No início dessa segunda-feira, José Mourinho pôde realizar um treinamento com a equipe completa pela primeira vez nessa pré-temporada. Aqueles jogadores que passaram duas semanas treinando com o técnico na Ásia tiveram o fim de semana de folga e no domingo, os seis que disputaram a Copa das Confederações chegaram à Cobham pela primeira vez desde a pausa para as férias.
Por isso, nesta manhã quando Juan Mata, Fernando Torres, Cesar Azpilicueta, David Luiz, Oscar e John Mikel Obi se reuniram com seus colegas de clube, foram direto para uma sessão de treinamento completo em Surrey.
O trabalho não terminou até a tarde, onde foi realizada uma segunda sessão. Durante todo o dia, todos os jogadores estão sendo filmados pelas empresas de TV com os direitos para mostrar os jogos ao vivo da Barclays Premier League. As fotos tiradas dos jogadores serão mostradas na escalação antes das partidas.
Sem dúvidas David Luiz teve um bom inverno. Junto com Oscar, ele fazia parte do elenco do Brasil que ganhou a Copa das Confederações, em casa, batendo a Espanha, atual campeã do mundo por 3-0.
“Eu ganhei o primeiro título pelo meu país, foi muito especial para mim e para todos no Brasil”, disse o defensor ao site oficial do Chelsea.
“Isso nos dá muita confiança para a Copa do Mundo e demos ao nosso povo uma grande alegria. Foi especial, porque nós mostramos ao mundo que o Brasil tem um bom elenco novamente. Vencemos a Itália, Japão, México, Uruguai, equipes fantásticas! E ainda na final vencemos a Espanha.”
“A intensidade do jogo foi a diferença naquela final. A equipe começou bem e terminou bem, pressionamos muito.”
Agora o mundo do futebol está falando diferente sobre os próximos anfitriões da Copa do Mundo pelo futebol que foi mostrado durante a Copa das Confederações. David Luiz diz entender a desconfiança que havia antes.
“O Brasil sempre mostrou um futebol fantástico e nós ganhamos muitos títulos, mas quando não se ganha nada há anos, as pessoas falam sobre isso. Eu acho que o Brasil nunca perdeu o respeito e agora ganhar esse título foi especial para todos. Todo mundo na equipe sabe o que tem que fazer e agora temos que ficar em forma, precisamos trabalhar duro todos os dias.”
Duas das principais características da final no Maracanã foram a atmosfera gerada pela torcida e a intervenção de David Luiz quando o jogo ainda estava 1-0 – o zagueiro salvou um gol em cima da linha.
“Juan Mata e Cesar Azpilicueta me disseram ontem que quando o hino tocou antes do jogo, eles falaram um para o outro que o Brasil iria ganhar. A torcida continuou a cantar o hino mesmo após ter acabado, foi a melhor atmosfera que eu já tive na minha vida.”
Sobre o gol que David Luiz salvou, o zagueiro diz que fez apenas seu trabalho.
“Na minha folga, li tudo sobre Pedro Rodríguez, porque é um jogador que admiro muito. Por isso eu sabia o que ele faria quando estivesse um contra um com o goleiro. Então eu consegui chegar na bola e, claro, Deus me ajudou para que a bola subisse e não entrasse. Era apenas o meu trabalho, como todos os jogadores fizeram o seu.”
Depois de ter sofrido uma fratura no nariz no início do torneio, David Luiz fez uma operação três dias após o jogo da final e, em seguida, passou duas semanas em férias.
“Agora eu estou bem, eu passei alguns dias no Brasil para ficar com a minha família, porque eu sinto falta deles quando estou aqui”, relata ele.
“Preciso trabalhar novamente para que a cada dia eu possa melhorar a minha condição física.”
“Hoje foi tão legal ver todos novamente aqui no clube. Eu tenho um bom relacionamento com todos, é claro que eu sinto falta das pessoas daqui quando estou longe.”
A equipe vai treinar novamente em Cobham na terça-feira de manhã antes de partir para os Estados Unidos no final do dia.