É oficial: vai ter copa. E ela começa nesta quinta-feira, em São Paulo, com o duelo entre Brasil e Croácia, pelo Grupo A. A partida, que será realizada às 17h00, marcará a estreia do meio-campista Oscar, do Chelsea, em Copas do Mundo, visto que ele já foi confirmado por Luis Felipe Scolari como um dos titulares. Ramires e Willian, que também representam os Blues, devem começar o jogo no banco de reservas.
Sem novidades, Brasil aposta no fator casa para sair na frente
A seleção brasileira, que vem mantendo a sua base desde a Copa das Confederações, não terá mudanças para a estreia diante dos croatas. A dúvida que se arrastou durante a semana, entre Oscar ou Willian, já foi desvendada por Felipão, que manterá o seu já habitual titular entre os 11.
A equipe de Neymar e companhia terá todo o apoio de sua torcida, que lotará as arquibancadas da Arena Corinthians para incentivar a seleção brasileira. Resta saber se a pressão será benéfica ou não para o time, que já teve bastante sucesso quando jogou ao lado de seu torcedor no ano passado, pela Copa das Confederações.
Meio-campo talentoso é a aposta croata; Artilheiro desfalca
Kovacic (Inter de Milão), Rakitic (Sevilla), Perisic (Wolfsburg) e Modric (Real Madrid). O meio-campo da seleção da Croácia é sem dúvidas um dos mais talentosos da Copa, e a tendência é que esses três jogadores levem o time adiante na Copa do Mundo 2014. E, na estreia, eles devem ter importância redobrada.
Tudo isso porque Mario Mandzukic, atacante do Bayern de Munique e artilheiro da seleção croata, ficará de fora do duelo frente ao Brasil. O centroavante foi expulso no último duelo das eliminatórias europeias, e por isso já é um desfalque certo para o técnico Niko Kovac. Olic, do Wolfsburg, deve ser seu substituto.
Ficha Técnica
BRASIL X CROÁCIA
Local: Arena São Paulo (SP)
Data/Horário: 12/6/2014, às 17h
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Assistentes: Toshiyuki Nagi (JAP) e Toru Sagara (JAP)
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
CROÁCIA: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko; Rakitic, Kovacic e Modric; Perisic, Olic e Jelavic. Técnico: Niko Kovac.
Fator clima pode ajudar seleção camaronesa de Samuel Eto’o
Aparentemente quarta força do grupo, a seleção camaronesa tentará provar o contrário. O time estreia nessa sexta-feira (13), diante do México, em Natal. O jogo será realizado às 13h00, sob um calor intenso, o que deve ajudar Camarões, visto que o clima local se aproxima do da cidade norte-rio-grandense, além de que trata-se de um time em que muitas vezes a parte física pesa mais do que a técnica.
Líder do time, Eto’o, que ainda tem situação indefinida no Chelsea, terá que se desdobrar para fazer com que a seleção africana chegue às oitavas-de-final. A tarefa não é fácil, e o pontapé inicial deverá ser fundamental para a sequência da campanha.
Talentosa no papel, seleção mexicana tenta confirmar favoritismo na estreia
Apesar do fator clima, que pode sim influenciar (principalmente a favor de Camarões), a seleção mexicana tem plenas condições de começar o Mundial com três pontos. Isso porque, no papel, a equipe tem nomes interessantes, como Chicharito Hernández, Giovanni do Santos, Oribe Peralta, Guardado, além do experiente zagueiro Rafa Márquez e do bom goleiro Corona.
A tendência é que o México brigue pelo segundo lugar do grupo com o Croácia ou até mesmo com Camarões, e por isso largar com uma vitória diante de um adversário direto seria importantíssimo para o restante das partidas.
Ficha Técnica
CAMARÕES X MÉXICO
Local: Arena das Dunas (Natal)
Data/Horário: 13/10/14, 13h00
CAMARÕES: Itandje; Assou Ekotto, Chedjou, Nkoulou, Mbia; Makoun, Enoh, Song; Eto’o, Choupo Moting, Aboubakar
MÉXICO: Corona, Aguilar, Moreno, Márquez, Reyes, Guardado, Medina (Montes), Peña, Herrera, Dos Santos (Hernández) e Peralta
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.