
José Mourinho falou depois do empate de 0x0 contra o Atlético de Madrid, na capital espanhola pela UEFA Champions League. O embate trouxe más notícias, como a perda de John Terry e Petr Cech por lesões.
Mourinho começou atualizando o estado de saúde de Petr Cech:
“A temporada de Petr Cech acabou”, disse ele. “Não me peça para explicar tecnicamente, mas acabou. Com John nós vamos ter que jogar a final para ele jogar com a gente de novo.”
Sobre o empate:
“Este resultado deixa tudo ainda mais relacionado aos pequenos detalhes para a segunda etapa Tivemos problemas antes do jogo, durante o jogo e perdemos quatro jogadores, dois com lesões e dois com cartões amarelos, mas vamos lutar.”
“Ivanovic está de volta, e Schwarzer mostrou que podemos confiar nele. Pessoas que não estão jogando muito, como Ashley Cole, fizeram um desempenho surpreendente. Se tivermos que jogar com as crianças nós o faremos. Antes, o Atlético falou que o jogo era o de suas vidas, agora o jogo de suas vidas é em Stamford Bridge.”
“Ninguém começa um jogo de pensamento de um 0-0 , mas ele vai em uma determinada direção em que você sente que tem que ser seguro e não ceder, tentar marcar em uma das chances criadas. Tivemos três ou quatro chances e duas cobranças de falta em posições perigosas. Se marcamos em uma delas o resultado teria sido muito bom. Nós não o fizemos, e vamos com um resultado onde tudo será decidido em Stamford Bridge.”
Mourinho também respondeu a uma breve comparação sobre o número de desfalques para a próxima partida com o triunfo da campanha de 2012 em Munique que também contou com um número relevante de desfalques:
“Eu acho que há muitos anos o Chelsea começou a construir uma equipe com grandes personagens e personalidades. No futebol você pode usar a palavra “herança” e as pessoas que chegam, os jovens vêem exemplos e sentem o cheiro da herança, e vão em frente.”
Sobre o desempenho dos jogadores:
“Todo mundo fez um ótimo trabalho. Um cansado David Luiz, depois de jogar no meio-campo deu um passo para trás e jogou no centro da defesa nos últimos 20-25 minutos, o que não era fácil. Por Ashley jogar este tipo de jogo, depois de tantos jogos não jogando, foi incrível. Mikel, Lampard e Torres eram imensos. Cada jogador deu tudo e eu estou, obviamente, muito satisfeito.”
Sobre as qualidades do Atlético:
“Pela primeira vez eles jogaram uma partida aqui onde eles estavam tentando ganhar, porque contra o Milan eles venceram o primeiro jogo no San Siro, e contra o Barcelona tiveram um empate 1-1 fora. Esta foi a primeira vez que eles jogaram a primeira partida em casa. Eles são uma equipe muito difícil, time muito físico e fantástico em bolas paradas. Para nós, impedi-los da maneira que o fizemos, sem Schwarzer sendo o homem do jogo, porque ele não foi, foi muito bom e a equipe defendeu muito bem.”
Com tantos jogadores indisponíveis, Mourinho terá grandes decisões a tomar em relação a seleção da equipe para o jogo de domingo em Liverpool.
“Eu não posso decidir por mim, isso é uma decisão que eu tenho que ouvir o clube. Eu sou apenas uma peça, o treinador é não mais do que isso. O fato de o jogo ser no domingo não põe o problema nas minhas mãos, mas nas mãos de pessoas que decidem que o jogo deve ser jogado no domingo, não sábado ou sexta-feira. Nós representamos o futebol Inglês, somos a única equipe inglesa na Europa. A Espanha tem quatro equipes e lhes dá todas as condições para ter sucesso.”
Após o término do jogo, o treinador do Atlético, Diego Simeone, elogiou a exibição defensiva do time:
“Nossa intenção foi tentar quebrar a sua defesa, mas era impossível”, disse ele. “Eles fizeram muito bem, nós vamos ter que ver em Stamford Bridge se o 0-0 foi um bom resultado para eles ou nós.”