Mourinho dará chance a Loftus-Cheek na partida contra o Sporting

Loftus-Cheek fará sua estreia com a camisa do Chelsea (Foto: Getty Images)
Loftus-Cheek fará sua estreia como profissional do Chelsea (Foto: Getty Images)

José Mourinho causou uma grande surpresa ao anunciar que Ruben Loftus-Cheek fará sua estreia na Liga dos Campeões contra o Sporting Lisboa, na quarta-feira, em Lisboa. O jogador inglês, de 18 anos, fez parte das categorias de base do Chelsea por dez anos e agora tem a oportunidade de integrar o elenco principal dos Blues, principalmente depois de ser capitão do elenco sub-21 que ganhou tanto a Premier League quanto a FA Cup da categoria, na última temporada.

Como o Chelsea já garantiu a classificação para as oitavas-de-final, como líder do grupo, Mourinho acredita que este é o momento ideal para dar ao jovem meio campista a chance de estrear pela equipe principal do Chelsea, em uma grande competição. Sobre a utilização de Loftus-Cheek, Mou disse:

“Eu não sei se ele vai começar como titular, mas ele vai jogar. Um mês atrás ele jogou em Lisboa, contra o Sporting, pelo Sub-19 da Liga dos Campeões, de modo que você pode imaginar a diferença entre enfrentar um time de base do Sporting, em frente a mil fãs, e agora jogar contra o time de cima do Sporting, pela Champions League, em Stamford Bridge, com 45 mil torcedores e com todos os holofotes sobre ele.”

Ruben, como Mourinho gosta de chama-lo, também comentou a oportunidade de participar de uma partida de tamanha proporção:

“É ótimo, é incrível para mim. Eu estou aqui há um bom tempo, desde que eu tinha oito anos de idade. Por isso, estar envolvido, mesmo que apenas treinando com a equipe principal, já significa muito para mim. Se eu jogar amanhã à noite será maravilhoso. Desde que eu era um garoto eu assisto o Chelsea pela TV e pensava que um dia poderia estar ali jogando em Stamford Bridge. Se a oportunidade vier agora, ótimo, mas se isso não acontecer, então eu vou continuar trabalhando duro, fazer o meu melhor todos os dias e ver o que acontece.”

Mourinho revelou estar feliz em poder dar uma chance ao garoto, além de elogiar a qualidade e a ambição do meio campista:

“Para ele, estar aqui desde que ele tinha oito anos, e agora ter a chance de jogar pelo time principal do Chelsea é um sonho de criança. Ele não começou a pré-temporada comigo, mas a forma como ele está treinando com a gente me dá garantia de sua qualidade e de sua ambição. Estou muito feliz em dar chances aos garotos, especialmente quando eu sinto que eles podem jogar bem e construir uma carreira no Chelsea.”

O treinador português aproveitou a oportunidade para falar sobre a utilização de jogadores das categorias de base do Chelsea. Lembrando que, atualmente, o Chelsea conta, no elenco principal, com Loftus-Cheek, Lewis Baker, Nathan Aké e Andreas Christensen, vindos das categorias de base; além, é claro, do capitão John Terry, que foi o último atleta formado no clube a causar um impacto na equipe principal. Sobre isso, Mourinho comentou:

“Todos os técnicos do mundo querem utilizar bons jogadores da base em seus times. Olhe para outros clubes e você verá que não é fácil utilizar jovens da base nas competições de alto nível. Mas se você não utilizar os jogadores formados no clube, então a melhor coisa a fazer é fechar as categorias de base. É melhor fechar a porta e usar o dinheiro para comprar os jogadores. Posso dizer que a relação entre a equipe principal e a base está mudando. A primeira vez que Ruben treinou comigo foi há 18 meses. E agora, nas últimas duas a três semanas que ele está treinando todos os dias conosco. Quarta-feira é o dia do Ruben, mas também é dia de base.”

Nesta temporada, Nathan Aké e Lewis Baker já atuaram pela equipe principal, sendo que o último disputou uma partida e o primeiro esteve em campo em três confrontos. Loftus-Cheek e seus companheiros estarão em Stamford Bridge, nesta quarta-feira, às 17:45, horário de Brasília, para enfrentar o Sporting Lisboa. O confronto será valido pela última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, e terá cobertura completa do Chelsea Brasil.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.