
Em mais uma grande atuação nesta temporada, o líder Chelsea atropelou o Swansea, em Liberty Stadium, e abriu cinco pontos de vantagem sobre o Manchester City, que ainda joga pela 22ª rodada da Barclays Premier League. Os comandados de José Mourinho abriram 4 a 0 só no primeiro tempo, e depois, na etapa final, viram Schurrle marcar mais um e decretar a goleada por 5 a 0.
O resultado faz o clube londrino chegar a 52 pontos e abrir, momentaneamente, cinco pontos de vantagem sobre o Manchester City, segundo colocado, com 47. A equipe do chileno Manuel Pellegrini recebe o Arsenal no Etihad Stadium para diminuir essa vantagem e seguir na briga pela primeira colocação.
Chelsea e Swansea voltam a campo para a disputa da FA Cup no próximo sábado (24). Enquanto os Blues recebem o Bradford City, em Stamford Bridge, o Swansea tenta se recuperar da goleada fora de casa, quando visita o Rovers.
Chelsea não toma conhecimento do Swansea e aplica 4 a 0 na primeira etapa
A partida entre Swansea e Chelsea, válida pela 22ª rodada da Barclays Premier League, aconteceu em Liberty Stadium, estádio do Swans, mas os primeiros quarenta e cinco minutos impecáveis do Chelsea, que abriu 4 a 0, fez parecer que o jogo era disputado em Stamford Bridge.
Logo aos 50 segundos de jogo, Sigurdsson errou na saída de bola, Oscar aproveitou e, de fora da área, chutou no canto direito do goleiro Fabianski para inaugurar o marcador. O gol, marcado logo no início do jogo, deu maior tranquilidade aos Blues, que controlavam a partida. Aos 12′, Ivanovic fez boa jogada e lançou Oscar, que novamente arriscou de fora da área, mas desta vez Fabianski levou a melhor. No rebote, Willian isolou.
Oscar era o jogador que mais levava perigo ao Swansea e, aos 17′, quase o brasileiro marcou seu segundo gol, após jogada individual de Hazard. No minuto seguinte, foi a vez de Oscar servir o belga Hazard, que chutou forte e obrigou Fabianski a realizar linda defesa. O goleiro polonês vinha sendo o destaque da equipe da casa, evitando que os Blues ampliassem o placar. O arqueiro do Swansea, todavia, não conseguiu impedir o gol de Diego Costa aos 19′: após troca de passes entre Willian e Fàbregas, o espanhol deixou o hispano-brasileiro na cara do gol, que não desperdiçou e aumentou a vantagem. 2 a 0.
Mesmo com a vantagem no placar, os comandados de José Mourinho mantiveram a postura ofensiva, impedindo que o Swansea esboçasse reação. Aos 28′, foi a vez de Willian quase deixar sua marca: o camisa 22 limpou o zagueiro e chutou na trave, quase marcando o terceiro. Aos 34′, Diego Costa aproveitou a falha entre Fernández e Fabianski, roubou a bola e estufou as redes: 3 a 0 para os Blues. Menos de um minuto após o gol de Costa, o Chelsea voltou às redes: em rápido contra-ataque, Diego Costa rolou para Oscar chutar forte, no ângulo, sem chance para Fabianski.
O Chelsea ainda poderia ter anotado o quinto gol, com Willian, mas o brasileiro novamente parou na trave após jogada de Costa. Depois de dois minutos de acréscimo, o árbitro Jon Moss encerrou o primeiro tempo.
Chelsea amplia com Schurrle e garante mais três pontos
Com a vantagem de quatro gols no placar e o resultado praticamente já definido, o Chelsea adotou uma postura mais cautelosa para o segundo tempo, enquanto o Swansea buscava diminuir o prejuízo. As primeiras chances da equipe de Gary Monk aconteceram com Oliveira, que arriscou alguns chutes de longa distância, mas sem perigo para a meta de Cech. Aos 70′, Hazard deu trabalho para a defesa do Swans e Fabianski, que fez mais uma bonita defesa para impedir o quinto gol dos Blues.
Aos 74′, Mourinho resolveu poupar seus principais jogadores, como Fàbregas e Costa, para dar chances a Ramires e Rémy, respectivamente. Dois minutos mais tarde, Schurrle entrou na vaga de Willian. O camisa 14 do Chelsea precisou de três minutos em campo para marcar o quinto gol: Ivanovic recebeu dentro da área e cruzou para Schurrle, sozinho, empurrar para o fundo das redes.
Os minutos seguintes ao gol de Schurrle não tiveram emoção, uma vez que o Chelsea já estava mais do que satisfeito com o resultado e o Swansea já não podia fazer mais nada além de lamentar a goleada sofrida dentro de casa. Dessa forma, depois de mais um minuto de acréscimo, o árbitro encerrou a partida.
FICHA TÉCNICA
Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Cahill, Terry (c), Filipe Luis; Matic, Fabregas (Ramires 74′); Willian (Schurrle 76′), Oscar, Hazard; Diego Costa (Rémy 74′).
Reservas não utilizados: Courtois, Zouma, Mikel, Salah.
Gols: Oscar (50′ segundos, 35′), Diego Costa (19′, 34′), Schurrle (79′)
Cartões amarelos: —
Swansea City (4-2-3-1): Fabianski, Tiendalli, Fernandez, Williams (C), Taylor, Carroll, Sigurdsson, Dyer (Barrow 74′), Oliveira (Fulton 66′), Routledge (Emnes 31′), Gomis.
Reservas não utilizados: Tremmel, Rangel, Amat, Bartley.
Árbitro: Jon Moss
Estádio: Liberty Stadium