Samuel Eto’o finalmente revidou os comentários feitos por Jose Mourinho em fevereiro deste ano. Mourinho, em comentários feitos fora do ar, mas exibidos pelo canal de televisão francês, Canal Plus, sugeriu que Eto’o poderia ser mais velho do que diz ser.
Não é a primeira vez que jogador da Seleção Camaronesa, que na época disse estar bastante incomodado com os comentários (deixando isso claro na comemoração do seu gol contra o Tottenham), tem um desentendimento com o técnico português.
Em 2005, quando o Barcelona, por onde jogava na época, foi eliminado da Champions League justamente pelo Chelsea de Mourinho, Eto’o chegou a dizer que consideraria desistir do futebol se os Blues vencessem a competição, criticando as táticas do Chelsea, e chamando o Special One de “sem vergonha”.
Na época, disse: “Mourinho tem uma maneira de se expressar que não é particularmente prazerosa. Eu disse isso na cara dele após a partida contra o Chelsea. Fui até ele e disse: ‘sei que você é uma grande pessoa e um grande técnico, mas na verdade você só é um m…’.”
Após trabalharem juntos na Internazionale de Milão, onde conquistaram inúmeros títulos juntos, Eto’o pareceu ter mudado o seu pensamento sobre o técnico. Em entrevista recente, antes de se juntar ao Chelsea, o camaronês rasgou elogios a Mourinho: “Só há um Jose Mourinho. Já joguei com muitos grandes técnicos, mas não há ninguém igual a ele. Ele é um dos melhores treinadores do mundo e eu gostaria de trabalhar com ele novamente – nunca há tédio com Jose por perto”.
No presente, Eto’o terminou a temporada no Chelsea como segundo artilheiro do time, com 12 gols, atrás apenas de Eden Hazard. Com o seu contrato de um ano chegando ao fim, uma saída de Stamford Bridge parece certa – e ele pretende provar um ponto indo jogar em outro clube que disputará a Champions League.
“Hoje eu tenho 33 anos de idade e não é porque um idiota disse que eu sou velho, que eu deva acreditar. Vocês devem ter notado que o velho estava jogando melhor que os jovens do Chelsea.”, desabafou.
“Vou continuar jogando a Champions League. Onde? Isso eu não vou dizer, mas posso dizer que vou continuar jogando, porque me sinto ótimo física e mentalmente. Algumas pessoas acreditam que eu vá encerrar a minha carreira nos Estados Unidos ou no Oriente Médio, mas eu recuperei a alegria em jogar a Champions League.”
“Então eu irei jogar essa Copa do Mundo, e também a próxima, quando terei 37 anos de idade. Alguns o fizeram com 42 anos (como o companheiro de Seleção Camaronesa Roger Milla), então isso significa que eu poderei jogar até mais duas Copas do Mundo.”
Eto’o, que foi convocado para seleção preliminar de Camarões para a Copa do Mundo, espera que o seu país possa fazer uma boa impressão na competição, visto que enfrentarão os anfitriões, o Brasil, juntamente com Croácia e México, no Grupo A.
“Nunca tive medo – se você tiver medo, não se torne jogador de futebol. Mas você tem que respeitar os seus oponentes. Em campo serão 11 homens contra 11 homens. É verdade, Camarões perdeu para o Brasil na Copa de 1994, mas eu estava no time que derrotou o Brasil na Copa das Confederações, e eu marquei um belo gol em Dida, no 88º minuto. E então nós os vencemos novamente nas Olimpíadas. Isso prova que futebol não é uma ciência exata.”
“Vai ser difícil, com certeza, mas no futebol tudo é possível. Tenho muito respeito por esses jogadores, mas não estou com medo. Vamos ter as nossas chances e iremos aproveitá-las. As nações africanas devem lutar para chegar o mais longe possível – e, porque não? -, vencer a Copa do Mundo. As pessoas vão dizer que eu sou louco, mas se eu não fosse louco, porque eu iria para o Brasil? Pelas férias?”, finalizou Eto’o.