro, que respondeu a perguntas feitas pelos profissionais do clube, expressou seu desejo de conhecer logo os novos treinadores e companheiros de equipe, bem como o desejo de ajudar a equipe a desfrutar de ainda mais sucesso nas próximas temporadas.
Chelsea: Olá Asmir, bem-vindo ao clube. Como é a sensação de ser um jogador de Chelsea?
Begovic: Este é um dos melhores clubes do mundo e é um sonho para mim estar aqui. Uma vez que eu soube que o Chelsea estava interessado, e depois de falar com José Mourinho, eu soube que era onde eu queria estar. É uma sensação incrível e eu estou absolutamente encantado de estar aqui.
C: Foi uma decisão fácil para você assinar com o atual campeão da Premier League?
B: Este sempre foi o meu destino preferido. Foi difícil deixar o Stoke, porque lá eu tive alguns bons momentos e compartilho de algumas grandes memórias com as pessoas de lá. Eu realmente gostei de fazer parte do clube, mas eu estou muito contente que tudo tenha dado certo e que agora eu estou no Chelsea e pronto para continuar minha carreira.
C: O que você achou das instalações aqui em Cobham (centro de treinamento do Chelsea)?
B: As instalações são fantásticas, absolutamente, uma das melhores do mundo. Será um privilégio trabalhar aqui todos os dias. Estas instalações só podem te ajudar como jogador, não há desculpas para não trabalhar duro e melhorar o seu jogo o tempo todo. Estou animado sobre começar a trabalhar aqui.
C: Você mencionou que falou com nosso treinador, o que ele disse para você?
B: Ele me explicou o que esperava de mim se viesse para cá, ele me falou sobre o que clube esperava de mim e me disse também o que significa fazer parte do Chelsea Football Club. Eu falei que estava muito atraído por todo o desafio, e que para mim isso era a coisa mais importante. Eu não exigi nenhuma garantia; quero apenas vir aqui e trabalhar duro. Eu preciso ganhar o meu lugar e mostrar minhas qualidades. Estou confiante de que posso causar um impacto. Ser parte de uma equipe que ganha troféus e isso é muito importante, eu acho que foi o próximo passo para mim na minha carreira e certamente Mourinho pode me ajudar muito.
C: Quais são os seus maiores pontos fortes como um goleiro?
B: Eu joguei contra o Chelsea algumas vezes, então eu tenho certeza que alguns de nossos fãs sabem o que posso fazer, mas em primeiro lugar, gosto de dominar a grande área. Também tento orientar a defesa e comunicar com os meus defensores, e também com a equipe na minha frente, a fim de se certificar que tudo está organizado. Eu gosto de ser uma influência calma, mas contribuir em todas as áreas. Gosto parar os cruzamentos e ser agressivo nas saídas de bola. Mas o mais importante é passar confiança com minhas defesas para toda a equipe. Eu quero fazer tudo o que puder para nos ajudar a obter resultados.
C: Que goleiros te inspiravam quando era jovem?
B: Quando eu estava começando nas categorias de base tinha alguns: Oliver Kahn e Francesco Toldo, que estavam no topo de suas formas, eu adorava vê-los jogar. Em anos mais recentes eu me inspirava em Petr Cech, que é obviamente uma lenda aqui. Eu costumava olhar para o seu jogo, porque o nosso tamanho e físico parecidos. Eu tento me inspirar em todos os grandes goleiros para desenvolver o meu jogo e deixar a minha própria marca, eu acho que essa é a maneira que deve ser.
C: Como um jogador adversário, como foi enfrentar o Chelsea na temporada passada?
B: O Chelsea foi definitivamente o melhor time que o Stoke jogou contra durante toda a temporada. Era o time mais completa, com uma base sólida, grande talento ofensivo e boa disciplina também. Espero que possamos melhorar como uma equipe. Na última temporada o clube ganhou dois troféus, e espero não só repetir isso como ganhar ainda mais.
C: Na temporada passada, tivemos um retrospecto defensivo extremamente impressionante. Você deve estar ansioso para ter uma linha de quatro tão boa na sua frente…
B: Absolutamente. Em geral, eu apenas estou ansioso para trabalhar com jogadores de classe mundial a cada dia. Os defensores do clube são fantásticos e Thibaut Courtois é um dos melhores goleiros do mundo. Eu definitivamente estou animado para jogar com esses caras.
C: Você está animado para turnê de pré-temporada, que começa na quarta-feira?
B: Muito, eu não posso esperar para começar. Ir para a América do Norte treinar será ótimo, nós temos alguns grandes jogos para fazer por lá.
C: Quais são os seus principais objetivos para a próxima temporada?
B: Meus principais objetivos são a adaptação, que espero que ocorra rapidamente, e mostrar a todos o que posso fazer em treinamentos e partidas. Espero que eu possa jogar tantos jogos quanto possível e contribuir para o sucesso da equipe, que por fim é a meta para a próxima temporada. Eu só quero impressionar tanto quanto eu puder.