No sufoco, Brasil vence o Uruguai e está na final da Copa das Confederações

Paulinho sobe para marcar o gol da classificação brasileira (Foto: Ricardo Matsukawa / Terra)
Paulinho sobe para marcar o gol da classificação brasileira (Foto: Ricardo Matsukawa / Terra)

Invicto na primeira fase, o Brasil foi a campo enfrentar o Uruguai, pela semifinal da Copa das Confederações, nesta quarta-feira. Fred e Paulinho marcaram para os donos da casa, enquanto Cavani anotou para a celeste, quando os brasileiros venciam pela diferença mínima. O gol salvador só saiu a sete minutos do apito final. Com a vitória (2 x 1), a seleção canarinho está na grande final do torneio e espera pelo vencedor da outra semifinal, que ocorre amanhã, entre Espanha e Itália. Apagado, Oscar foi substituído por Hernanes na segunda etapa; e David Luiz apareceu bem, após quase comprometer a classificação ao cometer um pênalti.

Com um início pouco empolgante, o Brasil pouco ameaçou o gol uruguaio e viu o confronto se complicar quando o zagueiro do Chelsea segurou Lugano dentro da área, após cobrança de escanteio pela direita. Diego Forlán foi para a bola e chutou rasteiro, no canto direito. Júlio Cesar se esticou e defendeu. A partir daí, o time brasileiro equilibrou o jogo, mas longe das apresentações iniciais na competição. Aos 40 minutos, Paulinho fez belo lançamento, do meio de campo, para Neymar. Marcado por dois defensores, o ex-atacante do Santos ajeitou no peito e deu um toque sutil. Muslera saiu e evitou a passagem da bola que sobrou para Fred, entre os zagueiros, mandar para o gol vazio e abrir o placar.

Na volta do intervalo, a celeste logo tratou de esfriar a empolgação dos torcedores locais. Aos 3 minutos, a zaga brasileira afastou mal o ataque dos campeões sul-americanos, e Cavani aproveitou para chutar rasteiro, no canto direito de Júlio César, e marcar o seu primeiro gol na competição. Quando o duelo já caminhava para a prorrogação, Neymar bateu escanteio pela esquerda, Muslera saiu indeciso, Paulinho subiu mais que o zagueiro e tocou, de cabeça, para o fundo das redes, definindo a classificação canarinho. Agora, os comandados por Luiz Felipe Scolari enfrentam o vencedor do confronto entre europeus, no próximo domingo, no Maracanã (Rio de Janeiro).

Ficha técnica

BRASIL: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar (Hernanes – 27’/2ºT); Hulk (Bernard – 18’/2ºT), Neymar (Dante – 45’/2ºT) e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari

URUGUAI: Muslera; M. Pereira, Godin, Lugano e Cáceres; A. Gonzalez (Gargano – 37’/2ªT), Arévalo e C. Rodriguez; Cavani, Forlán e Suaréz. Técnico: Oscar Tabaréz.

Gols: Fred (BRA – 40’, 1º tempo, Cavani (URU – 3’, 2° tempo) e Paulinho (BRA – 41’, 2° tempo)

Cartões amarelos: David Luiz, Luiz Gustavo, Marcelo (BRA); Cavani, A. Gonzalez (URU)

Árbitro: Enrique Osses (CHI)

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)

Público: 57483 presentes

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.