Cuadrado elogia companheiros e tem como meta vencer a Premier League

Cuadrado em seu primeiro treino com o Chelsea (Fonte: site do Chelsea FC)
Cuadrado em seu primeiro treino com o Chelsea (Fonte: site do Chelsea FC)

Às vésperas do jogo deste sábado (7) contra o Aston Villa, Juan Cuadrado se reuniu com o site oficial do Chelsea, para discutir a realização de um sonho de criança, a expectativa de aprender com José Mourinho e a importância de de jogar a UEFA Champions League.

O colombiano olha para o período os três anos e meio que precederam sua mudança para Stamford Bridge e os avalia como uma significante parte da sua carreira.

O versátil winger chegou ao futebol europeu em 2009, quando se transferiu do time colombiano Independiente Medellin para a Udinese. Cuadrado chamou a atenção durante uma passagem, por empréstimo, ao Lecce durante a temporada 2011/12. Suas atuações impressionantes em um time limitado não foram suficientes para evitar a queda da equipe para a Segunda Divisão do futebol italiano, mas seu inquestionável talento convenceu a Fiorentina a assinar com o jogador permanentemente.

Agora, após trocar a Serie A pela Premier League, Cuadrado espera reproduzir as mesmas atuações, que fizeram dele um dos jogadores mais queridos pela torcida da Fiorentina, quando ele colocar a camisa azul do Chelsea.

“Estou muito feliz de fazer parte desse time, sou muito grato por terem me dado essa oportunidade de viver o que foi um sonho de criança para mim, que é jogar por um clube muito grande – na verdade, um dos melhores clubes do mundo” disse o colombiano ao site oficial.

“Estar no mesmo time em que estão todos esses grandes jogadores é incrível para mim, não só do ponto de vista do futebol e de como eu posso crescer como jogador, mas também pessoalmente, de estar cercado de tantos campeões. Isso sempre fará você crescer e melhorar ainda mais.”

“Estou treinando e me fizeram sentir realmente bem-vindo quando eu cheguei. Para mim, isso foi muito revelador, porque é claro que ‘nós temos um grupo unido e, quando é assim fora de campo, dentro dele temos que brilhar.

“No futebol você tem que jogar para o outro, e eu já posso ver que é isso que fazem por aqui. Há um senso real de grupo e uma grande união dentro da equipe.”

O valor de mercado do colombiano teve uma crescimento durante as temporadas atuando na Viola. Seus gols e assistências se converteram em fortunas para o time que, enquanto esteve no estádio Artemio Franchi, terminou na quarta colocação por consecutivas temporadas.

O jornalista esportivo italiano que cobre a Fiorentina, Giancarlo Rinaldi, acredita que Cuadrado se adaptará às demandas do futebol inglês com o mínimo de problemas.

“Ele tem sido um dos jogadores mais empolgantes de assistir na Serie A, principalmente nas duas últimas temporadas, desde que ele assinou com a Fiorentina’, Rinaldi explica. ‘Mesmo antes disso, ele tinha um enorme potencial mas eu acho que na Fiorentina ele colocou isso em prática.”

“Cuadrado é divertido de se assistir, é um grande driblador e tem um chute muito forte. Eu também acho que ele se desenvolveu como jogador enquanto esteve lá.”

“Ele pode jogar como um segundo atacante, geralmente aberto pelo lado direito e também pelo lado esquerdo, onde ele pode cortar para dentro e finalizar. Ele tem muita energia e controle de bola, e não acho que terá muitos problemas na adaptação à Inglaterra.”

É um jogador que recebe muitas faltas. Ele foi o jogador que mais sofreu faltas na Serie A, muito parecido com o Eden Hazard na Premier League. Eu não sei se os árbitros na Inglaterra marcarão tantas faltas quanto marcam na Itália, mas certamente ele é rápido o suficiente para passar por um marcador.”

“Ao longo do tempo, ele foi recebendo uma atenção especial, com um, dois ou três defensores tentando marcá-lo durante o jogo.”

“Ele foi parte de uma melhora na Fiorentina. Houve uma reformulação alguns anos atrás, com um novo grupo de jogadores entrando na equipe, e Cuadrado ajudou eles a se tornarem uma das equipes mais visadas na Serie A.”

Mourinho foi um dos motivos pelo qual Cuadrado escolheu o Chelsea (Fonte: site do Chelsea FC)
Mourinho foi um dos motivos pelo qual Cuadrado escolheu o Chelsea (Fonte: site do Chelsea FC)

Para o jogador, a oportunidade de trabalhar sob a tutela de um treinador tão bem-sucedido como José Mourinho, tornou fácil a decisão de se mudar para Londres.

“José Mourinho ganhou tudo e eu acho que ele vai agregar muito ao meu futebol, mas ambém vou procurar aprender muito com ele e crescer ao seu lado. Eu acho que ele será capaz de tirar o melhor de mim e estou ansioso em me desenvolver como jogador aqui”, acrescentou o atleta.

Tendo desfrutado de bons momentos na sua terra natal, Colômbia, e na Itália, Cuadrado adquiriu experiência em duas contrastantes culturas futebolísticas. O tempo que ele permaneceu na Serie A, futebol mundialmente reconhecido pela ênfase dada à parte tática do jogo, foi de enorme importância para seu desenvolvimento, ele explica.

“Foi ótimo poder aprender sobre outro estilo de jogo e eu acho que eu realmente cresci taticamente. Graças a Deus, eu fui capaz de adquirir essas habilidades e experiências, então agora quando eu estou cercado dentro de campo, eu posso pensar em soluções.”

“O futebol inglês tem um jogo muito rápido e você tem que se aplicar ao elemento tático dele para ser competitivo”, completa.

Há uma certa dúvida se Cuadrado conseguirá chegar no ritmo da equipe, já que o clube encontra-se bem posicionado tanto na Premier quanto na Champions League e está apenas a uma vitória de garantir seu primeiro troféu na temporada, na Capital One Cup.

“Eu estive acompanhando e sei que somos os líderes da competição, mas isso não é surpresa pois todos estão cientes de que o Chelsea é um grande clube. Temos grandes jogadores e eles mantêm o nível trabalhando diariamente e tentando ganhar todos os títulos possíveis. Estou esperançoso para que nós continuemos jogando de um jeito que garanta vitórias.”

“Eu não conhecia nenhum dos jogadores pessoalmente antes de chegar ao clube, mas obviamente quando eu era mais novo assistia alguns dele na televisão, como Drogba e Terry.”

“Saber que estou na mesma equipe que eles e treinar com eles diariamente é um sonho que vira realidade. Em pensar que quando eu era mais jovem eu realmente me inspirava nesses campeões, agora estou jogando com eles. É realmente uma oportunidade incrível para aprender e crescer, porque eles têm muita experiência e já ganharam muitos troféus.”

A primeira tarefa de Cuadrado como jogador do Chelsea será ajudar a manter a vantagem de cinco pontos no topo da tabela, na partida de amanhã no Villa Park. Em seguida, os Blues jogam em casa, contra o Everton na próxima quarta-feira.

Seis dias depois, a Champions League retorna, onde os Blues enfrentarão as partidas de ida e volta contra o Paris Saint-Germain por uma vaga nas quartas-de-final da competição.

“Estou muito feliz com isso, nunca joguei uma Champions League antes e eu darei tudo de mim. Estou preparado para ir lá e ajudar minha equipe da maneira que eu puder, e estou confiante de que será uma bela experiência para mim.”

Dezenove anos antes da chegada de Cuadrado ao oeste de Londres, sem dúvida o melhor colombiano a jogar a Premier League, Faustino Asprilla, assinou com o Newcastle, também vindo do futebol italiano.

O comportamento relaxado de Asprilla em campo, junto com sua habilidade de produzir momentos de grande qualidade – incluindo um hat-trick contra o Barcelona na Champions League – fizeram dele um favorito firme em Tyneside.

“Nós temos estilo de jogo diferentes, mas Faustino Asprilla foi um grande jogador, não só pelo Newcastle, mas também para a seleção colombiana”, diz Cuadrado.

“Eu só espero jogar, dar o meu melhor e ver em que nível posso chegar, mas se eu puder igualar um pouco do que ele pôde alcançar seria ótimo.”

Há ainda muitos jogos até o final da temporada, enquanto os Blues continuam disputando três títulos e a nova contratação chega preparado e visando voos altos na sua jornada com o Chelsea.

“Obviamente um dos meus maiores objetivos é ajudar a equipe a ganhar a Premier League. Eu quero que a gente realmente corra atrás [do troféu] na Champions League, e na parte pessoal seria ótimo para mim se eu pudesse contribuir com alguns grandes gols para o time”.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.