O volante Nemanja Matic já é um dos jogadores de confiança do técnico José Mourinho. O meio-campista veio para suprir uma necessidade que o time tinha desde a saída do alemão Michael Ballack ao fim da temporada 2009/2010 e como esperado o sérvio caiu como uma luva no Chelsea. Retornando ao clube onde passou duas temporadas, antes de ser negociado em 2011 ao Benfica, Matic jogou apenas três partidas oficiais com os Blues, tendo passado a maior parte do tempo emprestado. Isso significa que o volante ainda está se adaptando ao futebol inglês, mas o porte físico, a força e a técnica do jogador fazem o processo de transição mais fácil e suave.
Como não pode jogar pela Champions League, por ter atuado na fase de grupos do torneio pelo Benfica, Matic tem participado apenas dos jogos da Premier League, únicas duas competições que o Chelsea segue disputando. De volta ao time no derby contra o Fulham no sábado, o sérvio analisou a partida e também falou sobre as chances do time no campeonato inglês.
“No segundo tempo (contra o Fulham) nós jogamos muito bem e tentamos apresentar um bom futebol; o nosso futebol. Nós conseguimos explorar o espaço que o Fulham nos dava e ficamos muito felizes pela vitória e por somar mais três importantes pontos. Nós tentamos jogar o mesmo futebol no primeiro tempo, mas o Fulham não dava espaço para nos movimentarmos e fazer o nosso jogo. No segundo tempo nós começamos a de fato jogar e marcamos três gols, o que é muito difícil em partidas assim,” comentou o volante.
Matic também destacou o aproveitamento de André Schürrle que marcou o seu segundo hat-trick da temporada, o primeiro com o Chelsea (já havia marcado um pela seleção alemã). A finalização é um dos maiores problemas que Mourinho ainda não conseguiu resolver nos Blues. A conversão das chances criadas é muito baixa, o que pode ser percebido pelo fato do Chelsea ter o jogador que mais criou chances de gol na liga – Eden Hazard – mas estar longe de ser o time com melhor ataque, muito atrás de Liverpool (líder de gols marcados) e Manchester City. Entretanto, Schürrle foi clínico, aproveitando quase todas as chances que teve no segundo tempo e garantindo a vitória em um jogo que foi muito complicado nos primeiros 45 minutos. Além de destacar o aproveitamento do companheiro de time, Matic também falou sobre os concorrentes ao título que estão perseguindo o Chelsea. O Liverpool venceu e passou o Arsenal que perdeu, ambos com quatro pontos a menos que o Chelsea. O Manchester City caiu para quarto, seis pontos atrás do líder, mas o time de Pellegrini tem dois jogos a menos que os outros postulantes à taça.
“O Fulham nos deu mais espaço no segundo tempo e nós usamos bem isso. André Schürrle foi sensacional no segundo tempo e aproveitou as chances que teve e nós temos de continuar jogando assim de agora em diante. Como já falamos, nós estamos indo de jogo em jogo, tentando sempre vencer o próximo, se for possível. Nós não olhamos muito para os outros times, mas é bom para nós se os nossos rivais perderem alguns pontos, como o Arsenal perdeu no sábado,” concluiu o sérvio.
Além das duas partidas que tem a menos, o City também não jogará na próxima rodada do inglês, ficando com três partidas há menos que o Chelsea. Se os citizens vencerem os dois jogos atrasados, empatam em número de pontos com o Chelsea, mas assumem a liderança por terem melhor saldo de gols. O próximo jogo do Chelsea é nesse sábado, em mais um derby londrino, desta vez contra o Tottenham, quinto colocado na tabela.