O treinador do Burnley, Sean Dyches, defendeu Ashley Barnes, jogador envolvido no lance polêmico que resultou na expulsão de Matic no último sábado no empate por 1 a 1, e que foi absolvido de punição e não sofrerá nenhuma declaração da FA (Football Association). O técnico ainda rebateu as declarações de José Mourinho.
Dyche disse que achou a opinião de Mourinho ‘difícil de acreditar’, acrescentando: ‘Na hora ninguém reage, além de Matic.’
Barnes tocou a bola, mas pegou o meio-campista sérvio no alto da canela com as travas da chuteira, enquanto seguia a jogada após fazer um passe.
O treinador dos Clarets admitiu que o replay em slow-motion fez com que o incidente se tornasse uma ‘entrada horrorosa’, mas descreveu aquilo como um ‘chega-junto em um ângulo incomum’.
Sobre a reação de Matic, Mourinho disse: ‘Quais são as consequências desse empurrão? Nada. A consequência da entrada no Matic? O fim de sua carreira.’
Em uma entrevista de dez minutos para o canal de vídeos do clube, Dyche disse que os comentários sobre o incidente ‘foram um pouco longe demais’ e que ele queria ‘dar uma visão equilibrada, retrospectivamente, com as evidências que temos e com a minha opinião’. Ele acrescentou:
“Ashley Barnes tenta passar a bola para Dave Jones. Sua força e o movimento pendular de sua perna passam por cima da bola e infelizmente Matic chega atrasado na cena – não de uma forma intencional.
Por favor, todos olhem a reação de alguns especialistas em futebol do lado do Chelsea, como John Terry – um verdadeiro guerreiro – e Kurt Zouma, um grande garoto forte, e Branislav Ivanovic.
Eles estão em cima do acontecido, José Mourinho teve uma visão parecida com a minha e com a do público. Na hora, ninguém reage, além de Matic.”
O Chelsea apelou contra o cartão vermelho de Matic, com o jogador perdendo a final da Capital One Cup no domingo contra o Tottenham por suspensão.
Dyche acrescentou:
“Em retrospecto, com outros ângulos da câmera, com slow-motion, agora temos declarações como ‘entrada criminosa’ e similares sendo usadas.
É complicado. Eu acho difícil de acreditar que todas essas pessoas que disseram essas coisas – especialmente o treinador – frases muito fortes sobre o momento, não tiveram nenhuma reação na hora do incidente.”
A FA confirmou que como o árbitro Martin Atkinson viu o incidente e não tomou nenhuma providência na hora, eles não ‘re-julgarão’ a entrada de Barnes.
Atkinson não apitará nesse final de semana, com um número menor de jogos por causa da final da Capital One Cup entre Tottenham e Chelsea, jogo que agora Matic parece destinado a perder.
O ex-chefe de árbitros Keith Hackett acredita que Atkinson precisa descansar após descrever sua performance na partida como ‘incompetente’.