
O técnico José Mourinho surpreendeu na escalação para receber o Liverpool pela 19ª rodada da Premier League nesse domingo, com David Luiz jogando como volante e substituindo Ramires, suspenso. Os Blues saíram atrás com apenas quatro minutos de jogo, mas conseguiram virar ainda no primeiro tempo, para sair com a vitória em casa por 2×1. Apesar do gol, o Liverpool praticamente não chegou na área do Chelsea, enquanto os Blues pressionaram e buscaram o gol durante toda a primeira etapa. Hazard marcou primeiro e depois Eto’o e a primeira etapa só não terminou com novo empate porque Cech fez defesa sensacional no fim do primeiro tempo.
Já nos 45 minutos finais, o Liverpool chegava mais vezes e chegou a meter uma bola na trave já no começo do segundo tempo com Sakho e depois com Suárez para defesa de Cech, mas não conseguiram achar o gol. Os Blues não se acomodaram com a liderança no placar e não ficaram na defesa, mas seguiam buscando ampliar a vantagem e tiveram boas chances com Samuel Eto’o. A dupla de zaga do Chelsea teve trabalho e tanto Gary Cahill como John Terry receberam cartões amarelo por parar de maneira dura dois ataques dos Reds, e o esforço do time de Mourinho foi recompensado, com a manutenção do placar e os três pontos em casa garantidos.
Liverpool marca antes dos 5 minutos, mas Chelsea responde rápido e vira
Nem bem o jogo tinha começado e falta dura de Eto’o em Henderson trouxe a primeira chance de gol para o Liverpool, que não desperdiçou. Na cobrança Suarez tocou de cabeça e Skrtel ficou com a sobra para tocar livre e fazer 1×0 para os Reds.
O Chelsea tentou responder rápido com Hazard que invadiu a área e chutou. A bola ficou viva dentro da área do Liverpool e no bate-rebate quase entrou, mas a zaga conseguiu tirar perto do gol e afastar o perigo. Aos oito, Lampard cobrou falta sob medida para Cahill, que conseguiu cabecear entre dois zagueiros do Liverpool, mas a bola se perdeu pela linha de fundo. Quatro minutos depois, foi a vez do recordista de gols do Chelsea tentar o chute e Mignolet fez excelente defesa tirando o chute certeiro de Lampard com a ponta dos dedos.
Aos 17, Hazard roubou bola pelo meio, passou para Willian que tocou de primeira para Oscar. O brasileiro avançou e tentou o passe para Eto’o que invadia a área pela direita, mas a zaga interceptou o passe, que sobrou para Hazard. O belga tocou com classe para empatar a partida, 1×1.
O jogo seguia dominado pelo Chelsea, enquanto o Liverpool encontrava muita dificuldade para driblar a forte marcação dos Blues, que pressionavam a saída de bola do Liverpool no campo dos Reds. Aos 34, Azpilicueta puxou o ataque pela direita – após Ivanovic sair com lesão muscular, e Cole entrar – e passou a bola para Oscar, que dentro da área se livrou dos marcadores e passou para Eto’o que não desperdiçou e virou para os Blues, 2×1.
O resto do segundo tempo continuou com o Chelsea tentando atacar e o Liverpool buscando espaços, até que aos 42, Allen invadiu pela direita, passou por Cole e chutou forte, para defesa difícil de Cech que impediu o gol de empate dos Reds.
Segundo tempo é quente, mas Chelsea segura a vitória
Para o segundo tempo, Mourinho trouxe Mikel no lugar de Lampard, enquanto Rodgers não mexeu na sua equipe. Os Reds tentaram buscar a igualdade logo de cara, em excelente chance de Sakho que cabeceou tirando a bola de Cech, carimbando o travessão do tcheco. O Chelsea respondeu com tiro de Hazard que passou a direita de Mignolet e na sequência o belga lançou Eto’o, que em impedimento (não marcado pela arbitragem), encheu o pé, mas o goleiro belga dos Reds fez grande defesa, impedindo o segundo gol do camaronês.
Aos 57, Luis Suárez teve a sua primeira chance para marcar. O atacante uruguaio recebeu na entrada da área e chutou de primeira, mas Cech fez bem a defesa. Quatro minutos depois, Oscar roubou a bola no campo defesa e passou para Luiz que driblou o marcador e avançou, fazendo excelente passe para Eto’o, mas a zaga chegou antes do camaronês e desviou para escanteio. Aos 70, Oscar deu carrinho em Lucas na entrada da área do Liverpool, roubou a bola e chutou, mas a bola passou à esquerda do gol.
Em contra-ataque, o Liverpool teve nova chance quando Johnson recebeu de Suárez na direita e avançando, chutou para defesa de Cech que desviou para escanteio. Na resposta, foi a vez do Chelsea sair para o contragolpe, com Oscar passando de primeira para Hazard, que carregou a bola, passou pelos marcadores e chutou, mas a bola saiu.
Aos 88, Fernando Torres que tinha acabado de entrar, passou por Sakho na lateral e penetrou na área, passando por mais dois marcadores, antes de chutar, mas Mignolet se esticou todo e fez a defesa no tiro rasteiro do ex-atacante do Liverpool.
Não houve tempo para mais nada, e o Chelsea vence o segundo clássico em casa na temporada, e garante a terceira posição, com 40 pontos atrás de Arsenal (42) e Manchester City (41).
Ficha Técnica
Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic (Cole, 30), Cahill, Terry (c), Azpilicueta; D Luiz, Lampard (Mikel, 45); Willian, Oscar, Hazard; Eto’o.
Substituições não usadas: Schwarzer, Essien, Schurrle, Mata, Torres.
Técnico: José Mourinho
Liverpool (4-2-3-1): Mignolet; Johnson (Aspas, 83), Agger, Skrtel, Sakho (Toure, 90); Lucas, Allen (Smith, 60); Henderson, Sterling, Coutinho; Suarez.
Substituições não usadas: Jones, Alberto, Cissokho, Rossiter.
Técnico: Brendan Rodgers
Gols: Chelsea: Hazard (17), Eto’o (34); Liverpool: Skrtel (4).
Cartões Amarelos: Chelsea: Terry (47), Luiz (49), Cahill (78), Oscar (90); Liverpool: Johnson (40).
Árbitro: Howard Webb
Estádio: Stamford Bridge