Cada vez mais próximo da final da Champions League, a Semana Blue do Chelsea Brasil traz textos especiais sobre o grande confronto deste sábado (29)!
Além das curiosidades entre as campanhas de 2021 e 2012, existem mais algumas curiosidades envolvendo este Chelsea contra Manchester City, que decidirá a Liga dos Campeões no Porto.
Recordista na Europa
Em caso de vitória, o Chelsea conseguiria um recorde único. O time azul seria o primeiro clube a vencer, pelo menos duas vezes, as três maiores competições da Europa.
Desta forma, o segundo título de Champions League, se somaria ao de 2012; aos títulos de 2013 e 2019 na Europa League e aos de 1971 e 1998 da Cup Winners’ Cup.
1971, só que ao contrário
Cinquenta anos depois do primeiro título continental dos Blues, os adversários da atual campanha são os mesmos enfrentados na semifinal e final naquele título.
Porém, dessa vez, a ordem se alterou. Em 1971, o Chelsea superou o Manchester City na semifinal e o Real Madrid na final. Enquanto na atual campanha, o time espanhol foi superado nas semis e o inglês será o adversário da decisão.
Confronto inglês na Europa
Finalmente, o Chelsea tem um histórico de encontros com outros clubes ingleses por competições europeias.
Curiosamente, a primeira vez foi no confronto citado no tópico anterior, contra o Manchester City em 1971,
Em finais, o torcedor Blue se recorda com tristeza da final de 2008 contra o Manchester United, mas a lembrança mais recente é feliz, a final de Europa League em 2019 contra o Arsenal.